Navegando por Assunto "Elementos químicos"
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Item A compreensão de estudantes do ensino médio sobre a temática alimentação saudável a partir de questões sociocientíficas(2019) Menezes, Julyene da Silva; Bezerra, Bruna Herculano da Silva; Silva, Flávia Cristiane Vieira da; http://lattes.cnpq.br/7354496286889274; http://lattes.cnpq.br/1039531472437739; http://lattes.cnpq.br/7609654829609186No presente trabalho nos propomos a analisar os sentidos e significados, bem como as principais concepções prévias dos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio sobre a temática alimentação saudável, através do desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática pautada nas relações CTS e na abordagem das questões sociocientíficas. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa de campo de natureza qualitativa dividida em duas fases: delimitação do contexto e dos sujeitos da pesquisa e elaboração da sequência didática e, por fim, aplicação desta. Na primeira fase, definimos os sujeitos da pesquisa e o local de aplicação da sequência, uma escola de ensino regular do município de Serra Talhada-PE participante do programa Residência pedagógica da UFRPE/UAST e, em seguida, elaboramos a sequência didática no modelo 5E. A segunda fase consistiu na aplicação da sequência em 15 aulas de 50 min., abordando os conceitos de elementos químicos e tabela periódica dentro da temática alimentação saudável, nos vieses dos nutrientes naturalmente presentes nos alimentos, impactos que a falta ou excesso destes trazem à saúde e contaminação de alimentos por metais pesados provenientes de fertilizantes e do rompimento de barragens de minérios (Mariana e Brumadinho). Lançando mão, para isso, de materiais selecionados ou elaborados especificamente para esse fim, como questionário, notícias, jogo, resumo e duas Questões sociocientícas baseadas em casos. Os dados analisados foram construídos em duas fases da sequência, a fase de engajamento, em que buscamos mapear as principais concepções dos estudantes sobre a temática, e a fase de avaliação, em que delimitamos dois episódios da resolução da segunda QSC e analisamos as relações semânticas e aspectos CTS emergentes em cada uma em virtude da grande variedade de dados construídos. De forma geral, a sequência proposta mostrou-se bastante eficiente para abordar a temática, uma questão sociocientífica muito acertada, com a qual os alunos sentiram-se extremamente à vontade e interessados em debater e, assim, fazer emergir uma vasta heterogeneidade de concepções, sentidos e significados a mobilização dos aspectos pertinentes à relação CTS.Item A evolução histórica do conceito de elemento químico está presente nos livros didáticos do PNLD 2021?(2023-05-03) Nascimento, Gleybson Rodrigues do; Almeida, Maria Ângela Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/7841487134333019; http://lattes.cnpq.br/1751589909512790O presente trabalho tem como tema principal o desenvolvimento histórico do conceito de elemento ao longo do tempo, buscando compreender como tal conceito vem sofrendo profundas mudanças. Escolhemos a evolução histórica do referido conceito na medida em que reconhecemos que é fundamental para a evolução da química como ciência moderna e da contemporaneidade. Nesse sentido, vamos analisar como o contexto histórico relacionado à evolução do conceito de elemento químico é abordado em livros didáticos do Ensino Médio. Tal análise inicia o entendimento que o conceito tem seu início na antiguidade e sofre uma mudança profunda no período denominado modernidade. Portanto, vamos iniciar a construção histórica a partir de concepções dos filósofos antigos e dos cientistas na modernidade, alterando o paradigma anterior a respeito do conceito de elemento. Portanto, o trabalho tem como objetivo principal identificar se as coleções de livros do Ensino Médio utilizam o desenvolvimento histórico do conceito. Para isso, foram escolhidos seis livros de quatro coleções distintas do PNLD 2021 do Ensino Médio, para averiguar se há coerência histórica sobre o conceito de elemento e a maneira como são apresentados. Por fim, graças às análises destes livros, os resultados apontam que o conceito de elemento químico presente em livros do Ensino Médio ainda é essencialmente tradicional, já que esta definição se faz de maneira isolada, com pouca ou sem nenhuma abordagem histórica, ainda que o conceito (sua definição) seja corretamente especificado.
