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Navegando por Assunto "Comunicação e tecnologia"

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    A comunicação mediada por computador e os seus impactos
    (2023-09-29) Santos, José Mario Rodrigo dos; Vicente, Renata Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2541553913706614; http://lattes.cnpq.br/5958120943772062
    A Comunicação Mediada por Computador (CMC) se apresenta como um fenômeno de grande importância na forma como transmitimos informações e como nos relacionamos na sociedade contemporânea. Destaca-se, assim, a importância de compreender a situação social e situacional da CMC, considerando que a comunicação online varia de acordo com o propósito comunicativo ou a plataforma utilizada. Nesse contexto, as redes sociais desempenham um papel crucial na criação de mensagens multissemióticas, permitindo o compartilhamento de imagens, vídeos, GIFs, áudios e outros elementos visuais e sonoros para uma comunicação mais rica e expressiva. Isso influencia não apenas como nos expressamos, mas também como interpretamos informações e interagimos com outros. O estudo busca analisar o impacto da CMC na sociedade e nas mudanças linguísticas, identificando suas características fundamentais e a relação com a sociedade contemporânea. Além disso, examina como neologismos e recursos multimodais contribuem para a comunicação e como as percepções sobre a CMC afetam as atitudes em relação às mudanças na linguagem. O estudo busca analisar o impacto da CMC na sociedade e nas mudanças linguísticas, identificando suas características fundamentais e a relação com a sociedade contemporânea. Além disso, examina como neologismos e recursos multimodais contribuem para a comunicação e como as percepções sobre a CMC afetam as atitudes em relação às mudanças na linguagem. Destaca-se a importância de avaliar como os produtores de texto se adaptam quando não têm acesso a recursos multissemióticos, pois a escrita continua sendo uma competência fundamental. Também se enfatiza a necessidade de compreender a diversidade de formas de comunicação online e evitar generalizações que levem a preconceitos ou críticas infundadas. Argumentando-se que as mudanças linguísticas na CMC não ameaçam a língua, mas refletem a evolução natural da comunicação em um ambiente digital dinâmico.
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    Conectaee: sistema de fomento à comunicação multidisciplinar na perspectiva da educação especial
    (2019-12-13) Santos, Eberson Nascimento; Vanderlei, Igor Medeiros; Andrade, Mariel José Pimentel de; http://lattes.cnpq.br/3111765717865989; http://lattes.cnpq.br/7448139435512224; http://lattes.cnpq.br/0397394471678923
    Alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento ou superdotação têm o direito, previsto na legislação, de receber Atendimento Educacional Especializado em complemento às aulas regulares. Este acompanhamento específico deve ser realizado por professores capacitados, de forma a contribuir no processo educacional, assim como inserção na sociedade. Esta perspectiva, no entanto, desencadeia dificuldades no que se refere a comunicação com outros agentes que estão envolvidos na educação dos discentes, tais como professores do ensino regular, pais ou responsáveis e profissionais de saúde. Assim, esta pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento do ConectAEE, que é um sistema de informação Web que busca promover a comunicação desses sujeitos, permitindo o atendimento dos estudantes de forma compartilhada. Para tanto, utilizou-se da metodologia de desenvolvimento de software ágil denominada Scrum, sendo realizado um estudo bibliográfico e entrevistas para fundamentar e modelar o sistema. A solução apresentada foi avaliada através da realização de entrevista de grupo focal com especialistas no tema e permitiu concluir que o sistema tem o potencial de se tornar um grande aliado para ações multidisciplinares no contexto da Educação Especial.
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    O uso do celular como ferramenta pedagógica no curso de licenciatura em pedagogia da UFRPE / Unidade Acadêmica de Garanhuns
    (2018-08-31) Silva, Fernanda Maria de Melo; Alencar, Anderson Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/9517716593738845; http://lattes.cnpq.br/9824271133763123
    O presente trabalho discute o uso do celular na educação, trazendo resultado de uma pesquisa realizada com os alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG). O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos últimos anos causaram mudanças significativas nos âmbitos social, empresarial e educacional. A partir de leituras para a realização desta pesquisa, observamos que a forma de aquisição de conhecimento dos alunos já não é mais centrada nos professores, eles têm usado as (TIC), como por exemplo, celular como ferramenta de aprendizagem, buscando por documentos e tirando suas dúvidas. A pesquisa teve como objetivo geral analisar o uso o do celular feito pelos alunos de curso de Licenciatura em Pedagogia da (UFRPE) / (UAG). Contamos com uma abordagem quantitativa e qualitativa, e os sujeitos da pesquisa foram os alunos do curso de Pedagogia. A pesquisa foi do tipo bibliográfica e de campo. Como instrumento de coleta de dados, nos valemos do questionário. A investigação nos mostrou que os alunos do curso de pedagogia fazem de aplicativos do celular com fim de auxiliar as atividades didáticos pedagógicos. Os mesmos usam para a comunicação, partilhar informações, produzir e editar de trabalhos acadêmicos na sala de aula, realizar leituras, fazem também o uso do sig@UFRPE, do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), além de usares as redes sociais para se comunicar com os demais colegas, e realiza diversas pesquisas em ferramentas de produção online. Desse modo, afirmamos que é frequente a quantidade de alunos que usam o celular na Universidade, com o percentual de 97%. de 153 respondentes. Para os alunos, o uso do celular possibilita autonomia e é uma ferramenta de ensino e aprendizagem.
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