Navegando por Assunto "Feiras"
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Item Avaliação do perfil de produtos hortifrutigranjeiros comercializados nas feiras livres de Garanhuns(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Garanhuns; Administração, 2011) Moser, Luciana MaiaItem Benefícios e desafios das feiras agroecológicas de Recife - PE: uma análise da comercialização local(2024-10-01) Silva, Gleyce Kelly de França; Ribeiro, Maria Norma; Rocha, Laura Leandro da; http://lattes.cnpq.br/7226123934022759; http://lattes.cnpq.br/3643578234373660; http://lattes.cnpq.br/8532351925608551As feiras agroecológicas desempenham um papel crucial na promoção da sustentabilidade, oferecendo produtos de alta qualidade que atendem às expectativas dos consumidores mais exigentes. Elas criam um vínculo entre as áreas urbanas e rurais, impulsionando a economia local e promovendo um desenvolvimento socioeconômico mais equilibrado, onde a consciência ambiental é mais presente. Para entender melhor os desafios enfrentados pelos produtores e a percepção dos consumidores sobre os produtos orgânicos e as feiras agroecológicas da cidade do Recife-PE, foram aplicados questionários a 27 produtores rurais e 32 consumidores em sete feiras diferentes. O questionário dos produtores abordou aspectos econômicos e sociais, como sexo, idade, número de dependentes, local de produção, envolvimento com associações, cooperativas ou movimentos organizados, métodos de escoamento da produção, geração de empregos, certificações, e a proporção da receita familiar proveniente das feiras. Os resultados mostraram uma presença equilibrada de homens e mulheres produtores nas feiras agroecológicas da cidade do Recife-PE. A média de idade dos produtores é de 40,3 anos, com uma média de 3,3 dependentes financeiros. Cerca de 29,63% dos produtores têm sua produção em um local diferente do domicílio, e a média de tempo de participação nas feiras é de 6,1 anos. A maioria dos produtores, (53,8%) participam das feiras através de associações, cooperativas ou movimentos organizados, e 63% utilizam carros próprios para escoar a produção. Os produtores geram 7,61% de empregos informais nas feiras e 24% no campo, além de 4% de empregos formais (CLT). Em relação às certificações, 66,7% dos produtores possuem algum selo além da OCS (Organização de Controle Social). Aproximadamente 48,2% dos produtores têm criação animal, enquanto 51,8% se dedicam apenas à produção vegetal. Para 44,4% dos produtores, as vendas nas feiras representam 100% da renda familiar. No entanto, 25,93% dos produtores têm pouco ou nenhum controle dos custos de produção, e a maioria segue as tabelas de preços estabelecidas pelas associações. O questionário aplicado aos consumidores abordou o perfil social e comportamental, incluindo sexo, idade, número de dependentes, frequência de visita às feiras, motivos para comprar produtos agroecológicos, exigência de certificações, tipos de produtos comprados e média de gastos por visita. Dos consumidores entrevistados, 53,1% são mulheres e 46,9% são homens. Cerca de 78,9% frequentam as feiras agroecológicas de Recife uma vez por semana, e 43,8% frequentam mais de uma feira. A qualidade dos produtos é o principal motivo para 62,5% dos consumidores frequentarem as feiras, embora apenas 56,3% exijam certificações. A média de gastos por visita é de R$157,41. Esses dados indicam que as feiras agroecológicas em Recife são catalisadoras de sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico, com uma predominância de mulheres e uma diversidade etária entre os participantes.Item Circuitos Curtos de Comercialização: uma aproximação de produtores-consumidores(Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Pró-Reitoria de Atividades de Extensão., 2011) Mattos, Jorge Luiz Schirmer deItem Construção de conhecimentos em agroecologia: memórias dos caminhos que percorri e das transformações que vivi(2025-03-17) Sampaio, Malu Rocha; Andrade, Horasa Maria Lima da Silva; http://lattes.cnpq.br/4314101991387960; http://lattes.cnpq.br/3812230754378461Desde que ouvi falar em agroecologia, me senti profundamente encantada pelos seus princípios e diretrizes, tendo como ideal a busca por formas de existir em consonância e respeito com as naturezas e seus ciclos, os territórios e suas particularidades, as culturas nas suas inúmeras expressões, as tradições com seus ensinamentos e a sociedade e toda sua diversidade. O objetivo deste trabalho é descrever o meu percurso, enquanto estudante do curso de Bacharelado em Agroecologia, com ênfase em Campesinato e Educação Popular – BACEP, e como ele foi se