Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Estratégias didáticas"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Ensino em uma perspectiva remota: o que dizem professoras da rede pública do município de Camaragibe - PE?
    (2023-09-11) Feitosa, Rosalia Izabele da Silva; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/5151820003821765
    A presente monografia é um estudo de caso de natureza qualitativa que possui como objetivo principal identificar e analisar estratégias de ensino que foram utilizadas ao longo da pandemia da COVID-19, verificando como foram trabalhadas as estratégias de ensino, além de buscar compreender a rotina remota e destacar as diferenças/desafios em relação ao ensino presencial. As participantes desta pesquisa são três professoras, com mais de 20 anos de atuação em sala de aula que trabalharam com o modelo remoto nas turmas do 3º ano do Ensino Fundamental na rede municipal de Camaragibe-PE. Os instrumentos utilizados na coleta dos dados foram questionários e entrevistas. Para leitura dos resultados utilizamos os pressupostos da análise de conteúdo inspirados em Laville e Dionne (1999). Como aporte teórico da análise, contamos com as contribuições de Joye, Moreira e Rocha (2020) sobre ensino remoto, Viégas (2022) e a prática docente e por fim, Albuquerque, Morais e Ferreira (2008) em relação às estratégias de ensino. Por meio desta pesquisa foi possível verificar a importância do papel docente na transposição do ensino presencial para o modelo de ensino remoto, além da formação pedagógica no campo digital para o desenvolvimento de estratégias de ensino, ressaltando que o recurso tecnológico em si não garante a aprendizagem dos(as) estudantes, mas sim, uma prática docente bem assistida.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão