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    Capacitação sobre boas práticas de higiene durante a manipulação de alimentos, para as agricultoras beneficiadoras de alimentos do Sertão do Pajeú
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Serra Talhada, 2011) Barboza, Marianne de Lima
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    Compartilhando conhecimentos: boas práticas de manipulação de alimentos
    (2021) Teles, Roberta Newtônia Lima; Pinto, Ana Paula Gomes; http://lattes.cnpq.br/3914299583893924; http://lattes.cnpq.br/3880302621838024
    Uma das possibilidades de agregação de valor aos produtos derivados do setor agropecuário é o processamento/beneficiamento destes. Considerando-se a ocorrência do citado processo e da produção da matéria-prima para tal em pequenas propriedades rurais que empregam mão-de-obra familiar, surge o conceito da agroindústria familiar. Todos os empreendimentos onde há manipulação de alimentos para o consumo humano, inclusive as agroindústrias familiares, estão sujeitas à legislação brasileira que rege os requisitos essenciais de higiene e boas práticas de fabricação de alimentos. Nesse sentido, todas as etapas da cadeia produtiva devem seguir as boas práticas de manipulação de alimentos. Assim, objetivou-se incentivar compartilhar conhecimentos relacionados às boas práticas de manipulação de alimentos na pesca artesanal e na agroindústria familiar de pescados de Serra Talhada. As atividades apresentadas neste trabalho foram realizadas a partir do desenvolvimento do projeto de extensão “Compartilhando Conhecimentos: Boas Práticas de Manipulação de Alimentos”, no período de janeiro de 2016 a janeiro de 2017. O público beneficiário do projeto foi os moradores do Assentamento Ivan Souto de Oliveira, localizado na zona rural do município de Serra Talhada. A escolha da comunidade foi realizada durante uma reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Serra Talhada. Após o consentimento da comunidade para a participação nas ações propostas, realizouse o diagnóstico local, a partir de entrevistas semi-estruturadas. A equipe executora do projeto participou de capacitações para tornar-se apta a auxiliar os pescadores nos processos de beneficiamento do pescado, de acordo com as boas práticas de manipulação de alimentos. Posteriormente foram realizadas oficinas. Conclui-se que foi possível compartilhar conhecimentos e habilidades relacionados às boas práticas de manipulação de alimentos. Para a produção de produtos derivados da pesca, são necessárias modificações estruturais no assentamento, adequando-se às exigências da legislação. Devido ao limitado período de execução do projeto e à alta necessidade de verba, não foi possível incentivar a produção destes.
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    Importância do fluxograma operacional e sanitário dos entrepostos de carnes em supermercados
    (2019-12-12) Silva, Thayná Milena Siqueira Sousa; Medeiros, Elizabeth Sampaio de; http://lattes.cnpq.br/5998863169551704; http://lattes.cnpq.br/4525803618871640
    Durante o período de 12 de agosto de 2019 a 18 de novembro de 2019, de segunda à sexta, das 13 às 19 horas, cumprindo regime de 6 horas diárias e 30 horas semanais, foi totalizada a carga horária de 420 horas do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) em um hipermercado localizado na Zona Norte do município de Recife – PE. A estrutura do local conta com seis setores de alimentos perecíveis tais como: Entreposto de carnes e derivados, peixaria, salsicharia, hortifrúti, padaria e cafeteria. Durante o período do ESO foram realizadas auditorias diárias nos setores de perecíveis do estabelecimento, com o objetivo de monitorar o comprimento do que é exigido pelo Manual de Boas Práticas de Fabricação, exigência da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) n° 216 e Nº 275 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), durante as auditorias foi aplicado um checklist contendo tais pontos: Condições higiênico-sanitárias; aplicação do manual de BPF; temperatura (produtos, expositores e câmaras); rotulagem; rastreabilidade; validade; qualidade dos produtos e Controle Integrado de Pragas. Desta forma os setores eram visitados duas vezes por dia para aplicação do checklist contendo os tópicos supracitados, quando algum item encontrava-se em desacordo, era anotado no checklist e em seguida executava-se os planos de ação, que consistiam em: realizar treinamentos nos setores sobre a(s) não-conformidade(s) encontrada(s), explicando aos funcionários a forma correta de realizar determinado processo e enfatizando a importância da realização correta dos mesmos para garantir um alimento seguro ao consumidor, em seguida solicitava-se a correção do problema. Para a elaboração das tabelas utilizou-se a estatística descritiva nos dados obtidos através da aplicação dos checklists. Através das tabelas pode-se notar que em todos os setores avaliados foi necessária a aplicação de planos de ação com maior frequência em relação às condições higiênico-sanitárias e às BPF. Isso pode ser explicado facilmente, pois ambos são pontos de análise que dependem intimamente da gestão dos recursos humanos. Apesar de serem realizados treinamentos com frequência mensal, sobre temas que abordam detalhadamente cada ponto avaliado no checklist, muitas vezes existe dificuldade para que os gerentes dos setores liberem o contingente mínimo necessário de funcionários para assistirem às formações, isso acontece devido às demandas de produção da loja. Esse ponto vem sendo bastante solicitado na empresa, pois se sabe que o funcionamento pleno do manual de BPF depende basicamente da aplicação do mesmo pelos manipuladores de alimentos.
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