Navegando por Assunto "Fadiga"
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Item Análise de tensões em flanges eólicos utilizando ferramentas CAE(2024-03-07) Inocencio, Igor Guilerme Neri; Lins, Erb Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5272283698536321; https://lattes.cnpq.br/4975371866385642O crescimento da demanda de energia e a utilização da tecnologia eólica para produzi-la é um fenômeno notável da atualidade a nível mundial. Buscando entender melhor o comportamento de um importante componente estrutural das turbinas eólicas, o presente estudo utiliza métodos de elementos finitos para examinar a distribuição de tensões em um flange eólico em condições de cargas operacionais sem a ação dos ventos e sob a ação de velocidades médias de ventos extremos determinadas pela IEC (International Electrotechnical Commission). Os resultados destacam áreas de concentração de tensões e identificam possível susceptibilidade a falhas de fadiga, também avaliando o impacto desses carregamentos na integridade da estrutura. A análise de elementos finitos revela distribuições de tensão em flanges eólicos e é avaliada a susceptibilidade às concentrações maiores em regiões externas. Os valores encontrados aplicados em uma análise de fadiga demonstram que a segurança do flange é elevada para as magnitudes de tensões encontradas.Item Síndrome de Burnout nas organizações de ensino em contexto de pós-graduação no Brasil(2023-04-25) Bezerra, Gilvaneide Cleia Marques; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323As organizações de ensino em nível de pós-graduação desempenham um papel importantíssimo para a sociedade, que está cada vez mais em busca de conhecimento e especialização nas suas respectivas áreas, mas é possível também nessas instituições de ensino grandes níveis de estresse entre discentes e docentes por inúmeras questões, tais como o tempo para realizar as atividades, falta de assistência ou insuficiência da mesma, conciliar estudos, trabalho e afazeres domésticos, estão relacionados à carga de trabalho elevadas e muitas horas dedicadas às pesquisas podendo desencadear indicativo para síndrome de burnout. Nesse contexto, o presente estudo visa verificar aspectos que podem contribuir para a síndrome de burnout na pós-graduação no Brasil. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma revisão sistemática qualitativa da literatura. Como resultados é possível destacar a presença da síndrome de burnout no âmbito da pós-graduação em enfermagem, ciências contábeis e administração, sendo tal doença causada, principalmente, pelo desgaste psicofisiológico, decorrente do excesso de trabalho e cobranças, afetando estudantes e professores. Faz-se necessário uma política de acompanhamento e cuidado para professores e estudantes, sobretudo o estudante-trabalhador, pois os mesmos estão propensos a desenvolver a síndrome de burnout. Como sugestões para futuros trabalhos, recomenda-se explorar mais profundamente o caso da síndrome de burnout no caso de professores que ocupam também cargos de gestão, principalmente, em nível de pós-graduação e também auxiliares administrativos. Além disso, estudos como a síndrome de burnout se comporta entre pessoas de diferentes gerações.
