Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Fonologia"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A pronúncia das vogais médias pretônicas em Serra Talhada – Pernambuco
    (2018) Souza, Ivonete de; Sedrins, Adeilson Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/7619692078072334
    O presente trabalho intitulado A pronúncia das vogais médias pretônicas em Serra Talhada-Pernambuco, surgiu devido à falta de estudos referentes a esse tema na cidade de Serra Talhada. Dessa forma, a pesquisa aqui apresentada pretende contribuir para uma descrição da língua falada em Serra Talhada, situando características fonético-fonológicas da comunidade dentro do cenário linguístico brasileiro. O objetivo principal deste trabalho é registrar a variação linguística da região com ênfase nas vogais médias realizadas em posição pretônica, /e/ e /o/, sob a perspectiva da Teoria da Variação Laboviana. Para isso, o estudo aqui apresentado foi realizado a partir do registro da leitura oral de um texto escrito por 12 informantes (seis do sexo feminino e seis do sexo masculino), variando a faixa etária entre 15 a 25 anos, residentes e naturais do município de Serra Talhada, Pernambuco. O corpus utilizado no estudo compreendeu o universo de 20 palavras, selecionadas de acordo com a observação do contexto linguístico que poderia ser favorecedor ou não da variação da pronúncia das vogais médias em posição pré-tônica. Dessas palavras, foram verificadas 240 ocorrências entre as variantes [ɛ,e, i, ͻ,o]. Os resultados obtidos mostraram que as vogais média-baixa [ɛ,ͻ] são as mais atuantes na fala da comunidade serra-talhadense.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O processo de epêntese vocálica na escrita de alunos do Ensino Fundamental de escola pública da cidade de Recife/PE: por um projeto de intervenção
    (2018-08-06) França, Andréa Maria de; Silva, André Pedro da; http://lattes.cnpq.br/0620934260898634; http://lattes.cnpq.br/5863996368620195
    Neste trabalho, apresentaremos os resultados da pesquisa realizada sobre o fenômeno da epêntese vocálica, que é uma variação típica da linguagem oral e geralmente representada na escrita durante a fase da aquisição, em escritas de alunos do Ensino Fundamental II, como podemos observar nas palavras ritimo ~ ritmo; pineu ~ pneu; adivogado ~ advogado que caracterizam este fenômeno, além de propor atividades para sala de aula entorno do fenômeno. Esta pesquisa visa investigar, a partir de textos escritos em contexto de sala de aula, a influência das variantes extralinguísticas sobre a variação linguística no fenômeno fonético-fonológico em decorrência da epêntese vocálica e a relação da fala na escrita neste fenômeno. Para isto, adotamos uma análise quantitativa, com base nos estudos Sociolinguísticos Laboviano (LABOV, 1972 [2008]), e de metodologia indutiva dos dados retirados da pesquisa de campo, realizada por meio de dois ditados de palavras, constituída de 15 palavras previamente selecionadas. O corpus foi montado através da produção de alunos do 6º ao 9º ano da Escola Estadual Cônego Rochael de Medeiros, na cidade de Recife - PE. Os resultados obtidos, neste estudo, revelaram que há a ocorrência do fenômeno epentético em todos os anos pesquisados, porém com o passar dos anos esse índice diminui.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Variação fonológica em libras: uma análise comparativa entre sinais regionais de Pernambuco e Cear
    (2018) Bomfim, Gessica Maria da Silva; Santos, Renata Lívia de Araújo; Araújo, Aline Cássia Silva; http://lattes.cnpq.br/8745882722493795; http://lattes.cnpq.br/7009377945244623; http://lattes.cnpq.br/2464061790022526
    A variação linguística é um fenômeno natural da língua. Essas variações vão desde o campo da morfologia, da sintaxe, do léxico até o nível fonético/fonológico que é o foco deste trabalho. A variação linguística existe também porque as línguas tendem a serem condicionadas por fatores linguísticos e extralinguísticos que acabam por influenciar bastante a fala, que é de natureza heterogênea. Como a variação é inerente a todas às línguas, não poderia ser diferente na Libras, mesmo se tratando de uma língua viso-espacial. Esta, por sua vez, tem sua estrutura própria e independente da Língua Portuguesa. Nesse contexto,a seguinte pesquisa trata da variação fonológica em Libras com foco no regionalismo. Tem-se como objetivo fazer uma análise comparativa entre sinais realizados nos EstadosdePernambuco e Ceará. Para isso foram coletados e analisados 15 sinais do Dicionário da Língua de Sinais do Brasil -A Libras em suas Mãos(CAPOVILLA et al.,2017). A análise foi realizada tendo como base os Parâmetros (STOKE, 1960) Configuração de mão (CM), Ponto de Articulação (PA) e Movimento (M), que está dentro do campo fonético/fonológico da Libras, bem como nas considerações teóricas de Gesser (2009) e Quadros (2004), além dos pressupostos teóricos da Sociolinguística Variacionista (LABOV, 2008[1972]). O método utilizado nesta pesquisa foi um levantamento bibliográfico. Devido ao tempo e ao espaço, não foi possível trabalhar com a língua em seu uso, porém, julgamos nosso trabalho válido, pois o objetivo de apresentar a variação em Libras foi atingido, uma vez que se pôde perceber nos resultados a variação em alguns dos parâmetros observados.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Vocalização da lateral /l/: um estudo acerca do fenômeno na escrita escolar bonitense
    (2023-04-04) Andrade, Janaína Maria de; Paim, Marcela Moura Torres; http://lattes.cnpq.br/7491110175871163; http://lattes.cnpq.br/5201552814634619
    O presente estudo é o resultado de reflexões teóricas e metodológicas acerca do processo de vocalização da lateral /l/ em posição de coda silábica na escrita de estudantes do Ensino Fundamental II da cidade de Bonito-PE. Aqui objetivamos analisar esse desvio fonológico na escrita e investigar a ocorrência de processos fonológicos relacionados à vocalização em posição de coda silábica que intervenham na escrita ortográfica, verificando, assim, os possíveis motivos que engatilham a vocalização da lateral nessa posição. Apoiamo-nos na Teoria da Linguística e da Variação Linguística, utilizando o arcabouço de Câmara Jr (1998), Faraco (2012), Hora (2006), Hora, Pedrosa e Cardoso (2010), Mollica (2003), Morais (2003 e 2007), Pedrosa (2012) e Zilles & Faraco (2015). O corpus dessa pesquisa se constituiu de treinos ortográficos e ditados realizados no ambiente já mencionado, tomando por base o método indutivo e consecutiva análise quantitativa desses dados. Os resultados apontam que esses processos de vocalização são, na maioria, advindos do fato de que há espelhamentos de processos do campo fonológico para o campo da escrita. Além disso, os desvios ortográficos tendem a diminuir com o avançar do nível de escolaridade, visto que, dentre as 1600 palavras analisadas, ocorreu vocalização da lateral 200 vezes no 6° ano e apenas 96 casos no 9° ano. Cabe ressaltar ainda que ambas as turmas variaram mais as palavras em que a lateral estava em posição de coda medial. Debruçamo-nos, neste trabalho, numa observação dos dados obtidos nesta pesquisa e da sua significância no contexto escolar.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão