Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Geografia cultural"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Encontros e reencontros: a cultura de Jaboatão dos Guararapes através da fotografia
    (2019-07-30) Guimarães, Claudia Patricia Carneiro; Vila Nova, Júlio Cesar Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6629242832192015; http://lattes.cnpq.br/5069444258551767
    Esta pesquisa, intitulada “Encontros e Reencontros: a Cultura de Jaboatão dos Guararapes Através da Fotografia” tem o objetivo de abordar de forma qualitativa e experimental os conhecimentos prévios dos alunos dos sistemas de ensino municipal e da rede privada referente à utilização da fotografia como ferramenta de estudo do desenvolvimento social, histórico e cultural de Jaboatão dos Guararapes. Este trabalho também busca demonstrar a importância do Patrimônio Cultural para a identidade do município e a necessidade de sua preservação para a sociedade. Pretende ainda incentivar a comunidade escolar e a sociedade em geral a redescobrir a sua cidade através da cultura das imagens. Assim, foi avaliado a princípioconhecimento da comunidade escolar (alunos) sobre as personalidades locais como artistas, políticos e pessoas ilustres que vivem ou já viveram no município e também o quanto consideram importante o uso da fotografia como ferramenta de aprendizagem. Para a realização deste trabalho, foi realizada uma revisão bibliográfica, com a inclusão de fontes como textos jornalísticos e relatos orais de moradores do município. A metodologia de trabalho incluiu a visita ao Instituto Histórico de Jaboatão (IHJ) e a participação na Festa da Pitomba (abril de 2019) para a coleta de dados.Considerando a hipótese de que somos uma comunidade imagética centrada nos apelos da visão e da visibilidade, mostrou-se que a fotografia não é composta apenas pela imagem estática. Ela também é carregada de conteúdos afetivos e que podem ser recuperados através do olhar. Além disso, os registros imagéticos perduram por mais tempo na memória e isso leva a crer também que a cada dia a viabilidade da utilização desse recurso em sala de aula se tornará uma “porta” para novos conhecimentos. Na prática, o trabalho foi desenvolvido por meio de entrevistas e questionários destinados aos alunos e professores de duas escolas de ensino fundamental com foco no 9° ano, sendo uma pública e outra particular. A escolha se deu mediante a investigação do ensino da História local e uso da fotografia em sala de aula como ferramenta para o ensino e resgate dessa História.Também se averiguou, de acordo com o repertório dos participantes, sua relação com a cidade e com a própria fotografia. A partir dos resultados obtidos, pode-se concluir que é inegável a importância do registro fotográfico para que se estabeleça uma relação de pertencimento cultural, histórico e de caráter afetivo local.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão