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    Madeiras nativas para a fabricação da rabeca nordestina: descrição dos processos mecânicos das madeiras envolvidas na produção e seu impacto na manifestação cultural cavalo marinho
    (2024-02-06T03:00:00Z) Silva, Lais Deosdede da; Nogueira, Marcelo; http://lattes.cnpq.br/3921855854247393
    Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo documentar os processos mecânicos de desdobro das madeiras de espécies nativas utilizadas como matéria prima na construção artesanal de rabecas e o impacto do instrumento na manifestação cultural do Cavalo Marinho. Foram utilizadas como referência para a elaboração desse trabalho, pesquisas realizadas por órgãos públicos, artigos científicos, livros, reportagens, teses e dissertações produzidas que abrangem a descrição do processo de confecção da rebeca pelo artesão Zé de Nininha, residente da cidade de Ferreiros, Zona da Mata Norte Do Estado de Pernambuco, além de bibliografias que detalham as madeiras nativas utilizadas, onde o objetivo é compreender a relevância e o impacto social causado pelo uso do referido artefato na manifestação da cultura popular do Estado de Pernambuco conhecida como Cavalo Marinho. Complementarmente, foram identificadas as singularidades nos procedimentos de entalhe utilizados pelo artesão, estritamente relacionados ao tipo de madeira disponível na região. Observou-se que algumas espécies arbóreas são valorizadas devido às propriedades físicas e mecânicas da madeira que interferem diretamente nas características acústicas e nas técnicas de confecção da rabeca. A produção desse instrumento é passada do mestre para aprendiz, desde a escolha da madeira dentro dos parâmetros ideais até os ajustes finais de entalhe e afinação. Através de levantamento bibliográfico dos processos mecânicos de desdobro das madeiras nativas, e da identificação das espécies florestais utilizadas na confecção desse instrumento, será possível fornecer informações para pesquisas futuras, principalmente na área de Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais e na valorização do conhecimento popular.
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    O vício degradante do coração do homem: arqueologia e o consumo de bebidas alcoólicas no Recife oitocentista
    (2024-02-29T03:00:00Z) Sampaio, Anthony Vinícius Souza; Luna, Cristina Albuquerque de; http://lattes.cnpq.br/4941715690112297; http://lattes.cnpq.br/2140646935718545
    O presente trabalho tem por objetivos observar as posturas sociais e médicas na cidade do Recife oitocentista relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas, frente às mudanças no âmbito social e higienista que vão se consolidar principalmente a partir da segunda metade deste século. Com a mudança do regime governamental do Brasil de Colônia para Império, vemos que a realidade da população muda de acordo com o cotidiano e a adaptação a novas maneiras e costumes. O Recife, sob a influência das sociedades europeias, sobretudo a França e a Inglaterra, inicia um processo de “modernização”, que perdura por todo este século, afetando o dia a dia de toda a população, no qual a elite passa a buscar um novo modelo de sociedade. Essa procura também afeta o contexto do consumo das bebidas alcoólicas, que vai passar por inúmeras imposições em sua prática, ditada pela elite. Com isso, a partir dos estudos bibliográficos acerca da cidade, as fontes históricas escritas, e dos fragmentos de garrafas e garrafas inteiras de vidro (cultura material) proveniente das escavações arqueológicas do Sítio Arqueológico do Pilar, no Bairro do Recife, baseamos nossa análise para compreender um pouco mais a história da sociedade recifense a partir de seu cotidiano, através de uma visão cultural e social.
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    Os objetos utilitários de cozinha e mesa posta no Recife oitocentista: a cerâmica como modelagem da cultura
    (2024-09-27T03:00:00Z) Moura, Dayane Gomes de; Luna, Suely Cristina Albuquerque de; http://lattes.cnpq.br/4941715690112297; http://lattes.cnpq.br/0346614970748528
    O presente trabalho monográfico explicita os usos da cerâmica utilitária para cozinha e mesa posta no Recife Oitocentista. Deste modo, procurou-se compreender as modificações sociais e estruturais na cidade do Recife imbuídas do olhar modernizante. Como também, as relações estabelecidas entre o Sítio Histórico do Pilar e os fragmentos encontrados - com destaque para as cerâmicas - e por fim, de como a arte e o patrimônio são construções sociais. Dispõe do objetivo de compreender a relação estabelecida entre os objetos cerâmicos e o cotidiano oitocentista, examinando o que estava posto para a cidade, para então analisar os fragmentos - reconstruindo-os se necessário, e o consumo de objetos cerâmicos entre os grupos sociais do século em análise. Com o intuito de alcançar tais objetivos utilizou-se como método as abordagens, qualitativa - a materialidade, quantitativa - recorrência no sítio arqueológico e a comparativa - cultura ceramista versus seus utilizadores. Os resultados, por sua vez, revelaram a presença plural de objetos cerâmicos, destacando-se as panelas, alguidares e jarras. Diante dos resultados, podemos concluir que a arte cerâmica é ampla e que o registro arqueológico revela as facetas das vivências sociais tanto dos antigos moradores do Pilar, quanto do próprio Recife.
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