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Navegando por Assunto "Educação sanitária"

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    Além da aula expositiva: múltiplas estratégias para ensino superior de Ciências Biológicas e da Saúde
    (EDUFRPE, 2020) Cadena, Marilia Ribeiro Sales; Saraiva, Rogério de Aquino; Santos, Leandro dos
    Apresentamos nosso livro ‘Além da aula expositiva: múltiplas estratégias para ensino superior de Ciências Biológicas e da Saúde’ que traz relatos de nossas experiências quanto professores no magistério universitário. Apesar de a aula expositiva ser comumente utilizada, percebemos que muitas outras estratégias ativas de ensino também poderiam ser introduzidas e as adotamos em nossas salas de aula. A partir destas experiências, reconhecemos que o uso delas trouxe mais dinamismo e favoreceu o processo ensino-aprendizagem. No capítulo 1, o conceito de contrato didático foi trabalhado com os estudantes, primeiramente visando compreender como os estudantes preferem aprender: por aula prática, por seminário, estudo de caso ou aulas expositivas; e como eles preferem ser avaliados: prova, relatórios ou portfólios, entre outras possibilidades. Com a adoção do contrato didático também foi possível deliberar com os estudantes sobre o uso de celular em sala de aula e sobre o plágio em trabalhos acadêmicos. Nesse capítulo também é descrita a introdução ao Ambiente Virtual de Aprendizagem para turmas de ensino presencial como uma estratégia para utilizar e-portfólio educacional e para compilar relatórios apresentados pelos estudantes. Estratégias ativas para fomentar ensino-aprendizagem são apresentadas no capítulo 2. Os estudantes das disciplinas de farmacologia, homeopatia e hematologia foram estimulados a construir mapas conceituais e tabelas didáticas, a utilizar jogos didáticos como jogo da memória e dominó educacional e a trabalhar em times. Com essas estratégias várias competências foram trabalhadas com os estudantes como: síntese e ampliação de conceitos, tomada de decisão, trabalho em equipe e resolução de problemas. No capítulo 3, metodologias alternativas para o ensino de fisiologia são apresentadas. São descritas metodologias desenvolvidas por diversos autores como o uso de pedaço de bolo para o ensino de fisiologia gastrointestinal e o uso de estudos dirigidos em pequenos grupos. Diversos exercícios para fisiologia também são apresentados visando o desenvolver do pensamento crítico pelos discentes. Já no capítulo 4, massa de modelar e modelos virais para recorte e colagem são apresentados como objetos de aprendizagem para ensino e aprendizagem de microbiologia e imunologia. Com o uso desses objetos, verificou-se que os estudantes aprenderam de forma acelerada termos de estruturas e morfologias de vírus e bactérias. Além disso, temas complexos como imunodiagnóstico e aplicações práticas da imunologia também puderam ser trabalhados de forma efetiva com o uso dessa estratégia. Por fim, no capítulo 5 é relatada a experiência de aprendizagem baseada em problemas e uso de mapas conceituais no processo ensino-aprendizagem de bioquímica, como também para verificação da apren dizagem. Essas duas estratégias incentivaram os estudantes a usarem padrões de aprendizagem significativos. Também foi verificado que os estudantes adquiriram conhecimento a partir de experiências encontradas no dia a dia, como é o caso de leite com teor reduzido de lactose. Apesar dos capítulos desse livro serem específicos para uso de uma determinada estratégia em uma disciplina específica, por exemplo, objetos de aprendizagem para microbiologia e imunologia, perceba que as estratégias citadas são plásticas e podem ser adaptadas para diversas outras disciplinas. (Texto extraído da apresentação do livro).
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    Conhecimento de alunos de escola pública do Recife sobre o sarampo, sua vacina e situação atual
    (2019-07-26) Santos, Mariana Pinto Nogueira; Cavalcanti, Yone Vila Nova; http://lattes.cnpq.br/3476206328790443; http://lattes.cnpq.br/0602316525874388
    Measles is a strong infectious disease and due to its propensity of transmission, it has great epidemiological value. Its high level of severity is related to its central nervous system involvement. The measles virus represented, until the beginning of the 90's, a huge public health relevance, considering its epidemics. With the arising of new cases, it is the role of the health and education professionals to act actively in prevention, stimulating vaccination and information about the disease. Thus, it was intended to assess the knowledge of adolescent students from public schools in Recife. This evaluation was conducted by the use a questionnaire that included questions about students' knowledge related to measles, its vaccine and its current situation in Brazil. As the result, 96% of participants were aware about measles, however, lower numbers were acquired in the following questions, which were about disease transmission, infection and symptoms. Therefore, the data are not yet satisfactory, being necessary the development of activities with the professionals mentioned before for the adequate exchange of information.
