Navegando por Assunto "Ciclo de vida profissional"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item As relações entre o ciclo de vida profissional dos docentes e a prática pedagógica na disciplina curricular de Educação Física escolar(2022-10-07T03:00:00Z) Almeida, Danyelle Heloisa Alves de; Lima, Ricardo Bezerra Torres; http://lattes.cnpq.br/0128873517491860; http://lattes.cnpq.br/3340170275863580No ensino básico atuam professores em diferentes fases do ciclo de vida profissional docente. De acordo com Michael Huberman, cada fase possui especificidades provenientes de diversos fatores. Diante disto, esta pesquisa tem como objetivo geral caracterizar os artigos originais publicados a partir de 2014 que analisam as relações entre o ciclo de vida profissional docente e a prática pedagógica na Educação Física escolar. Foi realizada uma revisão sistemática de abordagem qualitativa buscando artigos originais publicados entre 2014 e 2021 em bases de dados e periódicos da área de Educação Física, qualificados entre A1 e B3 na Plataforma Sucupira. A partir de critérios estabelecidos, foram selecionados 14 artigos. O tempo de profissão é um elemento fundamental para aprimoramento didático, tendo em vista as limitações da formação inicial. Além das experiências práticas, a formação continuada contribui no processo de aprimoramento da carreira docente. Assim, o indivíduo constrói gradativamente a sua identidade profissional.
