Navegando por Assunto "Evasão escolar"
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Item A evasão escolar no ensino superior : uma análise acerca dos cursos de Bacharelado em Administração(2023-11-01) Andrade, Daniel Silva de; Lins, Rafaela Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/4540426156294178A presente revisão bibliográfica explora a evasão escolar no ensino superior, centrando-se especificamente nos cursos de bacharelado em Administração. Através de um exame rigoroso de literaturas acadêmicas, o trabalho visa compreender os principais fatores que contribuem para a desistência dos estudantes nesse contexto específico. O referencial teórico-metodológico adotado é de natureza qualitativa, com base em uma análise sistemática de artigos, teses, dissertações e relatórios publicados em bases de dados reconhecidas. Os resultados revelam que a evasão em cursos de Administração pode ser influenciada por uma combinação de fatores socioeconômicos, pedagógicos e institucionais. Desafios como a inadequação entre expectativas dos estudantes e realidade do curso, falta de preparo para a carga acadêmica e problemas financeiros emergem como razões preponderantes para a desistência. O estudo sugere a necessidade de estratégias integradas por parte das instituições de ensino superior para combater a evasão, levando em consideração a complexidade e multifatorialidade do fenômeno.Item Evasão escolar na EJA(2012-11-12) Correia Júnior, Josemildo Gomes; Bastos, Heloisa Flora Brasil Nóbrega; http://lattes.cnpq.br/6266838424159082Este trabalho tem como objetivo identificar a taxa de evasão que oferece a Educação de Jovens e Adultos (EJA), caracterizar a metodologia de ensino da modalidade EJA; traçar um perfil socioeconômico dos alunos, e por fim, identificar os motivos de volta à escola e de sua permanência. Tomamos como objetivo geral a analise das relações entre evasão escolar, a volta á escola, a metodologia de ensino e o perfil socioeconômico e sócio- cultural dos alunos. O estudo terá embasamento de teóricos e pesquisadores, como: Freire, Barcelos, Arroyo, Tavares e Gonçalves, entre outros, que servirão de subsídios para tentar suscitar a questão que norteia o trabalho em questão: Quais são as principais causas que levam os alunos da EJA a não permanência regimental na sala de aula e por quê da volta e sua permanecia? Os resultados obtidos apontam para a melhoria das condições de vida como causa principal para a volta e permanência, enquanto as condições de trabalho aparecem como responsáveis pelo afastamento.Item Evasão escolar: o que dizem os ex-alunos da EJA de uma escola do município de Garanhuns/PE(2019) Silva, Josemário Barros; Cavalcante, Maria José Gomes; http://lattes.cnpq.br/3593044083888175A presente pesquisa teve como objetivo investigar as principais causas que levaram jovens e adultos a evadirem da Educação de Jovens e adultos da Escola situada na vila de Miracica-Garanhuns PE, sendo uma delas a Falta de incentivo depois de algumas tentativas de retorno à escola. Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa e de campo, que teve seis participantes, exalunos da EJA de uma mesma instituição escolar do município de Garanhuns/PE. Realizamos com estes uma entrevista semiestruturada, individual. Para fundamentar nossa discussão, dialogamos com alguns teóricos: Haddad & Di Pierro (2000), Arroyo (2005), Oliveira (1999), Perronoud (1999), Cavalcante (2017), dentre outros. Os resultados comprovaram que os ex-alunos tiveram acesso à escola, quando criança, mas por causa do trabalho, doenças de seus familiares, mudança de local de residência foram levados a abandonar os estudos. Como ex-alunos da EJA, hoje, as causas da desistência são outras. Elas estão relacionadas às responsabilidades da vida adulta, como filhos, trabalho e o cansaço advindo do mesmo, ou seja, a dificuldade em conciliar o trabalho e estudo.Item Políticas de assistência estudantil como instrumentos para evitar a evasão escolar(2024-08-17) Pires, Natália Raquel de Souza; Machado, Luiz Cláudio Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/6359712741593257; http://lattes.cnpq.br/3541667656083929A evasão