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    A multimodalidade aplicada ao estudo de charges no ensino fundamental: uma análise de propostas de livros didáticos de português
    (2021-08-20T03:00:00Z) Sousa, Elizangela Pereira de; Pedrosa, Paloma Pereira Borba; http://lattes.cnpq.br/1116526654784440; http://lattes.cnpq.br/6843304492214969
    Compreendemos que a linguagem passa por diversas evoluções, e que a comunicação é um processo que articula vários modos de realização, podendo realizar- se de diversas maneiras. Nas atividades de comunicação pós-modernas, a forte presença da multimodalidade passa a exigir que os sujeitos aprendam novas habilidades de leitura, o que torna necessária a utilização de uma abordagem multimodal nas aulas de língua portuguesa. O presente artigo objetiva discutir a forma como alguns livros didáticos de Língua Portuguesa do 9º ano, aprovados no último Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), propõem o estudo do gênero charge. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste estudo foi a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, na qual foi analisado um capítulo – dedicado ao estudo do gênero em questão – em cada livro de Língua Portuguesa do 9º ano, o Se Liga na Língua e o Conexão e Uso. O trabalho partiu de um questionamento a respeito de que forma os livros didáticos de Língua Portuguesa tratam os aspectos multimodais em atividades de leitura do gênero charge, destacando os posicionamentos de Cavalcante (2008), Dionísio (2002; 2006; 2007; 2014), Kress e van Leeuwen (1996, 2001, 2006), Lima (2015) Menezes e Leal (2019) Sperandio (2012), dentre outros, que discutem e fazem referência às charges e à perspectiva multimodal. Os resultados encontrados mostraram que os livros de Língua Portuguesa estudados, especificamente o capítulo e a unidade analisada, trabalham com gênero charge de maneira multimodal, proporcionando aos estudantes fazer inferências através dos recursos imagéticos e verbais presentes no texto chárgico por meio da leitura crítica e reflexiva.
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    O gênero charge em sala de aula: a construção de sentidos por meio da leitura multimodal
    (2023-12-14T03:00:00Z) Bandeira, Ana Paula da Silva; Pedrosa, Paloma Pereira Borba; http://lattes.cnpq.br/1116526654784440; http://lattes.cnpq.br/3619127005787958
    Este trabalho tem o objetivo de investigar como as múltiplas semioses presentes na materialidade do gênero charge contribuem para a construção de sentidos e, consequentemente, para a compreensão efetiva do texto. Portanto, o conteúdo desse estudo aborda a importância da charge como gênero textual para o ensino de Língua Portuguesa. O método utilizado para a concretização dessa pesquisa é de caráter analítico-bibliográfico em fontes bibliográficas que abordam a temática da pesquisa. A pesquisa bibliográfica seguiu uma abordagem qualitativa e documental organizada em alguns contextos, sobre: os gêneros textuais e o ensino, caracterização e uso da charge; os sentidos da charge; a charge na sala de aula e orientações dos documentos normativos educacionais. A pesquisa conta com autores como Kleiman (2004), Marcuschi (2007), Silva (2004), Dionísio (2007/2011), Rojo (2012) e Libâneo (2018), entre outros, que demonstram que a charge é um gênero que pode ser utilizado de forma eficaz para o desenvolvimento da competência leitora dos estudantes. A multimodalidade presente na charge contribui para a construção de sentidos de diferentes maneiras, a partir da combinação de diversos modos de representação da linguagem, as quais atuam de forma orquestrada na construção da mensagem a ser transmitida; como também ser utilizada para representar ideias ou conceitos que são difíceis de serem expressos apenas através da linguagem verbal; e, também, criar um efeito humorístico ou irônico. A charge é um gênero textual que pode ser utilizado de forma eficaz para o desenvolvimento da competência leitora dos estudantes, pois está presente no cotidiano dos sujeitos, é capaz de despertar o interesse e pode ser utilizado para abordar temas atuais e relevantes para o ensino-aprendizagem do gênero textual.
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