Navegando por Assunto "Gestão"
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Item Conhecimentos sobre gestão em cursos de Licenciatura em Educação Física(2022-10-07) Melo, Ada Maria da Costa; Vieira, Ana Luiza Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2045282789284599; http://lattes.cnpq.br/8194255230039120O objetivo desse estudo consiste em analisar a composição das matrizes curriculares das Instituições Públicas do Ensino Superior do Estado de Pernambuco, verificando quais disciplinas, competências e conteúdos relacionados à temática da Gestão são tratados durante a formação acadêmica dos licenciandos em Educação Física. Há também o intuito de ressaltar a importância desse conhecimento para os graduandos, e assim, a pesquisa parte do contexto histórico, desde os tempos em que a administração ainda não havia se tornado ciência, até a contemporaneidade, possibilitando a análise dos currículos dos cursos, buscando responder questões relacionadas à Gestão nas licenciaturas em Educação Física, a saber: Qual a necessidade da Organização e Gestão da Educação Física para a formação acadêmica? Quais motivos para estudar conteúdos aparentemente de outra área de conhecimento? Por que o licenciando em Educação Física deve se preocupar com a gestão, seja ela de ambientes, negócios ou pessoas, se não será uma empresa o seu local de trabalho? Para que promover eventos se a formação do estudante será (está) direcionada à regência de aulas de Educação Física? Uma vez que a gestão é importante para a formação acadêmica do licenciado em Educação Física, será que tal conteúdo também é oferecido em outros cursos de instituições de ensino superior da rede pública? Dessa forma, o estudo foi realizado através de uma pesquisa documental, onde analisamos os documentos primários das 05 IES públicas do estado de PE, tais quais: os Projetos Pedagógicos do Curso, Grades Curriculares e Planos de Ensino atualizados, verificando como estão sendo ofertadas as disciplinas relacionadas ao conteúdo da Gestão da Educação Física. Os resultados trazem a análise da oferta dos conteúdos diretamente relacionados à gestão que estão sendo oferecidos pelas instituições e à forma com que esses conhecimentos estão atribuídos ao que se espera dos estudantes de cada curso, onde verificamos que as referidas disciplinas estão divididas em ‘organização e eventos’, ‘princípios administrativos’ e ‘gestão educacional’, porém, todas oferecem conteúdos diretamente relacionados à gestão, sendo estas satisfatórias ou não para os objetivos traçados nos projetos pedagógicos do curso.Item Estudo do processo de aquisição, transporte e armazenamento de defensivos agrícolas para propriedades rurais em Pernambuco(2024-03-08) Pessoa, Mariane Alexandre; Dadalto, Juliana Pinheiro; Zanella, Marco Antonio; http://lattes.cnpq.br/9710570380222413; http://lattes.cnpq.br/9332284518779354Os defensivos agrícolas são insumos com grande importância no cenário agrícola, a gestão desses produtos é bastante complexa, compreendendo desde a pesquisa para sua fabricação até o descarte correto das embalagens. Objetivou-se elucidar a aquisição, o transporte e armazenamentos desses produtos para as propriedades rurais expondo as normas e leis que regem especificamente essas etapas, dando enfoque para o estado de Pernambuco, e avaliar as incumbências dos órgãos competentes acerca do assunto. O estudo tem como base a legislação e os regulamentos gerais e específicos, tanto do âmbito federal como estadual, onde são expostos exigências e recomendações para o pleno desenvolvimento dessas fases. Com isso, foi trazido conhecimento mais conciso sobre como realizar de forma adequada a aquisição, o transporte, armazenamento, a influência das entidades envolvidas, e possíveis dificuldades e facilidades que o produtor poderá encontrar. Portanto, conclui-se que é existente a falta de informações mais acessíveis a respeito desse assunto, se mostrando relevante promover mais pesquisas, já que é de suma importância o saber sobre o processo e os cuidados necessários para que tudo ocorra de maneira segura, sem que haja prejuízos econômicos, a saúde humana e o meio ambiente.Item O perfil de gestão de diretores dos clubes de futebol da série A1 do Campeonato Pernambucano de 2022(2022-10-07) Leandro, Marcus Oliveira Martins; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/1787961233939804Esta pesquisa buscou investigar sobre a formação acadêmica de diretores de clubes de futebol pernambucano que disputaram a série A1 do campeonato pernambucano de futebol do ano de 2022, no sentido de evidenciar as falhas que existem nessas formações. O estudo pretende apresentar as práticas de governanças corporativas dentro do clube, centradas nas áreas da gestão econômico-administrativa, gestão de recursos humanos, manutenção e marketing e promoção. O estudo se caracterizou como uma pesquisa descritiva exploratória, tendo em vista que é um tema pouco pesquisado até o momento dentro desses clubes, envolvendo as áreas abordadas. Além disso, compreende uma investigação aplicada que utilizou a abordagem qualitativa dos dados (DELGADO; MARÍN; SANCHEZ, 2011). A coleta de dados foi realizada através de um questionário enviado para os clubes, e aplicados para que os diretores de futebol pudessem responder perguntas sobre o perfil