escolar é um tema importante dentro das políticas de educação porque tem relação direta com o nível de escolaridade dos indivíduos, o que, por sua vez, está diretamente relacionado ao desenvolvimento humano e sustentável dos territórios. No Brasil, diferentes políticas de assistência estudantil estão ativas visando diminuir os níveis de evasão nas escolas. Tais políticas tem recortes de viabilidade por grupos sociodemográficos historicamente vulnerabilizados, a exemplo de raça, territórios, gênero e classe econômica. Neste artigo, em formato de ensaio, faz-se um apanhado dos principais motivos para evasão escolar encontrados na literatura e das principais políticas de assistência social que contribuem com a manutenção dos estudantes na escola. Em seguida, é discutido para onde podemos caminhar com as políticas de assistência estudantil para minimizar as causas evitáveis de evasão escolar e, consequentemente, melhorar os níveis de escolaridade e as condições de vida da população.Item Prevendo a evasão escolar em uma instituição de ensino técnico utilizando mineração de dados educacionais(2021-07-16) Lemos, Ítalo Vinícius do Rego; Nascimento, André Câmara Alves do; http://lattes.cnpq.br/0622594061462533; http://lattes.cnpq.br/9146227756985212A evasão escolar é um dos principais problemas que ocorrem no âmbito da educação e vem se tornando uma realidade bastante frequente dentro das instituições de ensino públicas ou privadas, resultando em consequências imensuráveis tanto na vida do estudante que deixa de frequentar a escola quanto para a sociedade como um todo. Por ser um fenômeno que preocupa muito os profissionais da educação, se faz necessário revertê-lo, assim estes profissionais necessitam de recursos que sejam eficientes em demonstrar conhecimento dentro e fora do ambiente de ensino e traçar estratégias para lidar com tal cenário. Ser capaz de prever uma possível evasão traz benefícios tando para o estudante quanto para as instituições. A partir disso, uma metodologia que vem se mostrando hábil no combate à evasão escolar e capaz de fornecer conhecimento para a instituição de ensino é a Mineração de Dados Educacionais. Com base nisso, este trabalho teve como objetivo aplicar técnicas de Mineração de Dados e de Aprendizagem de Máquina para prever possíveis casos de evasão antes que o estudante ingresse na instituição de ensino. Através de indicadores sociais e econômicos do estudante e de sua família ele é classificado como um potencial evasor ou não. Este estudo adotou uma base de dados real de uma instituição de ensino pública brasileira, com dados de candidatos que concorreram ao seu processo de ingresso (vestibular) para uma vaga no ensino técnico. Durante a pesquisa foram utilizados 3 modelos de classificação Decision Tree, Random Forest e XGBoost tendo o algoritmo XGBoost atingindo uma taxa de 74% de acerto na predição de evasores, sendo superior aos demais mas ainda apresentando uma alta número de estudantes classificados como não evadidos mas que se evadiram de fato. Diante desses resultados, concluímos que se faz necessário mais indicadores para detectar, de forma satisfatória, o possível candidato que irá se evadir.Item Reflexão sobre a Educação de Jovens de Adultos (EJA) no Brasil(2019) Alves, Vanessa Eluina Rodrigues da Silva; Araújo, Mateus Correia de; Souza, Sandra Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4678692939311710Este artigo tem como base uma reflexão acerca dos problemas que os alunos enfrentam para a sua permanência na EJA, com o objetivo principal analisar os desafios pedagógicos enfrentados nesta modalidade de ensino a partir da identificação das estratégias abordadas, as principais influências que levam o abandono escolar e refletindo sobre suas perspectivas. Revisões bibliográficas proporcionam analisar os vários motivos relacionados a evasão escolar, observamos um dos principais motivos é a indisposição de um aluno que trabalha durante o dia e precisa estudar a noite. Diante disso vemos a necessidade de mais estudos e investimentos voltados para essa realidade na Educação de Jovens e Adultos, a fim de incentivar a permanência dos estudantes na escola.
