Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Censura"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Ariano Suassuna entre críticas e aplausos: a censura e as polêmicas em torno das filmagens, dos bastidores e do lançamento de ''A Compadecida'' na imprensa (1969)
    (2025-07-21) Silva, Matheus Santos de Oliveira; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/7100418735971492
    Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as polêmicas e os debates jornalísticos em torno das filmagens, do lançamento da primeira adaptação cinematográfica do Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, apresentada em 1969, sob direção de George Jonas. A pesquisa utilizou edições do Diário de Pernambuco (1961-1970) para compreender a recepção da obra no contexto da ditadura civil-militar. O estudo articula a produção do filme com o panorama do cinema nacional, marcado pela censura e por disputas estéticas. Foram mobilizadas fontes jornalísticas primárias e bibliografia especializada sobre o regime militar, o teatro de Suassuna e o cinema brasileiro. Os resultados revelam que a obra foi alvo de críticas dissonantes. A pesquisa identificou também que Suassuna, co-autor do roteiro da película, participou ativamente do debate público. As conclusões reforçam a importância dessa produção como objeto de estudo, não apenas pela adaptação de um clássico do teatro brasileiro, mas pela complexidade das relações entre cultura e política durante os anos de exceção no Brasil.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Os ecos da ditadura militar nas bibliotecas da UFRPE: as ausências percebidas
    (2022-06-02) Silva, Isaac Beserra da; Bezerra, Rozélia; http://lattes.cnpq.br/0968758655400113
    Este trabalho analisará as permanências das censuras impostas durante a ditadura civil-militar. Nesse contexto, duas escritoras, diletas pelo público e pelos pares, tiveram suas obras confiscadas e queimadas. A saber, Cassandra Rios e Adelaide Carraro. A arte destas autoras foram rotuladas e sumariamente reprimidas. Para um aluno as bibliotecas universitárias são como um baluarte de conhecimento e formadora de saberes, ao examinarmos a pluralidade discursivas e o posicionamento da biblioteca em seu escopo de seleção e o controle dos livros pelos detentores do poder analisaremos a influência e procuremos conhecer o impacto sobre as obras e responder a questões como: será que os ecos da ditadura civil-militar estão nas estantes das bibliotecas da Universidade Federal Rural de Pernambuco? Quais as ausências percebidas?
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A piada da censura: L. L. e o discurso cômico controverso
    (2023-04-28) Silva, Karen Aryadna Nascimento da; Falcão, Carolina Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/9887570122994623
    This paper aims to discuss the normalization that has been given to the speeches of comedian L. L., and how they are quickly commented and shared as just a joke. The increase of this kind of Stand Up comedy and how the digital space has an influential role was noticed. In this way, L. L. uses the digital space as a way to promote a "free manifestation", as if there was no ethical regulation in society. Based on the understanding of the political role of comedy and the social function of humor, we propose a Content Analysis (CA) of L. L.' posts, seeking to approach the understanding of the social problems that involve his discourse on the Internet, having as a central term, the signifier "censorship". With this analysis, the research suggests that the comedian uses two strategies to convey his message. The first is controversy, through the use of the word censorship, as a vector to gain audience and visibility in the network economy. The second, the use of the word censorship also with an active discourse, when he suffers attempts to ban his speech.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão