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Navegando por Assunto "Conscientização racial em crianças"

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    Escolas e intolerância religiosa: crianças de Axé e discriminações enfrentadas no ambiente escolar
    (2021) Silva, Hyago Werner Almeida; Lira, Wagner Lins
    O presente artigo apresenta um recorte das pesquisas bibliográficas que versaram sobre investigações acerca do dia a dia das crianças de Axé em ambientes educacionais. Neste sentido os estudos apontam para uma gama de discriminações, intolerâncias e agressões sofridas pelas mesmas, justamente, em espaços que têm por objetivo essencial o de ensinar, tolerar e respeitar as diferenças em prol do exercício inclusivo e multicultural. O texto em tela reforça a importância destes estudos e esforçam-se diante da efetiva aplicação da Lei 10.639/03, que torna obrigatório - no currículo da Educação Básica - o ensino da História e da Cultura Africana e Afro-Brasileira. Através das pesquisas realizadas foi possível obtermos informações aprofundadas sobre pensamentos e teorias de autores e autoras, com base no tema estudado, para que assim nos fosse possível aprofundar na compreensão do objeto principal de pesquisa, para que, com isso, pudéssemos analisar teoricamente, quais são os fatores que conduzem à intolerância religiosa em ambientes escolares. Por outro lado, este exercício nos fez compreender as reações e as estratégias elencadas pelas crianças de Axé, diante de atos de intolerância religiosa na escola. Por seu turno, a pesquisa bibliográfica mostrou-nos o quanto as políticas públicas influenciam no dia a dia da sociedade, tanto dentro, quanto fora das escolas, pois reforçam a importância da tolerância para com múltiplos saberes, crenças, sujeitos e fazeres, pois educação para as relações étnico-raciais - uma vez o exercício perene da intolerância religiosa - mostra-se enquanto estratégia de importante relevância, quando falamos de exequíveis modelos pedagógicos de enfrentamento e erradicação das discriminações enfrentadas pelas crianças de Axé.
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    “Nada foi em vão”: uma análise sobre as obras de literatura infantis da atualidade como ferramenta de combate ao racismo em sala de aula
    (2023-09-14) Brito, Amanda Cristina Borges de; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739; http://lattes.cnpq.br/0676058058105472
    Após refletir sobre os livros que são comumente utilizados nos espaços escolares relacionados a questões étnico-raciais, me veio o questionamento de que não são produzidas na atualidade obras para que sempre sejam abordadas as mesmas ou se não existe uma real preocupação em buscar obras atuais para serem trabalhadas nas escolas. Com isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e foram selecionados três livros da literatura infantil nacional contemporânea - ''Amoras'' de Emicida, ''O Pequeno Príncipe Preto'' de Rodrigo França e ''Com qual penteado eu vou?'' de Kiusam de Oliveira – com o objetivo de serem analisadas em busca de características que confirmem a existência de produção atual com o foco em se trabalhar as questões étnico-raciais, observando nessas obras as temáticas trabalhadas nos livros e a importância delas no combate ao racismo em sala de aula, analisando a construção das identidades negras dos personagens principais e secundários dos livros. Através deste trabalho foi possível visualizar nos livros estudados aspectos que contribuem para a formação identitária e cultural das crianças, através das características fenotípicas dos personagens como também da cultura, religiosidade, entre outros. Desse modo, fica nítido que existe uma grande e diversa produção feita na atualidade envolvendo as temáticas étnicas e raciais e fica o questionamento de ainda ser tão raro encontrarmos essa variedade nos espaços escolares..
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    O papel da literatura infanto-juvenil afro-brasileira na construção da identidade da criança negra no contexto da educação infantil
    (2020) Santos, Wedja Maria da Conceição; Souza, Ana Paula Abrahamian de
    O presente artigo é o resultado de um estudo que teve como objetivo analisar a importância do uso da contação de histórias, com ênfase na literatura infanto-juvenil afro-brasileira no processo de construção identitária da criança negra no contexto da Educação Infantil. Nesse sentido, para realização desta pesquisa, partimos de uma revisão bibliográfica a qual foi responsável por fornecer os conhecimentos empíricos e teóricos que nortearam este trabalho, em conjunto com um estudo de caso, realizado com professores de uma escola da rede municipal de ensino do município de Chã Grande, Pernambuco, que atuam no âmbito da Educação Infantil, especificamente na fase final dessa modalidade. O instrumento escolhido para a coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada, online utilizando o Googleforms. A análise dos dados nos revelou a importância de desenvolver desde a mais tenra idade um trabalho que contemple a diversidade étnica e cultural presente em nosso país, onde as crianças negras se sintam representadas no mundo das histórias, por meio de referenciais que valorizem as suas características físicas e culturais, para que ela cresça se reconhecendo como parte integrante deste grupo étnico racial. Tendo em vista, que a identidade negra é construída ao longo do tempo e os espaços escolares atuam como parte fundamental nesse processo, os achados dessa pesquisa reforçam o papel da escola no trabalho com essa temática, pois é nesse espaço que a criança começa a lidar com a diversidade, a se reconhecer pertencente a um determinado grupo, onde os livros de literatura infanto juvenil afro-brasileira atuam como fonte de representação cultural dessa etnia.
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