Navegando por Assunto "Inovações educacionais"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Ensino de literatura em tempos de mídias digitais: análise das percepções dos docentes(2018) Nascimento, Emmanuelle Braz do; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/5841743166570218Oobjetivo deste trabalho é dialogar com a percepção dos docentes sobre o ensino de literatura em tempos de mídias digitais observando as concepções e práticas pedagógicas. O estudo é orientado através das concepções de professores de literatura do nível médio sobre ensino de literatura, leitura literária e letramentos literários, mapeando as estratégias didáticas e metodológicas utilizadas no ensino de literatura no contexto do ensino médio, avaliando a percepção dos professores sobre práticas escolarizadas de letramento literário dos estudantes e práticas de letramentos literários mediadas pelas tecnologias digitaise investigando as relações dos professores com a leitura literária e a literatura na cultura digital.O estudo insere-se numa abordagem qualitativa de pesquisacom professores que lecionam Literatura para turmas do Ensino Médioda Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Os resultados revelaram que os docentes, ainda imigrantes digitais, necessitam repensar as práticas pedagógicas para o ensino de literatura, a fim desenvolverem metodologias de ensino articuladas a recursos das mídias digitais. Em síntese, os docentes precisam ampliar ainda mais suas práticas de letramento literário digital para formar estudantes críticos e reflexivos para o estudo da literatura, com base em abordagens ancoradas no dinamismo da cibercultura que inaugura “novas” interações entre autores/textos/leitores de obras literárias.Item Ensino híbrido no ensino de ciências: ressignificando a prática através de atividades colaborativas(EDUFRPE, 2021) Silva, Danylo David de Lima; Medeiros, Gilliard Barbosa de; Barbosa, Leíce Germana da Silva; Carvalho, Maria Eduarda Alves de; Oliveira, Nayara de Lima; Melo, Rayanne Fernanda da Costa; Silva, Ivoneide Mendes daItem Tecnologias no ensino fundamental: dialogando com os nativos digitais no ensino da língua portuguesa(2018) Souza, Evandro Batista de; Levay, Paula Basto; http://lattes.cnpq.br/6421376400928529; http://lattes.cnpq.br/8723440314550332As tecnologias fazem parte do cotidiano, especialmente das crianças e adolescentes que nasceram em meio a elas. São eles os estudantes do Ensino Fundamental, jovens que não concebem o mundo sema existência dos recursos tecnológicos. Ao inserir o uso de tecnologias no ensino fundamental muitas vantagens podem ser observadas, dessa forma o aluno entende que a tecnologia pode exercer vários papéis em sua vida cotidiana, induz que o aprendizado pode ser obtido através de um computador, o que é verdade, amplia dele sobre as tecnologias, não limitando apenas ao prazer ou divertimento. Nesse sentindo a tecnologia educacional faz uso de três aspectos básicos: recursos destinados à aprendizagem, funções de gestão educacional e funções de desenvolvimento educacional. Cada um desses três componentes é apresentado numa matriz bidimensional que, no plano horizontal indica o propósito, o resultado e a atividade correspondente. O surgimento tecnológico educacional vem sendo caracterizado como conjunto de pesquisas, descobertas, inovações e aperfeiçoamentos,apresença da Internet nas escolas vem se tornando cada vez mais significativas, facilitando a aprendizagem. Assim como pontuou Prensky, a integração das novas tecnologias de informação e comunicação com a educação irá produzir novas formas de aprendizagem. Ele alerta para o perigo de os professores formais estarem muito distantes dos seus estudantes que usam a web no lugar do livro, interagem com seus amigos e afetos através das tecnologias.
