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    A superação do flogístico: uma aventura de RPG
    (2013-04-30) Silva, Alexsandro Alberto da; Almeida, Maria Ângela Vasconcelos de; Amaral, Ricardo Ribeiro do; http://lattes.cnpq.br/7704136680001681; http://lattes.cnpq.br/7841487134333019; http://lattes.cnpq.br/2011377431714562
    O presente trabalho tem como objetivo analisar o uso de um jogo didático, o Role Playing Game (RPG), no ensino da História da Química, numa perspectiva kuhniana e filosófica da ciência no século XVIII, na tentativa de melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, e que paralelamente promova a interação aluno-aluno e professor-aluno em salas de aula de Química. Os jogos didáticos são usados como elementos motivadores e facilitadores do processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos. Ressaltamos que o objetivo desse recurso não se restringe à memorização do assunto pelo aluno, mas sim busca conduzi-lo ao raciocínio, à reflexão e consequentemente à (re) construção do seu conhecimento. A aventura de RPG vivenciada é na modalidade live action, intitulada “A Superação da Teoria do Flogístico: o calórico disfarçado” e é baseado em duas correntes filosóficas que norteiam a construção da ciência do século XVIII, o empirismo e o racionalismo, e epistemológico desse século, com o raciocínio a priori (dedução) ou racional e a posteriori (indução) ou experimental, e do século XX, em uma perspectiva kuhniana da ciência, concebendo esse momento como um marco na História da Química do século XVIII e, por isso, ocorreu uma revolução química com seu grande representante Antonie Laivoisier, descobridor do oxigênio, segundo essa perspectiva epistemológica, fato que ainda nos dias de hoje se debate quem foi seu descobridor, se Scheele, Priestley ou Lavoisier, devido à crise provocada no paradigma vigente, à teoria do flogístico. Para a aplicação do jogo foi escolhida uma turma do sexto período do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco que, divididos em dois grupos, um defensor do flogístico e outro do calórico, usaram o jogo e responderam a questionários de sondagem. Os resultados mostraram que o jogo contribuiu para um melhor entendimento por parte dos alunos do momento histórico significativo que permeou a descoberta do oxigênio para a ciência química, explorando as concepções dos alunos nesse contexto; e alguns alunos alcançaram os objetivos de aprendizagem esperados.
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