Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Colagem digital"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Colagem digital no ensino de Arte: uma técnica de prática pedagógica mediada pelo uso do smartphone
    (2023-06-06) Oliveira, Graziele Silva de; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/5568886130459536
    A evolução tecnológica tem sido cada vez mais relevante na educação, proporcionando novas possibilidades de ensino e aprendizagem. Dessa forma, a colagem digital surge como uma prática pedagógica, a fim de explorar a criatividade e manifestação de ideias. A pesquisa tem como objetivo geral analisar o uso do smartphone como recurso tecnológico mediador da técnica de colagem digital no ensino de arte, a partir desse pressuposto os objetivos específicos irão discutir o uso do smartphone como um instrumento educacional na Educação Básica, refletir a evolução da colagem manual à digital como manifestação artística e identificar a percepção dos docentes acerca dessas perspectivas. O referencial teórico contemplou discussões sobre o uso do smartphone como equipamento didático, as possibilidades e potencialidades deste dispositivo na práxis docente e a técnica de colagem digital como prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva de abordagem qualitativa, no qual os procedimentos metodológicos adotados consistiram em entrevistar 4 docentes de Artes da Educação Básica, que atendem a rede pública e privada, a partir de um roteiro semiestruturado foi realizado as entrevistas, estas foram gravadas e transcritas. Os dados obtidos indicaram que, o smartphone como ferramenta tecnológica pode minimizar a carência de laboratório de informática, adaptando-o para ser um laboratório Maker em sala de aula e a técnica da colagem digital pode estimular habilidades e competências nos discentes, desenvolvendo futuras afinidades em áreas profissionais. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que o smartphone sendo esse mediador na aplicabilidade da técnica de colagem digital, tem grande potencial significativo, proporcionando aprendizagens inovadoras e inclusivas.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão