Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Gestão escolar"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Desafios e estratégias da gestão escolar municipal em Jaboatão dos Guararapes-PE : um estudo de caso
    (2024-11-30) Silva, Vandicia Gonçalo da; Souza, Eliabe Roberto de; http://lattes.cnpq.br/2080413007192218; http://lattes.cnpq.br/5950924628404051
    O objetivo geral da pesquisa foi investigar quais desafios e estratégias estão dispostos para a gestão escolar municipal em Jaboatão dos Guararapes atender as demandas educacionais locais. A investigação teve caráter qualitativo, foi empregada a entrevista estruturada e a análise dos dados baseou-se na análise do discurso. Os resultados revelaram que a gestão escolar municipal enfrenta desafios estruturais e de pessoal; adota estratégias de resolução com foco no diálogo e na participação comunitária; realiza atividades administrativas e pedagógicas com ênfase na saúde mental e no envolvimento da comunidade escolar e alinha decisões administrativas às metas pedagógicas. Concluiu-se com a investigação que a gestão escolar municipal enfrenta desafios relacionados à infraestrutura inadequada, falta de alocação de profissionais, demandas sociais locais e narcotráfico. Lança mão de estratégias de comunicação e participação comunitária, focadas no diálogo e em projetos colaborativos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Gestão de qualidade de ensino : o papel dos coordenadores pedagógicos da escola municipal Sinhô Bandeira no município Paudalho-PE
    (2024-11-04) Santos, Nayara de Oliveira Chagas; Barbosa, Antônio Maria Pereira; http://lattes.cnpq.br/7274411488341929; http://lattes.cnpq.br/3183927378668973
    A gestão da qualidade de ensino é um aspecto crucial para educação moderna, visando garantir que as instituições educacionais atendam às necessidades dos alunos e da sociedade de maneira eficaz. Nesse contexto, os coordenadores pedagógicos desempenham um papel fundamental, atuando como agentes de transformação e apoio aos professores, eles também são responsáveis por acompanhar de perto o desenvolvimento das práticas pedagógicas, orientando e auxiliando os professores na construção de metodologias eficientes e inovadoras. A partir deste cenário, este estudo teve como objetivo analisar as estratégias utilizadas pelos coordenadores, por meio de questionários e com isso, observar quais são as possíveis falhas e avanços que norteiam o ambiente escolar. Como resultado, temse a falta de materiais didáticos para se trabalhar com os alunos, para serem usados no laboratório e equipamentos audiovisuais que poderão contribuir para o alcance dos objetivos profissionais, entre outras conclusões que serão apontadas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Gestão escolar : ações e desafios para a implantação dos objetivos de desenvolvimento sustentável no contexto de uma escola estadual
    (2024-05-12) Cavalcante, Adriana Maria da Silva; Salviano, Kaline Maria Tenório; http://lattes.cnpq.br/5540784406933121; http://lattes.cnpq.br/7702407159041326
    Este trabalho teve como objetivo analisar as ações e desafios da gestão escolar na EREM Manoel Gonçalves de Lima, em Cumaru-PE, em relação ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4) e ao Plano Estadual de Educação de Pernambuco (PEE). Buscou-se identificar as metas do PEE que se relacionam com o ODS 4, bem como as ações que estão sendo implementadas pela escola. A metodologia utilizada foi a descritiva, documental e bibliográfica, com uma abordagem quantitativa. A coleta de dados se deu por meio de questionário aplicado à equipe gestora e aos professores. Os resultados demonstraram que a escola está empenhada em desenvolver ações para promover uma educação de qualidade e inclusiva. No entanto, ainda enfrenta alguns desafios para atingir esse objetivo, como a evasão escolar, melhorias na infraestrutura para atender às necessidades dos alunos e a implementação de ações de gestão democrática.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Influência do desconforto térmico no espaço intraescolar no processo de aprendizagem
    (2021-12-23) Caminha, Vitória Praciano Karst; Costa, Veridiana Alves de Sousa Ferreira; http://lattes.cnpq.br/8623894938993142; http://lattes.cnpq.br/9482529082487484
    The learning process can be affected for many reasons, both internal as external to the subject. In this work, we reflect about the thermal discomfort in the intraschool space and your influence in the learning process of students. Specifically, we find to investigate the factors which constitute the thermal discomfort, analyse the relation between the thermal discomfort and the learning process of students and reflect about solutions which can help the school management in order to minimize possible problems of learning process. It is about a qualitative research of theoretical nature, where through a work of literature review about the topic covered, we moot about how the thermal conditions of a classroom can interfere on the teacher's performance and the learning process of students. Also we covered the study of the Givoni’s Psychrometric chart for understanding obtaining methods of thermal comfort on indoor spaces and study of the thermal comfort, for what be known your influence on cognition. The reflections indicated that when a thermal ambient does not situate in a comfort zone, there are compromises in the learning process, that is why the measuring of the air temperature and humidity are important to intervene when these conditions are not at an adequate level. From that, we suggest measures that can be taken by school management in order to search methods the reduce de thermal discomfort in the intraschool space, jutting the importance of dialogued and “mediated” management in the search for an ambient conductive to learning process, including a comfortable and appropriate ambient from a thermal viewpoint.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão