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Navegando por Assunto "Computação móvel"

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    Aplicativo móvel de suporte ao investidor iniciante baseado em análise fundamentalista de dados
    (2021-12-13) Ferreira Júnior, Marcos Eduardo; Burégio, Vanilson André de Arruda; http://lattes.cnpq.br/3518416272921878; http://lattes.cnpq.br/4966069849715181
    Atualmente o Brasil está passando por uma tentativa de se recuperar de uma recessão que começou em 2020 com o início da pandemia de COVID-19. Somando os problemas econômicos gerados pela pandemia, Brasil tem um histórico longo de alternâncias entre recuperação ou recessão da sua economia. A montanha-russa econômica brasileira, gera para a sua população principalmente a mais carente, o desafio de além de pagar suas contas, conseguir poupar ou investir. Hoje existem inúmeras formas de guardar e alocar o dinheiro em lugares que possam gerar um lucro durante o tempo investido, uma delas é o mercado de ações. Comparado aos outros investimentos, o mercado de ações, o risco de investimento é relativamente mais alto. O funcionamento do mercado de ações é visto por muitos como algo complexo, sendo isto uma grande barreira para a entrada de novos investidores. Os investimentos no mercado de ações podem ser feitos seguindo duas vertentes de análises: a fundamentalista e a técnica. Por meio da análise fundamentalista, o investidor verifica os últimos balanços da empresa, e os seus ativos, estuda seus produtos e o mercado na qual está inserida. Após esta análise, o investidor tem embasamento para decidir se quer investir na companhia e ser sócio dela por um período de médio a longo prazo. Pensando nos desafios gerados pela economia brasileira e a dificuldade do brasileiro de obter uma renda além da sua profissão, o objetivo deste trabalho é trazer uma aplicação móvel de fácil uso e linguagem simples, usando fórmulas que combinam diferentes indicadores fundamentalistas. A construção deste aplicativo é baseada nos fundamentos das Heurísticas de Nielsen. Para manter uma linguagem simples, foi usada a técnica do Plain Language, que visa melhorar o processo de comunicação e entendimento, fazendo com que textos e documentos possam ser entendidos na primeira vez que o público alvo lê ou ouve. Na etapa de finalização e verificação da qualidade do produto criado, uma pesquisa usando formulário foi usada para comparar a qualidade do produto criado e seu concorrente.
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    Desenvolvimento e utilização de aplicativos para ensino de astroquímica
    (2022-06-09) Silva, José Ewerton da; Henrique, Mariana Alves; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/3375067276397113; http://lattes.cnpq.br/6546177378625414
    Compreender o Universo que nos cerca é um grande desafio e é por meio da educação que podemos interagir com essa realidade. Despertar o interesse de alunos por Ciências como a Astroquímica tem sido um desafio e a falta de conhecimento nessa área vem trazendo consequências para nossa sociedade, pois é através da Astroquímica que temos conhecimento que o espaço está repleto de moléculas e que muitas moléculas do planeta Terra foram formadas no espaço. A astroquímica é uma ciência multidisciplinar que estuda os átomos, as moléculas e as reações químicas no espaço sideral, bem como compreender a evolução e composição química do universo, os fenômenos químicos que se dão no espaço. Tendo em vista essas dificuldades, o presente trabalho tem como objetivo elaborar uma estratégia didática para utilização de um aplicativo no processo de ensino e aprendizagem da Astroquímica. Atualmente, o uso de tecnologias digitais (TD) vem cada vez mais se popularizando e muitas pessoas têm acesso a smartphones e internet tornando esse recurso ainda mais acessível para fins educativos no processo de ensino aprendizagem. O aplicativo desenvolvido, denominado AstroQuímica, foi criado com auxílio da plataforma “fábricas de aplicativo” conhecido como Fabapp. O AstroQuímica é um aplicativo de conhecimentos químicos relacionados com a Astronomia que objetiva disponibilizar conteúdos e curiosidades sobre a Química do universo. No aplicativo, além de contribuir para o estudo dessa Ciência, o mesmo possibilita verificar seus conhecimentos com questões sobre Astroquímica. Com a finalidade de obter um resultado mais efetivo na resolução problemas enfrentado pelos professores da educação básica foi desenvolvida uma sequência didática (SD) como proposta de uso do aplicativo.
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    Mobiliário escolar e corpóreo
    (2019-07-26) Vasconcelos, Julyana Batista de; Silva, Charles Ricardo Leite da; Rossi, Paulo José; http://lattes.cnpq.br/5484701580473361; http://lattes.cnpq.br/2664342528760612; http://lattes.cnpq.br/9173116185168744
    A pesquisa Mobiliário Escolar e Corpóreo, foi iniciada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aruanda, localizada em João Pessoa/PB, no ano de 2017, contou com a participação de 90 alunos dos 9° anos, e parte da comunidade escolar. Durante o estudo, foi observado uma padronização em relação aos mobiliários escolares, que pressupõe uma uniformização dos corpos, e enfatiza a disciplina como referência na concepção de espaços escolares. O presente trabalho, pretende utilizar a relação corpórea dos alunos no espaço escolar, para propor uma ferramenta criativa de solução de artefatos, que poderá ser utilizada na criação de mobiliários interativos, baseados nos fundamentos de Laban (1978) e da psicologia ambiental. Com base no método de procedimento da pesquisa-ação, utilizamos questionários, representações gráficas, e registros fotográficos, para coletar os dados necessários ao desenvolvimento da proposta. Como técnica de processo criativo, utilizou-se da tecnologia mobile, para ampliar a percepção das formas corporais, por meio da fotografia. A relação entre dança e psicologia ambiental, nos permitiu construir um programa de necessidades para a escola, onde identificamos lacunas referentes aos mobiliários, o que nos levou a vivenciar um estudo de corpo e espaço, surgindo como provocação para investigações futuras, o conceito de Design Corpóreo, criado a partir da psicologia ambiental e do estudo do método de Laban (1978).
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    Planejador de roteiros turísticos: uma aplicação do Problema do Caixeiro Viajante na cidade do Recife
    (2018) Bispo, Rodolfo César; Cysneiros Filho, Gilberto Amado de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/0534822491953359
    Um aplicativo móvel (prova de conceito) foi desenvolvido fornecendo recomendações de rota para turistas que visitam Recife a pé. O turista seleciona os pontos de interesse (POI) que ele deseja visitar e a aplicação recomenda uma rota. O turista pode escolher os pontos de interesse de uma lista de pontos e visualiza-los em um mapa. A aplicação também fornece informações detalhadas sobre os pontos de interesse para auxiliar na escolha. Três algoritmos foram implementados para recomendação da rota. Os algoritmos Força Bruta, Vizinho Mais Próximo e Vizinho Mais Próximo combinado com 2-OPT foram comparados em termos de tempo de execução, impacto no tamanho total do percurso gerado, uso de memória e CPU. O algoritmo da Força Bruta apresentou um tempo de execução hábil em até 8 pontos escolhidos. O Vizinho Mais Próximo afastou-se cada vez mais do roteiro ótimo a medida que a quantidade de pontos aumentava, enquanto que sua combinação com o 2-OPT resultou em uma otimização de até 50 minutos na duração do roteiro.
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