Navegando por Assunto "Discussões e debates"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Escrita e refacção textual: contribuindo para o desenvolvimento argumentativo das produções textuais dos alunos do ensino médio(2019-01-31) Oliveira, Thiago Roberto Gomes de; Melo, Sandra Helena Dias de; http://lattes.cnpq.br/9741642922205953; http://lattes.cnpq.br/9715053094601033Este trabalho visa à identificação e discussão do processo argumentativo na produção de textos escritos dos alunos do ensino médio, à luz da visão sociointeracionista, baseado em teóricos como Bronckart (1999), Marcuschi (2008), Geraldi (1997) e Suassuna (2011). Tais teóricos propuseram noções e conceitos sobre o texto bem como refletiram sobre o ensino da língua, tomando o aluno senhor de sua história, para o desenvolvimento de seu projeto de dizer e promoção da reflexão através da reelaboração de suas produções. Na elaboração das produções escritas dos discentes, foram necessários seis encontros não sequenciais em uma turma do 3° ano de uma Escola de Referência em Ensino Médio localizada na Região Metropolitana do Recife, utilizando o trabalho com escrita e refacção textual. Ao final de dez produções do tipo dissertativo-argumentativo, cinco foram reelaboradas, obtendo como resultado maior articulação temática e evoluções argumentativas se comparadas com a primeira versão, os discentes em princípio apresentaram dificuldades na apresentação de ideias e desenvolvimento de tese e argumentos. Todavia, através das orientações que foram dadas em sala os estudantes conseguiram desempenho argumentativo melhor. Os resultados apontam que o acompanhamento da produção escrita: planejamento, produção, revisão e refacção do texto promove uma assimilação maior das informações proporcionando um melhor aprendizado significativo.
