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Navegando por Assunto "Consumidores - Educação"

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    A educação do/a consumidor/a e o exercício da cidadania: o papel da escola para a prática do consumo consciente e a prevenção do endividamento familiar
    (2025-03-20T03:00:00Z) Cardoso, Thiago Marques; Silva, Maria Zênia Tavares da; http://lattes.cnpq.br/6150329073394875; http://lattes.cnpq.br/0797780076842894
    Este estudo busca discutir a educação do consumidor no ensino fundamental e o exercício da cidadania. O objetivo central é compreender de que maneira a introdução de temas relacionados ao consumo consciente e responsável no ambiente escolar pode contribuir no comportamento das crianças, exercício da cidadania e redução do endividamento. Para alcançar esse objetivo, foi realizado um estudo por meio de revisão bibliográfica sobre educação do consumidor. Os resultados esperados incluem a identificação de uma relação positiva entre a educação do consumidor no ensino fundamental e a adoção de hábitos de consumo mais conscientes pelas famílias. Além disso, a pesquisa pretende explorar a influência das crianças na dinâmica familiar de consumo, identificando como os conhecimentos adquiridos na escola podem impactar as decisões financeiras e os níveis de endividamento familiar. Espera-se que a educação do consumidor, quando inserida de forma eficaz no currículo escolar, possa desempenhar um papel crucial na promoção de práticas de consumo mais responsáveis na melhoria da qualidade de vida das famílias, redução do endividamento e contribuindo para uma sociedade mais consciente e cidadã.
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    A experiência de estágio em Ciências do Consumo na unidade de atendimento do PROCON Pernambuco em Camaragibe/PE
    (2023-09-12) Matias, Beatriz Lins; Silva, Maria Zênia Tavares da; http://lattes.cnpq.br/6150329073394875; http://lattes.cnpq.br/5025084228056234
    O presente trabalho resulta da experiência de Estágio Supervisionado Não Obrigatório (ENO), posteriormente alterado para Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado no período de 02/01/2023 a 09/09/2023, no Procon/Camaragibe, órgão de proteção e defesa do consumidor situado no centro da cidade de Camaragibe/PE que está inserido dentro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) da Prefeitura Municipal de Camaragibe (PMCG). Devido a inquietações acerca das relações de consumo, tive o interesse em estagiar e vivenciar a experiência de funcionamento em um órgão de defesa de consumidor/a. Por acreditar que um órgão de defesa de consumidor/a não está somente apto para proteger, mas também para educar consumidores/as e assim, contribuir para o exercício da cidadania por parte dos mesmos, é que tive o interesse em aliar o conhecimento obtido na vida acadêmica ao Procon Camaragibe. O estágio teve o objetivo de desenvolver um trabalho de educação para o consumo, através de palestras e ações educativas, a partir dos conhecimentos adquiridos no curso de Ciências do Consumo. Em virtude da necessidade do órgão, foram realizadas diversas atividades. Dentre essas, realização de oficinas temáticas sobre consumo e educação do/a consumidor/a, promoção de ações em espaços públicos, elaboração de materiais educativos, divulgação das ações do Procon/Camaragibe, organização e gestão processual, planejamento, organização e controle das atividades, atendimento online e presencial de consumidores/as, notificação de empresas, abertura de reclamações e avaliação mensal das atividades direcionadas pela coordenadoria do posto de atendimento. Dessa maneira, foi possível dimensionar o trabalho desta instituição, como também acompanhar administrativamente o seu funcionamento. Essa experiência contribuiu para entender o trabalho e a responsabilidade que o Procon Camaragibe possui para a sociedade.
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    Educação para consumo consciente e sustentável
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Ciências Domésticas, 2009) Silva, Maria Zênia Tavares da
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    Entendendo as informações contidas nos rótulos de alimentos para um consumo consciente
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Ciências Domésticas., 2011) Maciel, Maria Inês Sucupira
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    Os/as consumidores/as e o superendividamento: um estudo sobre as estratégias do Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS) em Recife/PE
    (2018-12-20) Oliveira, Irani Pereira de; Albuquerque, Hortência Cruz de; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473
    Historicamente a população brasileira construiu uma relação adversa com a administração das finanças pessoais. Os longos períodos de crise econômica, má distribuição de renda e oportunidades, delegaram às famílias hábitos de consumo incompatíveis com o nível de renda mínimo do país. A crescente produção de mercadorias, o avanço do crédito para sua aquisição e a constituição da cultura de consumo, são alguns fatores que corroboraram para a consolidação e a propagação de uma sociedade “superendividada”. Na contemporaneidade, os/as consumidores/as sequer precisam comprovar renda para ter acesso ao crédito e assim adquirir bens e serviços, além disso, o consumo tem operado como via de significação e inserção social. A facilitação do acesso ao crédito não trouxe consigo a educação financeira, e a falta desta podem contribuir para que as famílias não usufruam de uma melhor qualidade de vida, podendo assim desencadear problemas como: endividamento, superendividamento, conflitos familiares e de saúde. Neste sentido, esse trabalho é fruto de uma experiência de estágio vivenciada no Núcleo de Apoio aos Superendividados (NAS/PROCON/PE) e tem como objetivo analisar as principais estratégias para a educação do consumidor e consequências do superendividamento enfrentado pelos/as consumidores/as que utilizam os serviços do NAS. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório e natureza qualitativa. Pode-se indicar, como conclusão, que o problema do superendividamento está para além da falta de educação financeira e se materializa a partir do acesso precário à recursos financeiros, além dos incentivos a uma cultura de consumo insaciável que agrega aos bens valores, emoções, e sentimento de pertencimento.
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