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    Análise de desempenho do conjunto motor-hélice para veículo aéreo não tripulado transportador de carga
    (2023-04-24) Abreu, Renan de Araújo; Moura, Alexandre Douglas Araújo de; Centeno González, Felipe Orlando; http://lattes.cnpq.br/9688427609049172; http://lattes.cnpq.br/3602476790054326; http://lattes.cnpq.br/1553803715502791
    Um dos pilares, atualmente, em uma civilização moderna é a aviação e a mobilidade, facilidade e comodidade que esta tecnologia entrega ao ser humano. Os pioneiros da aviação começaram com a construção de modelos em escala, chamados de aeromodelos, os quais serão tratados neste trabalho. Um dos pontos mais importantes na construção de um aeromodelo são o motor e o hélice, também chamados de conjunto motopropulsor, neste trabalho poderá ser visto como se deu a determinação do desempenho deste conjunto para a construção de um veículo aéreo não tripulado transportador de carga, dentro do projeto do aero design na universidade, vamos mostrar como foram utilizados os softwares Excel e Propeler Selector para adquirir os dados das curvas de desempenho que a aeronave deveria ter partindo dos dados vindos do setor de aerodinâmica que entrega os coeficientes de sustentação e arrasto da aeronave, entre outros parâmetros, foram realizados todos os cálculos visando compreender o desempenho da aeronave em condições de decolagem, voo de cruzeiro e aterrisagem, sempre tendo em conta a norma FAR-Part 23. O motor já havia sido definido como sendo o modelo OS.61FX, assim como, o hélice também foi determinado como sendo o modelo de diâmetro de 13” e passo de 7”, sendo possível determinar o desempenho do veículo para voar com um peso total de 10 kg.
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    Dimensionamento do grupo moto-propulsor de um aeromodelo
    (2024-02-19) Batista, Leonardo Henrique Tavares; Simões, Thiago Araujo; http://lattes.cnpq.br/7903824177570749; https://lattes.cnpq.br/1898774956397470
    A aviação destaca-se como um dos pilares essenciais na sociedade moderna, oferecendo mobilidade, praticidade e conforto aos indivíduos. Nesse aspecto, os aeromodelos, que representam o primeiro passo na jornada da aviação, são objetos de estudo neste trabalho. Um aspecto crucial na construção desses aeromodelos é o conjunto motopropulsor, formado pelo motor e pela hélice. Este estudo explora o processo de determinação do desempenho desse conjunto para o desenvolvimento da aeronave. Utilizando softwares como Excel e Propeller Selector, foram obtidos dados para a elaboração das análises de desempenho da aeronave. Esses dados, juntamente com outros fornecidos por diferentes áreas da aeronave, incluíram coeficientes de sustentação, de arrasto, entre outros parâmetros. Por meio de cálculos detalhados, foi realizada uma análise abrangente do desempenho da aeronave em diferentes fases de voo, desde a decolagem até a aterrissagem, sempre em conformidade com as normas da FAR-Part 23. O motor selecionado para o projeto foi o modelo elétrico D3542, enquanto a hélice escolhida tinha um diâmetro de 13 polegadas e um passo de 7 polegadas. Com essas especificações definidas, foi possível avaliar o desempenho do veículo para operar com um peso total de 12 kg. Essa análise foi essencial para garantir operações de voo eficientes e seguras, contribuindo para o avanço contínuo da aviação e da tecnologia aeroespacial.
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