pessoal e de formação acadêmica, englobando questões sobre quatro áreas da gestão esportiva: gestão econômico-administrativa, gestão de recursos humanos, manutenção e marketing e promoção. O instrumento, adaptado de Beaton, et al. (2000), possui seis perguntas sobre cada área e foram respondidas em uma escala de 1 a 5, onde 1 significa “Com frequência muito menor do que o necessário” e 5 “Com frequência muito maior do que o necessário”.Item Relatório do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado na Agropecuária Agromaratá, município de Bela Vista - MA, Brasil e na FertVet Consultória Veterinária, município de Aracaju - SE, Brasil. Uso da ultrassonografia doppler na reprodução bovina: revisão de literatura(2025-03-17) Pessoa, Felipe Gabriel Carneiro; Rizzo, Huber; http://lattes.cnpq.br/6985492817773613; http://lattes.cnpq.br/7012679195920970O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), que faz parte do 11º e último período do curso de Medicina Veterinária como disciplina obrigatória, foi realizado em duas etapas, ambas fora do estado de Pernambuco e tendo como foco as áreas de gestão de pecuária, nutrição e reprodução de bovinos e equinos, a primeira etapa foi realizada sob supervisão do M.V. MSc Matheus Farias nas fazendas do grupo Agromaratá, que têm sua sede localizada no município de Bela Vista, no estado do Maranhão, durante o período de 29/10/2024 a 23/12/2024, de segunda-feira à sexta-feira com carga horária de 6 horas diárias, totalizando 228 horas de estágio. Já a segunda etapa do ESO foi realizada sob supervisão do M.V. MSc Felipe Costa Almeida na empresa FerVet Consultória Veterinária que têm sua sede localizada no município de Aracaju, no estado de Sergipe, durante o período de 02/01/2025 a 04/02/2025, de segunda-feira à sexta-feira com carga horária de 8 horas diárias, totalizando 192 horas de estágio. Com isso, foi contabilizada a carga horária requerida de 420 horas de estágio supervisionado. O período de ESO esteve sob orientação do Prof. Dr. Huber Rizzo. Desta forma, o presente trabalho como objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o período do ESO sendo realizada também uma revisão de literatura dos aspectos técnicos e científicos do uso da ultrassonografia Doppler na reprodução bovina.Item Sociedades Anônimas do Futebol (SAF) no Brasil: uma análise dos casos Cruzeiro e Botafogo(2025-07-28) Souza, Lucas Cavalcanti Fernandes de; Silva, Letícia da Costa e; http://lattes.cnpq.br/5662863685960286Esse trabalho tem como objetivo avaliar os impactos da adoção do modelo de clube-empresa, ou Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no gerenciamento de dois dos principais clubes do futebol brasileiro. Três eixos são abordados, partindo de uma abordagem qualitativa e tendo como base artigos acadêmicos, fontes jornalísticas e a análise documental de demonstrações contábeis de dois clubes brasileiros: o Botafogo e o Cruzeiro. Foram analisados três classe de dados desses documentos: 1) receita líquida, 2) resultado financeiro e 3) endividamento. Além disso, foi trazido aos dados analisados o contexto de cada ano, de forma a evidenciar os efeitos imediatos da mudança de modelo administrativo. Apesar do curto período, os dados indicam que o modelo SAF tem contribuído na profissionalização da gestão esportiva, atraindo investimentos de dentro e fora do país, e ajudando na recuperação econômica dos clubes. Por fim, a pesquisa também destaca que, no longo prazo, a qualidade e sustentabilidade dependem de gestores eficientes e um bom planejamento, assim como em qualquer empresa de outros ramos não ligados ao futebol.Item Tecnologias e estratégias utilizadas para controle e economia de água nos principais setores de consumo hídrico no Brasil: uma revisão atualizada(2023-05-02) Soares, Gustavo Costa Lima; Silva, Robson José; http://lattes.cnpq.br/7515677435963888; http://lattes.cnpq.br/5651077919700775A água é um recurso finito, de fundamental importância para a manutenção da vida humana. O seu uso com o tempo se tornou uma demanda importante em diversos setores da sociedade. Segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), os setores que mais consomem água no Brasil são: Agricultura, Abastecimento Urbano, Abastecimento Rural, Indústria, Dessedentação Animal, Termelétrica e Mineração. Com isso, planejadores e entidades gestoras têm buscado gerar soluções alternativas para melhor gestão dos recursos hídricos, de forma que seja possível otimizar seu uso e consequentemente reduzir seu desperdício. Dessa forma, este trabalho apresenta, a partir de revisão bibliográfica atualizada, as principais tecnologias e estratégias adotadas pelos setores de consumo para mitigação do controle e economia de água. A irrigação por gotejamento e a mudança genética de plantas são tecnologias que se destacam no setor agrícola; o reuso de água na indústria e a instalação de mecanismos poupadores de água em aparelhos domésticos também se destacam como tecnologias promissoras, assim como o reuso de água da chuva e a implantação de sistemas de integração lavoura- pecuária-floresta em áreas rurais. De uma forma geral, observa-se, que cada setor possui seu próprio desafio, convergindo na busca por tecnologias e inovações que gerenciem o consumo, combatam à escassez e reduzam o desperdício de água.
