Navegando por Assunto "Ensino auxiliado por computador"
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Item A utilização do computador como recurso didático - pedagógico em uma creche do município de Garanhuns - PE(2019) Santos, Lucivânia Bernardo dos; Alencar, Anderson Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/9517716593738845; http://lattes.cnpq.br/7901200189102635O presente artigo vem apresentar um estudo acerca do uso do computador como recurso pedagógico em uma creche do município de Garanhuns – PE. A pesquisa teve como objetivo identificar se a informática auxilia no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos escolares no âmbito da educação infantil, por se tratar de uma ferramenta que se destaca dentre os meios tecnológicos. O tipo de pesquisa escolhido foi a pesquisa-ação e a observação participante, com abordagem qualitativa das atividades realizadas no contexto da ação dos “UCAs itinerantes”, que tem como objetivo proporcionar o uso dos “UCAs” nas escolas que não foram contempladas com salas de informática permanentes. Constatamos durante a pesquisa que o uso do computador na educação infantil contribui para o desenvolvimento da aprendizagem dos conteúdos pedagógicos, do raciocínio lógico e na habilidade da coordenação motora.Item Desenvolvimento e utilização de aplicativos para ensino de astroquímica(2022-06-09) Silva, José Ewerton da; Henrique, Mariana Alves; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/3375067276397113; http://lattes.cnpq.br/6546177378625414Compreender o Universo que nos cerca é um grande desafio e é por meio da educação que podemos interagir com essa realidade. Despertar o interesse de alunos por Ciências como a Astroquímica tem sido um desafio e a falta de conhecimento nessa área vem trazendo consequências para nossa sociedade, pois é através da Astroquímica que temos conhecimento que o espaço está repleto de moléculas e que muitas moléculas do planeta Terra foram formadas no espaço. A astroquímica é uma ciência multidisciplinar que estuda os átomos, as moléculas e as reações químicas no espaço sideral, bem como compreender a evolução e composição química do universo, os fenômenos químicos que se dão no espaço. Tendo em vista essas dificuldades, o presente trabalho tem como objetivo elaborar uma estratégia didática para utilização de um aplicativo no processo de ensino e aprendizagem da Astroquímica. Atualmente, o uso de tecnologias digitais (TD) vem cada vez mais se popularizando e muitas pessoas têm acesso a smartphones e internet tornando esse recurso ainda mais acessível para fins educativos no processo de ensino aprendizagem. O aplicativo desenvolvido, denominado AstroQuímica, foi criado com auxílio da plataforma “fábricas de aplicativo” conhecido como Fabapp. O AstroQuímica é um aplicativo de conhecimentos químicos relacionados com a Astronomia que objetiva disponibilizar conteúdos e curiosidades sobre a Química do universo. No aplicativo, além de contribuir para o estudo dessa Ciência, o mesmo possibilita verificar seus conhecimentos com questões sobre Astroquímica. Com a finalidade de obter um resultado mais efetivo na resolução problemas enfrentado pelos professores da educação básica foi desenvolvida uma sequência didática (SD) como proposta de uso do aplicativo.Item Efeitos sociais da tecnologia na sala de aula: reflexões a partir de um estudo bibliográfico(2019-07-18) Alves, Antônio Fernando de Oliveira; Alves, José Fernando da Silva; http://lattes.cnpq.br/9142049164350284; http://lattes.cnpq.br/7838289764159047O impacto e influência da inclusão que a tecnologia ocupa gradativamente no seu espaço na educação, através das diversas ferramentas que compõem esse seguimento é a proposta dessa monografia, buscando adentrar pelo supracitado ambiente e refletir uma realidade, daquilo que ocorre com a implementação da tecnologia no cotidiano escolar, essa revisão bibliográfica, trata de uma compilação plural de descritores de destaques nos seus seguimentos, onde fundamentará o norte dessa monografia, tendo sempre como proposta, relatar as condições e efeitos dessa união triangular, entre professor, aluno e tecnologia. Além de convidar para mesa dessa discussão, também a importante participação governamental, seja nas suas atribuições peculiares de oferecer estruturas e implementar leis que possam surtir o resultado de colaborar mais, para um trabalho eficiente entre os atores envolvidos, por esse viés traçaremos o objetivo de reforçar o aprimoramento do setor educacional, por essa advinda da tecnologia em sala de aula, formadora de um novo perfil de cidadãos, desde os discentes, até os mais experientes, sejam pelo ensino presencial ou a distância, promovendo salutar construção educativa, dentro dessa contextualização é o que absorvemos de aprendizado a cada passo de desenvolvimento de nossa monografia.Item Ensino híbrido no ensino de ciências: ressignificando a prática através de atividades colaborativas(EDUFRPE, 2021) Silva, Danylo David de Lima; Medeiros, Gilliard Barbosa de; Barbosa, Leíce Germana da Silva; Carvalho, Maria Eduarda Alves de; Oliveira, Nayara de Lima; Melo, Rayanne Fernanda da Costa; Silva, Ivoneide Mendes daItem Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório (Secretaria de Educação de Garanhuns)(2018) Batista, Cleyton Silva; Rocha, Rodrigo Gusmão de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4654692334430085; http://lattes.cnpq.br/4825772150496499Nesse relatório é apresentado as tarefas realizadas no estágio oferecido pela secretaria de educação de Garanhuns, o objetivo do é a implantação, do Sistema Operacional SOfiaEdu uma distribuição GNU/LINUX educacional para os computadores das escolas públicas de Garanhuns - PE: propiciando formação, acesso e inclusão digital”, cujo objetivo principal é contribuir para a efetiva utilização da informática na educação nas escolas públicas do município de Garanhuns. O estágio aconteceu da seguinte forma os primeiros momentos do estágio aconteceram na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Campus Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), todos os processos realizados na (UAG) são descritos com detalhes, em seguida todos os trabalhos foram realizados na Secretaria de Educação de Garanhuns (SEDUC), e todos os detalhes são descritos abaixo.Item Uma abordagem de Game Learning Analytics para identificação de habilidades de leitura e escrita no ensino infantil(2018) Oliveira Neto, José Rodrigues de; Rodrigues, Rodrigo Lins; Amorim, Américo Nobre Gonçalves Ferreira; http://lattes.cnpq.br/7962263612352589; http://lattes.cnpq.br/5512849006877767; http://lattes.cnpq.br/3879751025550218O poder que os vídeo games têm de capturar atenção de seus jogadores trouxe consigo a ideia de usá-los tendo como objetivo principal o reforço no aprendizado na educação. Estudos recentes demonstram que é possível analisar as interações dos jogadores com tais jogos, chamados de Serious Games, para tirar conclusões e mensurar o aprendizado obtido durante a interação com tais jogos. Dado esse contexto, este se propõe a fazer uma análise de dados obtidos a partir da interação de jogadores com um dos jogos, dentre 20, aplicados durante uma pesquisa que comprovou o impacto positivo deles no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita de crianças de 4 anos de idade. Foram selecionados três classificadores: Naive Bayes, Support Vector Machines (SVM) e Regressão Logística, que foram treinados com os dados resultantes da interação desses jogadores com o jogo e demonstrada a taxa de acerto de cada um dos classificadores. Além disso, este trabalho também faz uma análise das interações consideradas mais relevantes na classificação de um dos modelos, encontrando relações entre as palavras propostas como desafio no teste e às presentes no jogo, levantando reflexões que podem ser levadas em consideração durante a produção de um jogo educacional que objetive aperfeiçoar habilidades de leitura e escrita de crianças no ensino infantil.Item Uma sequência didática voltada para o estudo de asteroides e crateras de impacto(2022-06-18) Almeida Junior, Astério Pereira de; Ferro, Flávio Ferreira; Monteiro, Filipe Vieira de Melo; http://lattes.cnpq.br/2712939147694112; http://lattes.cnpq.br/8172784648129164; http://lattes.cnpq.br/3705669706812882Um dos principais pontos de interesse na astronomia é a compreensão dos Asteroides e Meteoros, a sua formação, localização e os perigos que podem representar ao nosso planeta e a nossa civilização. Ao longo da história percebemos evidências de impactos de grandes