Navegando por Assunto "Escolas - Mobiliário e equipamento"
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Item Espaços pedagógicos na perspectiva da legislação e da ergonomia: discursos e práticas(2018-08-20) Marques, Lucineide Domingos; Saraiva, Joseana Maria; http://lattes.cnpq.br/2009197399132834; http://lattes.cnpq.br/4895970924060115Este trabalho é resultado do Estagio Supervisionado Obrigatório – ESO, do curso de Bacharelado em Economia Doméstica, desenvolvido no campo da pesquisa, por meio do Programa Institucional de Iniciação Científica / CNPq / UFRPE do período de julho de 2017 a julho de 2018. O referido estudo visa avaliar os espaços físicos, mobiliário, equipamento, materiais pedagógicos, das instituições de Educação Infantil da rede municipal da cidade de Recife/PE, tendo como base a Política Nacional de Educação Infantil (2004), os Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituição de Educação Infantil (2006), os Parâmetros Nacionais de Qualidade para Educação Infantil (2006), os Indicadores de Qualidade para Educação Infantil (2009), o Manual de orientações técnicas – mobiliário e equipamento escolar da Educação Infantil (2017) e o Manual descritivo para aquisição de mobiliário infantil (2012), elaborados pelo MEC, alicerçado pelo método da Análise Ergonômica do Trabalho e sua influência no planejamento e constituição dos espaços pedagógicos. Trata-se de um estudo de abordagem quantiquali, caracterizado como de caso, cujo método de análise se apoia no método da análise do espaço construído, fundamentado na análise ergonômica do trabalho – AET que visa adaptar o espaço ao usuário. Para coleta de dados, se fez uso da entrevista estruturada, acompanhada de questionário com perguntas abertas e fechadas que foram tabuladas, categorizadas e analisadas utilizando como método de análise as Representações Sociais. Para observação e análises dos aspectos relacionados aos espaços físicos, aos mobiliários, equipamentos e materiais pedagógicos, a partir da perspectiva da Análise Ergonômica do trabalho, selecionou-se uma instituição de Educação Infantil, considerando sua especificidade em relação aos aspectos a serem observado. Os resultados mostram em relação ao mapeamento que a rede de Educação Infantil da Prefeitura de Recife possui 79 instituições de Educação Infantil distribuidas 6 Regiões Políticas Administrativas, que atendem 7.193 crianças, conforme mapeamento, na faixa etária de 0 a 5 anos. Em relação ao perfil dos/as trabalhadores/as dessas instituições, os resultados mostram a preponderância do sexo feminino, com maior concentração da faixa etária entre 28 a 38 anos e 38 a 48 anos, configurando a população como adulta e economicamente ativa. A escolaridade se centra no ensino superior em todas as funções, exceção das estagiárias. Os salários, via de regra, são baixos, variando entre menos de 1 salário mínimo para as estagiários e de a 1 a 2 salários mínimos para a maioria do restante das entrevistadas, classificadas na linha de pobreza. O processo de análise das representações sociais sobre os espaços físicos, mobiliário e materiais pedagógicos permitiu desvendar as percepções dos/as profissionais de como deve ser pensados e como são percebidas essas dimensões acerca das instituições de Educação Infantil, oferecendo informações importantes para subsidiar a melhoria dos espaços, mobiliários, equipamentos e materiais pedagógicos numa perspectiva ergonômica. A análise das dimensões investigadas, mostra a inadequação dessas dimensões em relação ao que determina os documentos elaborados pelo MEC e se constitui como fundamental para intervir na perspectiva de melhoria do padrão de qualidade dos espaços pedagógicos das instituições de Educação Infantil, de acordo com suas condições, definindo suas prioridades e traçando um caminho a seguir na construção de um trabalho pedagógico e social significativo, que promova o desenvolvimento integral das crianças, considerando suas demandas e necessidades.
