Navegando por Assunto "Educação rural"
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Item Análise da política de educação especial na perspectiva inclusiva em interface as escolas do campo no município de Gravatá–PE(2024-08-17) Santos, Alberis Luís dos; Pinto, Lucas Alencar; http://lattes.cnpq.br/0226788457940075; http://lattes.cnpq.br/2581161375602641Esta pesquisa tem como objetivo investigar como se desenvolve a Política de Educação Especial e Inclusiva em interface com escolas do campo no município de Gravatá–PE. Enquanto objetivos específicos, a pesquisa busca descrever a estruturação dessa política, identificar as estratégias e desafios enfrentados por educadores e gestores, e verificar os avanços do Plano Municipal de Educação de Gravatá (2014-2023) na inclusão educacional. O referencial teórico contemplou discussões acerca da Política de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (PNEEPEI), da interface dessa política com a educação do campo, e do contexto sócio-histórico das pessoas com deficiência no Brasil, citando autores como Santos (2016), Carmargo (2017), Kassar (2011), Padilha (2017), e Andrade (2023). Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na realização de questionários e análises documentais envolvendo seis participantes, incluindo professores e coordenadores de duas escolas do campo em Gravatá. Os dados obtidos indicam que, embora haja um reconhecimento da importância da educação inclusiva, há desafios significativos relacionados à acessibilidade e à formação de professores. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que, apesar dos avanços na implementação da PNEEPEI, ainda existem barreiras consideráveis que dificultam a plena inclusão de alunos com deficiência nas escolas do campo.Item Desenvolvimento de mídias digitais na educação do campo: o Projeto DEMULTS em escolas municipais de Vicência - PE(2020-11-03) Queiroz, Shany Lira de; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/8239910414586501As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) vêm expandindo seu domínio e se tornam progressivamente mais presentes no cotidiano das sociedades do mundo contemporâneo. Entretanto, nas regiões rurais do Brasil, os números relativos ao acesso a bens tecnológicos digitais ainda são significativamente inferiores aos das regiões urbanas do país. Evidenciadas as potencialidades destas tecnologias em produzir e compartilhar conteúdos aponta-se a necessidade de sua inserção nas escolas do campo, levando em consideração, essencialmente, os princípios da educação do campo, estabelecidos após décadas de esforço dos movimentos sociais em prol de sua construção. Compreendendo esta problemática, em 2019, o grupo de pesquisa DEMULTS (Desenvolvimento Educacional de Multimídias Sustentáveis), elaborou um projeto voltado para o contexto da educação do campo. Este grupo, em atividade desde o ano 2011, visa favorecer a aprendizagem através do desenvolvimento de mídias digitais utilizando uma metodologia participativa/cooperativa na qual o/a estudante ocupa papel de agente ativo/a na construção do seu conhecimento. A pesquisadora passou a integrar a equipe do projeto, participando de todo o seu desenvolvimento, no município de Vicência-PE, razão pela qual o estudo organiza-se como pesquisa participante. O objetivo do presente estudo foi compreender os fatores que motivaram as modificações na metodologia do DEMULTS decorrentes da sua aplicação no contexto da educação do campo. Como principais resultados da análise dessas modificações foi possível identificar um alinhamento com os princípios da educação do campo, além da inclusão de técnicos agrícolas, efetivando uma rede de aprendizagem participativa/colaborativa no processo de construção de artefatos digitais, voltados para a valorização dos saberes e da cultura campesina. A análise profunda das modificações acima descritas acrescenta reflexões pertinentes sobre o uso de TDICs no contexto da educação do campo.Item Educação na zona rural: dificuldades no processo de ensino e aprendizagem(2021) Araújo, Claudiana Rafaela de Lima; Aguiar, Eliene da Silva; Souza, Sandra Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4678692939311710O presente trabalho tem como objetivo evidenciar as diferenças, bem como as dificuldades inerentes à educação da zona rural, trazendo à tona também os avanços e os desafios atuais que fazem parte da educação neste ambiente específico. Assim, a problemática é a seguinte: Como os docentes podem enfrentar as dificuldades inerentes ao processo de ensino e aprendizagem do aluno do campo? A metodologia utilizada se trata de uma pesquisa de caráter qualitativo baseado no estudo de revisão de literatura, a partir dos estudos de Cunha (2009), Travessini (2015), Hage (2005) e outros teóricos. Destarte, este trabalho possibilitou verificar que existe um número significativo de alunos que não frequentam diariamente a escola por diversas barreiras que ocorrem no período letivo, sendo um dos principais motivos o trabalho nas lavouras, pois desde a mais tenra idade, as crianças precisam ou são obrigadas por seus pais a trabalhar na roça e na criação de animais. Além de todas as dificuldades que são encontradas no âmbito do ensino rural, a maioria de suas turmas são multisseriadas, devido ao pequeno número de professores e também devido ao fato das escolas terem um déficit de sala de aulas para suprir as demandas das séries existentes. Tais fatores contribuem para a redução da qualidade do ensino neste modelo, intensificado pela heterogeneidade existente decorrente de faixas etárias diversas de alunos, os quais convivem com a ampla diversidade de conteúdos abordados no mesmo espaço de ensino e aprendizagem. Apesar de todos os desafios existentes no meio escolar rural, a maioria dos profissionais envolvidos apresentam interesse de inovar ou adaptar estratégias para aprimorar e ter mais alcance no que se é proposto ao ensino, visando a melhoria no aprendizado. Portanto, mesmo com os avanços da educação do campo no Brasil, ainda há as dificuldades e os desafios, os quais são enfrentados dia após dia para que se tenha um ensino que atenda as necessidades dos estudantes da zona rural.Item Escola do campo: sentidos atribuídos pelos professores do campo do Distrito de Miracica, Garanhuns - PE(2019-02-12) Diniz, Hohana Cibelle Cavalcanti; Barra Nova, Taynah de Brito; http://lattes.cnpq.br/1093805068631305; http://lattes.cnpq.br/0801004781433805A Educação do Campo é uma modalidade da educação brasileira voltada à população campesina e prevista com adequações às peculiaridades da vida no campo e às especificidades de cada região. Legalmente, Diretrizes apontam orientações particulares para aspectos essenciais à organização da ação pedagógica desempenhada nas Escolas do Campo, englobando conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos estudantes atendidos; além de incentivar que as instituições criem sua própria organização escolar, como a adequação do Calendário Escolar às fases produtivas da população atendida e às condições climáticas. Este trabalho teve como objetivo analisar como os professores que atuam na Educação do Campo em Garanhuns, no Distrito de Miracica, compreendem a Escola do Campo. O texto apresenta os avanços que a educação ofertada às populações campesinas sofreu a partir da década de 1930, focando na participação ativa dos movimentos sociais no protagonismo das conquistas educacionais do público campesino. A pesquisa foi realizada na cidade de Garanhuns/PE, com 57 professores de Escolas do Campo do Distrito de Miracica. Utilizamos o questionário e a entrevista enquanto instrumentos de coleta, e a Análise de Conteúdo guiou nossa interpretação dos dados. Através do questionário nos aproximamos de características do perfil do corpo docente do Distrito, identificando-os como um grupo formado com Ensino Superior, predominantemente feminino e jovem. As entrevistas nos mostraram que estes professores compreendem que a Escola do Campo tem o papel de fortalecer a identidade local do alunado, carregando em si o potencial de ofertar melhoria de qualidade de vida ao público atendido e, consequentemente, estimular a permanência da população campesina no campo. Para os docentes, a Escola do Campo deveria considerar as características identitárias locais dentro do fazer pedagógico, embora se admita os desafios enfrentados por quem se compromete em tentar fazê-lo, como a existência de uma única Proposta Pedagógica para todas as escolas do município e a ausência de um Calendário Escolar para as Escolas do Campo.Item PRONERA: educação no campo e a experiência da UAST no Sertão do Pajeú - PE(2021-07-28) Silva, Milena Luiza da; Faria, Maurício Sardá de; http://lattes.cnpq.br/1513772085737367; http://lattes.cnpq.br/5131774491102232O presente artigo possui como tema geral a educação voltada para os trabalhadores e trabalhadoras do campo, especialmente o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) enquanto política pública conquistada pelos movimentos sociais do campo através das suas lutas durante os anos 1990. A compreensão da importância e abrangência do PRONERA será buscada através do estudo da experiência recente do Curso Técnico em Agropecuária com Ênfase em Agroecologia para Jovens e Adultos em Áreas da Reforma Agrária na Região do Sertão do Pajeú - PE, realizado pela Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) da UFRPE. Destaca-se, dentre os resultados, que mesmo com algumas dificuldades, o curso realizado pela UAST representa uma vitória para os movimentos camponeses de Pernambuco e para a universidade pública brasileira, aproximando ainda mais a academia da sociedade.Item Relatório final do estágio curricular obrigatório(2019) Lins, Maria Gabriela Freire; Santos, Maria Elizabete Pereira dos; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/7005094493372410; http://lattes.cnpq.br/7146250311132598Item Relatório final do estágio curricular obrigatório(2019) Lima, Carlos Roberto de; Santos, Maria Elizabete Pereira dos; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/7005094493372410Item Um olhar inacabado do mundo. diversidade, complexidade e movimento(EDUFRPE, 2022) Lima, Jorge Roberto Tavares de
