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    Como a (in)felicidade impacta nos engenheiros de software em ambientes ágeis?
    (2019-12-04) Amorim, Luís Felipe Cavalcanti de; Marinho, Marcelo Luiz Monteiro; http://lattes.cnpq.br/3362360567612060; http://lattes.cnpq.br/6498416955849459
    Diante de um cenário cada vez mais ágil dentro das organizações de T.I, onde o indivíduo é o centro das ações no processo de desenvolvimento de software, é importante entender os fatores humano-sociais como felicidade e infelicidade inerentes a cada indivíduo e como tais fatores impactam neste tipo de ambiente. Com o objetivo de identificar como a (in)felicidade impacta nos engenheiros de software em ambientes ágeis, foram desenvolvidos 5 estudos de caso dentro de projetos ágeis em uma empresa que preza por inovação. De acordo com as respostas obtidas de 67 participantes por meio de um survey e com a utilização de uma análise cruzada, foram identificadas características ligadas à (in)felicidade que impactam no ambiente, tais como ansiedade e frustração nos participantes mais jovens e infelizes, e alta satisfação e colaboração nos mais felizes.
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    Por uma historiografia da felicidade: o Colóquio Walter Lippmann (1938) e a happycracia como faceta do neoliberalismo
    (2024-10-03) Córdula Neto, Raul; Barbosa, Lúcia Falcão; http://lattes.cnpq.br/5667594441132627; http://lattes.cnpq.br/1436277940038969
    Este artigo procura debater as estratégias do neoliberalismo para produção de uma nova razão no mundo, sobretudo uma faceta dessa racionalidade: a obrigatoriedade da felicidade. Para tanto, tomamos o Colóquio Walter Lippmann, que ocorreu em Paris, em 1938, como momento de refundação do liberalismo e de instauração das bases para uma nova racionalidade do capitalismo. Entretanto, nosso foco recairá sobre a manipulação de um estado de “felicidade” paradoxal, que provoca satisfações efêmeras e sofrimentos constantes diante do imperativo de sermos bem-sucedidos e felizes. A happycracia opera na lógica do consumo egoísta e imediato do sujeito empreendedor de si mesmo, em contínua concorrência com os demais.
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