Navegando por Assunto "Garantia de qualidade"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Avaliação do nível de conhecimento/aplicação das ferramentas de qualidade por servidores públicos de um CRAS da prefeitura municipal de João Pessoa(2024-08-17) Cunha, Alyson Bruno Tavares da; Jeremias Junior, Jair; http://lattes.cnpq.br/7159566689096665; http://lattes.cnpq.br/7410991870076696Nos órgãos públicos, é imprescindível disseminar uma cultura voltada para a qualidade. No contexto organizacional, foram incorporadas ferramentas da qualidade cujo propósito é simplificar o processo de tomada de decisão e solucionar problemas. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o nível de conhecimento/aplicação das ferramentas da qualidade por servidores públicos de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da prefeitura municipal de João Pessoa. Para tal, a pesquisa procurou apresentar as principais ferramentas da qualidade; analisar o nível de conhecimento dos servidores sobre as ferramentas da qualidade e verificar se há a utilização de ferramentas da qualidade pelos servidores. O referencial teórico contemplou discussões acerca de administração pública e qualidade. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em um estudo quantitativo, descritivo e transversal com amostra não-probabilística. O instrumento de pesquisa aplicado foi um questionário estruturado o qual foi disponibilizado aos servidores na plataforma Google Forms. Os dados obtidos indicam que 42% dos entrevistados se mostraram muito interessados pelos assuntos relacionados às ferramentas da qualidade e 47% consideram que a gestão da qualidade e suas ferramentas devem ser implementadas no ambiente de trabalho. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que há um interesse dos servidores pelos assuntos relacionados com as ferramentas da qualidade, porém predomina entre eles o não conhecimento das mesmas. Além do alto índice de desconhecimento, a implementação de ferramentas de qualidade é influenciada pela burocracia excessiva e pela resistência dos funcionários. A pesquisa contribui teoricamente nos estudos sobre a utilização de ferramentas de qualidade na administração pública. Também oferece uma contribuição prática ao sugerir a inclusão de treinamento e capacitação para os servidores públicos, visando integrar essas ferramentas ao cotidiano de trabalho.Item QA Metrics: integração das métricas de qualidade de software, em ambiente Docker, para exibição de dashboards Grafana alimentado pelo banco de dados temporal InfluxDB via Newman(2022-07-15) Silva, Lucas Ferreira da; Bocanegra, Silvana; Assad, Rodrigo Elia; http://lattes.cnpq.br/3791808485485116; http://lattes.cnpq.br/4596111202208863; http://lattes.cnpq.br/9075508106025707Software Quality metrics and indicators are able to help a software tester, commonly known as QA, to assess what needs to be done to improve performance of a software development project. In addition, it makes it possible to monitor the progress of a project in order to suggest initiatives based on the collected data. However, gathering the metrics obtained from different data sources to present them in real time is not an easy task for some companies. Nevertheless, with the use of APIs, it is possible to collect the data, analyze and present them in dashboards and reduce QA rework. In this paper, it was developed a system capable of collecting data from three services in order to present, in dashboards, the metrics that are essential in the area of Software Quality. Furthermore, the collection and storage of these metrics are performed in an automated and orchestrated manner through a compact, fast, efficient, safe, portable and isolated application.
