Navegando por Assunto "Emblemas"
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Item As contribuições da comunicação visual e semiótica para o desenvolvimento do brasão de Gravatá: um estudo de caso(2021-12-13) Silva, Roberto Wagner Pedrosa da; Rolim, Amália Maria de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/0046535721349104; http://lattes.cnpq.br/0274124247956555O objetivo deste trabalho é apresentar a utilização dos elementos das artes e comunicação visual no desenvolvimento do brasão de uma cidade. As imagens é um reflexo da nossa próprias visão do mundo ao nosso redor. Embasados na leitura de Hervé Thery sobre a Heráldica e sua linguagem rápida para distinguir as tropas amigas, a visão de Peirce sobre a Semiótica, e sua capacidade de leitura dos símbolos. O referencial teórico contemplou discussões acerca da aplicação dos elementos da Arte e Comunicação Visual, quanto a compreensão e pertencimento dos significados dos símbolos que representam a cidade e seus habitantes, além de dados sobre a história da cidade, agricultura, arquitetura com traços europeus e sua emancipação política. O brasão desenvolvido pelos artistas: Roberto Wagner e Cleuton Azevedo, seguindo para a apresentação ao Prefeito o senhor Joaquim Neto de Andrade Silva, sendo aprovado pelo mesmo e encaminhado para a Câmara Municipal de Vereadores, sendo aprovado com louvor. Foi sancionado e transformado em lei N. 3722/2017, conforme cópia de documentos que seguem no Anexo 01 e Apêndice A. Esta pesquisa tem abordagem qualitativos e quantitativa, sendo um estudo de caso da criação do brasão no ano de 2017 para a prefeitura do município de Gravatá, localizada no agreste do Estado de Pernambuco. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em apresentar uma pesquisa com personalidades que fazem e fizeram parte da história da cidade para o desenvolvimento do brasão da cidade e demonstração da aplicação dos elementos da comunicação visual na construção da referida peça gráfica, publicitária e institucional. Com base nos resultados e discussões apresentamos a análise sobre a construção do símbolo heráldico de forma coletiva, tendo a Comunicação Visual e semiótica como ferramentas de identificação e sua contemporaneidade.
