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Navegando por Assunto "Crianças com deficiência"

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    A inclusão de crianças com deficiência nos anos iniciais em um município de Pernambuco
    (2022-10-05T03:00:00Z) Diniz, Aniely Andreza Silva Tavares; Amorim, Maria do Rosário de Fátima Brandão; http://lattes.cnpq.br/5330024930917910; http://lattes.cnpq.br/8614975484114105
    Aprovada pela Conferência Mundial sobre Educação para Todos, em Jomtien, Tailândia, 1990. Há mais de quarenta e dois anos, as nações do mundo afirmaram na Declaração Universal dos Direitos Humanos que "toda pessoa tem direito à educação". Em 1989, um ano após a Constituição Brasileira, o nosso país assegurou a inclusão da criança com deficiência no sistema regular de ensino, assegurada pela Lei nº 7.853/89, tornando obrigatória e gratuita a oferta da Educação Especial em escolas públicas. Entretanto, ainda encontramos nos dias atuais dificuldades e falta de preparo de algumas instituições escolares para acolher e dar suporte para que os alunos com deficiência permaneçam em sala de aula. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo, investigar como se dá a inclusão das crianças com deficiência nas escolas dos anos iniciais em um município localizado na Mesorregião do Agreste Pernambucano. Apoiamo-nos em autores como; Santos (2016), Glat (2007), Mantoan (2003), Ferreira, Lima e Garcia (2015), Rodrigues (2018), Ropoli et al. (2010) entre outros. A metodologia utilizada foi quali-quantitativa. Para coleta de dados foram utilizados questionários aplicados aos professores da rede municipal, por meio do Google forms®, bem como análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos - PPP das escolas dos anos iniciais e do Plano Municipal de Educação - PME. Os resultados apontaram que embora os PPPs e o PME tratem de uma educação inclusiva, a realidade encontrada aponta para uma direção contrária. Foi identificado que não há diálogo entre o professor da sala regular e o AEE. Outro dado relevante foi que o AEE não atende toda a demanda que o município necessita, inclusive falta investimento para a zona rural, portanto, necessita-se de maior investimento inclusivo dentro do município para que haja uma maior equidade e que as crianças possam ter um acolhimento contínuo em todo ano letivo.
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    Aproximações e afastamentos: um estudo sobre as vozes da educação inclusiva em uma escola pública do Recife - PE
    (2023-08-21T03:00:00Z) Silva, Ester Ingrid Santos da; Lyra, Pompéia Villachan; http://lattes.cnpq.br/7469258355920698; http://lattes.cnpq.br/0639384229996907
    Este trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como objetivo compreender as diferentes perspectivas da comunidade escolar relacionadas à educação inclusiva. A mesma é uma abordagem que visa garantir o acesso e a participação de todos os estudantes, independente de suas habilidades ou características individuais em um ambiente educacional comum. Porém, há uma diversidade de opiniões, teorias e práticas que envolvem esse tema, o que acaba resultando em diferentes visões e abordagens. Neste estudo, são examinados os discursos e posicionamentos relacionados à educação inclusiva, a fim de entender as aproximações e afastamentos existentes nas diferentes visões presentes nesse contexto. Para isso, por meio de uma abordagem qualitativa, foram coletados dados a partir de entrevistas presenciais com 11 (onze) profissionais, incluindo 3 (três) professoras, 3 (três) estagiárias e 2 (duas) porteiras. Assim, os dados obtidos foram interpretados e categorizados para identificar os principais pontos de convergência e divergência no campo da educação inclusiva. Com isso, as entrevistas permitiram explorar as percepções e experiências dos entrevistados em relação às práticas inclusivas, desafios e as possibilidades encontradas nesse contexto. Os resultados obtidos neste estudo revelam que as vozes da comunidade escolar, sobretudo, a respeito da educação inclusiva, são plurais e representam uma diversidade de ideias e concepções. Por isso, identificam-se pontos de convergência, como a valorização da diversidade e o reconhecimento da importância da inclusão, como também divergências, relacionadas aos desafios enfrentados na implementação de práticas inclusivas, a falta de conhecimento sobre o verdadeiro conceito de educação inclusiva, e a ausência de recursos e formação adequada.
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