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    Elaboração de folder para educação sanitária no serviço de inspeção do estado Pernambuco
    (2019-12-13) Silva, Marcelo José Ferreira Batista da; Medeiros, Elizabeth Sampaio de; http://lattes.cnpq.br/5998863169551704; http://lattes.cnpq.br/8757095515712705
    The Agency for The Defense and Agricultural Supervision of the State of Pernambuco (ADAGRO-PE) aims to plan, develop, coordinate and execute programs to promote health regulations, such as health education. During the period of the Mandatory Supervised Internship (ESO) the monitoring of work was carried out in the supervision of establishments such as meat warehouse in supermarkets, dairy factory and in fish processing units and fish products located in the city of Recife and its metropolitan region. ADAGRO's inspection actions were motivated by monitoring, surveys, initial registration, registration renewal, sample collection and complaints. In the inspections of the establishments, inspections were carried out on site and documentary in order to verify the compliance with the sanitary requirements before the state inspection service. Among the actions foreseen in the work developed by ADAGRO, health education is an initiative that aims to guide consumers to understand and differentiate a clandestine product from a registered product, thus ensuring the consumption of an innocuous product. As a tool for gaining this knowledge, the elaboration of a folder came with efforts to ensure that consumers can see a product of quality animal origin.
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    Estágio Supervisionado Obrigatório: elaboração de manual educativo com o uso de metodologias ativas no ensino infantil e criação de questionário socioeducativo para aplicação em agricultores familiares, com foco no uso de agrotóxicos e doenças das plantas no estado de Pernambuco
    (2025-03-18) Sabino, Elãne Macedo; Evangelista Júnior, Walter Santos; http://lattes.cnpq.br/6728342264331935; http://lattes.cnpq.br/3429142048615647
    O uso excessivo de agrotóxicos e o controle inadequado de pragas e doenças das plantas são problemas ambientais críticos em diversas regiões agrícolas de Pernambuco. Para abordar essas questões, é fundamental incentivar a educação desde a infância e reforçar a conscientização entre os agricultores familiares. Este trabalho de conclusão de curso apresenta a descrição das atividades desenvolvidas na Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (ADAGRO), localizada na cidade do Recife, Pernambuco. O objetivo do estágio foi desenvolver duas ações complementares: a criação de um manual educativo que utilize metodologias ativas no ensino infantil, com foco na conscientização sobre o uso de agrotóxicos e o controle das doenças das plantas, e a elaboração de um questionário socioeducativo a ser aplicado aos agricultores familiares do estado de Pernambuco. O manual servirá como uma ferramenta acessível e interativa para introduzir conceitos de sustentabilidade e saúde ambiental para as crianças, enquanto o questionário permitirá a coleta de dados sobre as práticas agrícolas, facilitando o desenvolvimento de estratégias de sensibilização e capacitação para os agricultores. Assim, o questionário também será uma ferramenta pedagógica valiosa para o corpo técnico da Agência de Fiscalização e Defesa Agropecuária do Estado de Pernambuco.
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    Impacto do ambiente na saúde pública
    (EDUFRPE, 2022) Costa, Ana Catarina Carvalho da; Quintas, Hélder Miranda Pires; Pinheiro Junior, José Wilton
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    Importância da inspeção dos produtos de origem animal na saúde única: folder educativo
    (2023-09-06) Lima, Leonardo Borges de; Rolim, Maria Betânia de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/5676854885081836; http://lattes.cnpq.br/2019671797615528
    The EstágioSupervisionadoObrigatório (ESO) is a mandatory discipline of the eleventh period of the bachelor’sdegree in veterinary medicine at the Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). It is based on the practical experience of 420 hours, in a certain area of veterinary medicine, whose focus is to make the student able to perform their function, through the acquisition of the title of veterinarian. In this sense, the main objective of this report was tocarry out monitoring of sanitary and industrial inspections in establishments of products of animal origin, in the Metropolitan Region of Recife, registered with the state inspection service; the specific objective was to report on the preparation of an educational folder on the importance of inspecting products of animal origin for unique health. The ESO was carried out at the Agencia de Defesae FiscalizaçãoAgropecuáriado Estado de Pernambuco (ADAGRO), under the guidance of professor Dr. Maria Betânia de Queiroz Rolim and supervision of the State Agricultural Inspector Dr. Glenda Mônica Luna de Holanda. The corresponding period was from may29th to august 9th, 2023. With the experience of ESO, professional and personal growth is notorious, whose experiences occurred in the practice of veterinary medicine theorized in important disciplines in the long years of graduation, as well as of citizenship in teaching and learning actions with people.
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