asteroides, tendo como prova as numerosas crateras presentes na superfície da Terra e outros planetas. Tais crateras, muitas vezes, são quase imperceptíveis, pois a vegetação, a erosão e outros efeitos alteraram a aparência dessas formações em nosso planeta. Neste contexto, foi desenvolvida uma sequência didática para o Ensino Médio utilizando diversos recursos pedagógicos com o intuito de fornecer ao aluno uma aprendizagem mais prazerosa e crítica acerca dos pequenos corpos do nosso Sistema Solar. Os conteúdos contemplados nesta sequência foram cuidadosamente selecionados, abordando temas fundamentais de astronomia para a compreensão do tema principal. Para tanto, alguns recursos tecnológicos são necessários, como os aplicativos de celulares, softwares para a localização e identificação de crateras de impacto na Terra, além de um datashow. Além disso, a problematização levantada no presente trabalho foi utilizada como um guia para elaboração da sequência didática, objetivando assim um maior envolvimento dos estudantes no processo de aprendizagem a partir de uma perspectiva crítica. Portanto, além de incentivar o engajamento dos estudantes do Ensino Médio para a Astronomia, essa sequência pode ser utilizada por outros professores conforme a necessidade e a realidade de cada instituição de ensino, podendo ser aplicada até mesmo para turmas do Ensino Fundamental. Por fim, o conhecimento do Sistema Solar em que vivemos é um importante passo para a formação científica e crítica dos alunos, que serão capazes de filtrar e interpretar notícias veiculadas em diferentes meios de comunicação sobre asteroides próximos da Terra, missões espaciais e crateras de impacto no Brasil e no mundo.Item Utilização de Game Learning Analytics para verificação do aprendizado em jogo sério voltado ao ensino de zoologia(2019) Farias, Laura Lobo de; Cysneiros Filho, Gilberto Amado de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/0534822491953359; http://lattes.cnpq.br/5281211059562823Jogos digitais são ferramentas capazes de auxiliar no aprendizado, jogos desenvolvidos exclusivamente com esse objetivo são chamados de Jogos Sérios. Jogos Sérios são utilizados em diversas áreas de aprendizagem inclusive no campo da Zoologia, que tem como objetivo formar pessoas que conhecem as características dos animais e se relacionam de forma ética com eles. Entretanto, Jogos Sérios enfrentam alguns problemas, uma dessas dificuldades é de entender como os jogadores interagem com o jogo e como o processo de aprendizagem ocorre. Com o uso de Game Learning Analytics é possível coletar e analisar os dados dos Jogos Sérios com o objetivo de melhorar sua aplicabilidade e assim desenvolver jogos educacionais mais efetivos. Nesse projeto foi desenvolvido um Jogo Sério capaz de auxiliar a aprendizagem em Zoologia e sua efetividade será analisada através da utilização de Game Learning Analytics.Item Utilizando o Kahoot como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento em Cosmologia(2022-06-14) Castro, João Neves Passos de; Cunha, Rodrigo Carneiro; Santos, Larissa Carlos de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9071559983694986; http://lattes.cnpq.br/1697969615559433O trabalho desenvolvido teve como principal objetivo usar uma atividade gamificada produzida no Kahoot para promover o aprendizado em Astronomia/ Cosmologia. A sequência desenvolvida se mostrou como uma excelente ferramenta de aprendizagem e reforço dos conteúdos de física abordados neste trabalho. A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa e procurou investigar em uma sala de aula invertida a eficiência de um game como um material de aprendizagem potencialmente significativo para o estudo de cosmologia através do aplicativo Kahoot. O trabalho envolveu uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, que possui 44 alunos, em uma escola particular, localizada no município de Recife-PE. Durante a realização da atividade, lúdica e educativa, ficou bem evidente o aumento na interação entre aluno e professor, o que torna mais viável a aprendizagem dos conteúdos, bem como o aumento da motivação por parte dos estudantes no conteúdo ministrado em sala de aula, além de permitir ao professor um feedback das lacunas da turma e de um grupo de alunos sobre o conteúdo ministrado.
