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    A influência das produções cinematográficas da Marvel de - 2008 até 2019 (Saga do infinito) - nas relações de consumo da sociedade atual: um estudo sobre o consumo de jogos como processo transmidiático
    (2024-03-11) Araújo, Giovanne Allan Rodrigues de; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867; http://lattes.cnpq.br/8436503318974218
    Este trabalho tem como objetivo principal conhecer o modelo de indústria cultural atual que influencia os consumidores jovens e adultos a consumir determinado produto derivado das produções cinematográficas da Marvel (2008 - 2019) levando em consideração de como esse modelo influencia no consumo de jogos digitais licenciáveis como modelo multimídia. Ao entender o que leva o consumidor a busca de determinados jogos utilizando a narrativa transmídia e o livro da cultura de convergência de Henry Jenkins, para embasamento teórico e metodológico, onde foi utilizado revisões bibliográficas de temas com intersecção ao trabalho. Foi utilizado como base inicial o conceito de indústria cultural, desenvolvido por Adorno e Horkheimer em 1944, se refere à ideia de produção em massa, comum nas fábricas e indústrias, que passou a ser adaptada à produção artística. Será mostrado inicialmente por meio de sites a respeito da venda e consumo desses jogos relevantes que são correlacionados com o tempo de lançamento dos filmes em paralelo, sites como IGN, KOTAKU e ADRENALINE além do fórum oficial da Marvel Studios no REDDIT. Sites de conteúdo acadêmico também foram utilizados, sendo eles; SciELO, CAPES, Scopus e Google acadêmico. Teve como resultado, mostrar a importância e influência dos meios de mídia e da indústria cultural no modelo de consumo familiar das gerações X e Y.
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    Cultura, saúde e entretenimento: transtorno de personalidade antissocial nas histórias em quadrinho de terror
    (2024-03-06) Santos, Thalyta Raquel dos; Cardoso, Maria Grazia Cribari; http://lattes.cnpq.br/2450643941158970; http://lattes.cnpq.br/8371225928184514
    O artigo tem por objetivo estudar os conceitos de saúde e doença, cultura e de entretenimento no âmbito das Ciências Sociais e o seu valor epistemológico quando aplicado à antropologia com um certo nível de complexidade. Desenvolve-se os conceitos de normalidade e anormalidade e a psicopatia social a partir dos estudos de François Laplantine, Victora Ceres, Cecília Hellman, Clifford Geertz, etc. e existe também a relação estabelecida por Laplantine entre Etnopsiquiatria e transtorno de personalidade antissocial (TPAS). O trabalho realiza uma análise das histórias em quadrinhos de terror da revista Calafrio nas edições 65, 72 e 74 a partir da pesquisa bibliográfica. Abordam-se, de modo categórico, as possíveis colaborações do meio social para o fenômeno. Analisa-se o conceito de normalidade e anormalidade e as suas relações com a psicopatia social. Conclui-se com a análise das implicações e dos desafios da psicopatia social em apoio à criação dos meios para entretenimento, especificamente, as histórias em quadrinho de terror no Brasil.
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    Globoplay: o consumidor na era do entretenimento digital
    (2024-03-19) Barbosa, Artur Lucas Santana; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867; http://lattes.cnpq.br/2033059765303774
    O consumo de entretenimento tornou-se um costume a partir das grandes produções, e do expressivo aumento no fluxo de exibições dessas obras em todo o mundo, principalmente, através das salas de cinema e no consumo de DVDs. Todavia, a virtualização e digitalização do consumo promoveu novas maneiras de usufruir dessas obras, sejam elas legais ou ilegais, as plataformas de streaming possuem um importante papel no combate a pirataria, todavia sua famigerada peculiaridades de programação volta a promover os atos de consumo ilegal. Desta forma, esse trabalho tem como principal objetivo analisar o comportamento do consumidor brasileiro em relação ao consumo de conteúdo cinematográfico através do uso das plataformas de streaming, e, principalmente, a Globoplay, sendo esta a única brasileira com reconhecimento no mercado nacional, além de analisar como os consumidores se comportam em relação às demais plataformas, através de análise de dados provenientes de questionário aplicado ao público. Para obtenção dos resultados foram observados os costumes, rituais, comportamentos e avaliações positivas e negativas dos consumidores sobre a referida plataforma do Grupo Globo. Os resultados apontam que o consumo das plataformas de streaming se popularizaram na última década, e o período pandêmico promoveu uma materialização do consumo do audiovisual nessas novas opções de acesso, e ainda assim, promoveu um expressivo aumento no número de usuários da Globoplay, fazendo com que essa reconfigure seu processo de dominação no mercado de produção e consumo do entretenimento no Brasil.
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