moldando a partir do que eu sou, dos territórios que frequentei, das práticas, descobertas, relações, afinidades e inúmeros aprendizados que fui construindo ao longo dessa intensa caminhada. Foi utilizada a metodologia imersiva, tendo em vista os processos educativos vinculados sempre às práticas reais do cotidiano, sejam elas durante as atividades em campo, as imersões, os estágios, os programas que fiz parte, entre outros. Observando todo esse caminhar, percebo o quanto mergulhei nas relações de produções que buscam formas mais autônomas e sustentáveis; escoamento da produção e garantia de melhores rendas; acesso a políticas públicas; e processos de cooperação e autogestão.Item Empreendedorismo socioambiental: caracterização em feiras orgânicas e agroecológicas em Recife - PE(2023-09-12) Santos, Thaise de Souza; Silva, Letícia da Costa e; Almeida, José Álvaro Jardim de; http://lattes.cnpq.br/7000906501471112; http://lattes.cnpq.br/5662863685960286; http://lattes.cnpq.br/1480851195097790No contexto atual de crescente conscientização ambiental e busca por alternativas mais ecologicamente corretas, as feiras agroecológicas e orgânicas surgem como espaços cruciais para fortalecer práticas agrícolas sustentáveis e promover um empreendedorismo alinhado a princípios socioambientais. A proposta do empreendedorismo socioambiental busca impulsionar a inovação, a educação e a criação de valores comprometidos com o desenvolvimento socioambiental. Diante disso, a pesquisa busca caracterizar o empreendedorismo socioambiental nas feiras orgânicas e agroecológicas localizadas em Recife - PE. Foram analisadas cinco feiras, três agroecológicas e duas orgânicas, por meio da aplicação de dois instrumentos de coleta de dados. Foram realizadas cinco observações participantes e aplicada uma entrevista semi-estruturada com oito feirantes. Os dados coletados foram tratados no Microsoft Excel para a elaboração de gráficos e no programa Atlas.ti para tratar o conteúdo das entrevistas e observações realizadas, o qual se baseia na análise de conteúdo de Bardin. Foi possível concluir que as teorias clássicas (Schumpeter, McClelland, Drucker) e atuais (Julien) do empreendedorismo, junto a considerações de empreendedorismo socioambiental, colaboram parcialmente para o entendimento do processo empreendedor nos contextos estudados. Relações sociais e políticas moldam a evolução dentro das feiras, principalmente nas duas feiras mais antigas (nas Graças e em Boa Viagem). Esse aspecto destaca o trabalho de Ésther, sobre a importância das relações políticas e a história, questões não normalmente tratadas pela literatura da área. Assim, conclui-se que a aplicação direta das teorias do empreendedorismo é limitada na compreensão dos processos que envolvem interações complexas entre fatores históricos, políticos, organizacionais e sociais.Item Perfil dos consumidores da Feira da Agricultura Familiar de Triunfo – PE(2022-05-24) Oliveira, Jéssica Patrícia de; Almeida, Rosa Honorato de; http://lattes.cnpq.br/4319299572657528; http://lattes.cnpq.br/4377561093655050As Feiras Agroecológicas têm papel indispensável na alimentação segura e saudável por proporcionarem o abastecimento de diversos tipos de produtos, para os consumidores ao mesmo tempo em que garante a renda familiar de diversos agricultores. Com o presente estudo objetivou-se identificar o perfil dos consumidores de produtos agroecológicos da cidade de Triunfo-PE, bem como a satisfação dos mesmos diante os produtos comercializados. A coleta de dados foi realizada por meio de formulários disponibilizados na Feira da Agricultura Familiar de Triunfo. Os dados obtidos foram tabulados e tratados em planilha eletrônica do programa Microsoft Excel 2010. Através dos resultados foi identificado o perfil dos consumidores e com base na metodologia do Net Promoter Score (NPS), o índice de satisfação e preferência dos consumidores. Através deste estudo foi possível identificar o perfil de pessoas que costumam frequentar a feira, o qual é composto em sua maioria por mulheres e pessoas jovens. Através do NPS foi identificado que a feira se encontra na zona de aperfeiçoamento, zona próxima a de qualidade, o que indica um bom desempenho da feira agroecológica da cidade. Com a aplicação de formulário contendo questões abertas foi feito o levantamento de informações, as quais são de suma importância para que seja traçado possíveis planos de melhoria para a feira. Tais resultados se mostraram eficazes na identificação de pontos positivos e negativos e com isso é cabível ações que possam aumentar a satisfação dos consumidores, bem como sua quantidade.
