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Navegando por Assunto "História cultural"

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    Análise do potencial pedagógico dos jogos digitais Banzo e Mandinga
    (2023-09-21) Leão, Thiago Luiz de Souza; Barbosa, Lúcia Falcão; http://lattes.cnpq.br/5667594441132627; http://lattes.cnpq.br/6391891459731710
    In this article, we aim to analyze two Brazilian digital games, Banzo and Mandinga, which lead the player to experience different scenarios of a slave society. Starting from the perspective that they bring into play important values and meanings for the cultural and identity recognition of subjects still invisible in school historical contents, we will analyze the importance of both as a playful tool for the production of historical knowledge. The methodology that we are going to apply in this article is based on the proposal of Giacomoni (2013) for whom the game configures a pedagogical resource for the construction of creative teaching and learning of history.
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    Ariano Suassuna entre críticas e aplausos: a censura e as polêmicas em torno das filmagens, dos bastidores e do lançamento de ''A Compadecida'' na imprensa (1969)
    (2025-07-21) Silva, Matheus Santos de Oliveira; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/7100418735971492
    Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as polêmicas e os debates jornalísticos em torno das filmagens, do lançamento da primeira adaptação cinematográfica do Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, apresentada em 1969, sob direção de George Jonas. A pesquisa utilizou edições do Diário de Pernambuco (1961-1970) para compreender a recepção da obra no contexto da ditadura civil-militar. O estudo articula a produção do filme com o panorama do cinema nacional, marcado pela censura e por disputas estéticas. Foram mobilizadas fontes jornalísticas primárias e bibliografia especializada sobre o regime militar, o teatro de Suassuna e o cinema brasileiro. Os resultados revelam que a obra foi alvo de críticas dissonantes. A pesquisa identificou também que Suassuna, co-autor do roteiro da película, participou ativamente do debate público. As conclusões reforçam a importância dessa produção como objeto de estudo, não apenas pela adaptação de um clássico do teatro brasileiro, mas pela complexidade das relações entre cultura e política durante os anos de exceção no Brasil.
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    Entre insígnias e brasões: a construção do Movimento Armorial sob a ótica do Diário de Pernambuco (1970-1974)
    (2024-10-04) Soares Júnior, José Benedito; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/2171560150857240
    This research aims to analyze the dissemination of the Armorial Movement in the publications of the newspaper Diário de Pernambuco (DP), in the city of Recife, from 1970 to 1974. Using the newspaper as the source and object, the goal is to identify how the DP disseminated and represented the Movement Armorial in its editions and also address the role of the subjects involved in disseminating the Armorial Movement, their social positions and the state support given to this cultural manifestation. The data for this research was collected in the Hemeroteca Digital, on the National Library website, using the word ‘armorial’ as a filter. Data analysis showed that the discourses produced by the DP are similar to the state discourse in the cultural scope. This discourse aspires to portray the Armorial Movement, especially the Orquestra Armorial de Câmara do Recife as a manifestation that represents the roots of Brazilian culture.
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    Surgimento e manutenção da cena metal underground em Caruaru: o metal na capital do forró
    (2025-07-25) Oliveira, Diogo Gabriel Moura; Silva, Uiran Gebara da; http://lattes.cnpq.br/6424766542330590; http://lattes.cnpq.br/8283259715335410
    O artigo em questão investiga o surgimento e a consolidação da cena metal underground em Caruaru, em Pernambuco. A cidade se destaca no âmbito nacional como a capital do forró, mas que foi um berço para o surgimento de uma cultura alternativa. Tendo a década de 1980 como ponto de partida, e o emblemático show do Sepultura no ano de 1987, que impulsionou a abertura de lojas especializadas, fundação de bandas e locais de encontro para os headbangers da cidade. A pesquisa se deu principalmente em base documentais, análises de entrevistas e relatos e registros audiovisuais, revelando como personagens como Moisés Discos e Erivaldo da Metalmorphose, e bandas como a Storms, Nekrófago,Extreme Death e Psych Acid foram responsáveis por construir uma identidade contracultural no interior de Pernambuco. Foi possível compreender a formação dessa identidade através da indumentária produzida pelos membros como forma de se expressar. Com um mapeamento da cena, pode-se notar como o underground é um ambiente rico em cultura, solidamente estruturado e historicamente importante no cenário nacional e regional.
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