Navegando por Assunto "Contextualização do conteúdo"
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Item Análise das compreensões de alunos após o desenvolvimento de uma intervenção didática com a temática biogás no ensino de compostos orgânicos(2019-12-18T03:00:00Z) Santos, Daysnan Nicolly Arcanjo dos; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/8660965015640257A contextualização no ensino de Ciências, e mais especificamente no ensino de Química, tem sido considerada como uma forma de possibilitar que os alunos encontrem significados para os conteúdos abordados na sala de aula. Nesta perspectiva, uma das possibilidades de contextualização é a partir da Abordagem Temática Freiriana (ATF). Diante diversas temáticas possíveis para o ensino de Química a partir da ATF, destacamos a temática dos biocombustíveis, mais especificamente do biogás, devido aos seus inúmeros benefícios ambientais e econômicos. Portanto, nesta pesquisa tivemos o objetivo de analisar compreensões dos alunos após o desenvolvimento de uma intervenção didática com a temática Biogás no ensino de compostos orgânicos. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi desenvolvida em uma escola de referência em ensino médio da rede pública de ensino da zona norte do Recife, contou com a participação de vinte e oito alunos da terceira série do ensino médio, mas apenas treze alunos participaram da coleta dos dados, e foi conduzida a partir das seguintes etapas: 1) elaboração da intervenção didática; 2) aplicação da intervenção didática; e 3) análises dos dados. Com base nas análises realizadas, podemos dizer que as compreensões dos alunos: 1) foram positivas diante da atividade experimental Produção de Biogás e apontaram aspectos relevantes constitutivos do processo de um biodigestor, como, por exemplo, a utilização da matéria orgânica para produção do biogás; 2) foram relativas aos compostos orgânicos envolvidos na produção de biogás, como, a produção e a combustão do metano com produção de gás carbônico; 3) envolveram relações entre o biogás e aspectos socioeconômicos, como por exemplo, o custo-benefício da produção do biogás com vistas a sustentabilidade e as questões econômicas, principalmente para as zonas rurais. Contudo, a partir das compreensões dos alunos identificadas, podemos dizer que a intervenção didática parece não ter garantido compreensões dos alunos acerca de outros aspectos relacionados aos compostos orgânicos, como, por exemplo, nomenclatura dos compostos orgânicos envolvidos no funcionamento do biodigestor para a produção de biogás. Nesta direção, visando uma nova agenda de pesquisa, propomos que a intervenção didática elaborada, desenvolvida e analisada nesta pesquisa seja repensada na perspectiva de subsidiar os alunos na compreensão de outros conteúdos químicos relativos aos compostos orgânicos envolvidos na temática do biogás.
