Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Cafeterias"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Características conceituais de cafeterias especializadas e comportamento do consumidor: análise de um estabelecimento no Recife
    (2023-09-20) Lima, Izabelh Silvina de Paula; Calabria, Ericka Maria de Melo Rocha; http://lattes.cnpq.br/3564220946174205; http://lattes.cnpq.br/9994022097407428
    O Brasil é o maior produtor e exportador de café mundial e o segundo maior consumidor da bebida. Ao longo dos anos, a forma de consumo foi mudando e o paladar brasileiro tornou-se mais exigente, migrando para o consumo dos cafés gourmets e especiais. Considerando as mudanças no mercado do café, o aumento de estabelecimentos voltados para este nicho de negócio e suas características, é importante analisar como a atmosfera, o tipo de serviço e produtos oferecidos pelo estabelecimento influenciam e estão relacionados ao comportamento e perfil do consumidor de cafés especiais. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi caracterizar a atmosfera e o comportamento do público em uma cafeteria de cafés especiais, compreender a relação da proposta de negócio e a atmosfera, observar as características do público e avaliar o comportamento do consumidor diante dos serviços e produtos ofertados. Foi realizado um levantamento bibliográfico, escolhida uma cafeteria especializada da Zona Norte do Recife, a partir do método observacional foi feito um levantamento qualitativo dos atributos do ambiente e qualiquantitativo do perfil e comportamento dos comensais durante seis visitas, após a coleta dos dados, estes foram analisados e relacionados com o referencial bibliográfico. Diante dos resultados, conclui-se que a cafeteria estudada atende aos requisitos de uma cafeteria especializada, traz o conceito de terceiro lugar para seus clientes e apesar de não atender a atributos considerados essenciais para os frequentadores de cafeterias de estudos anteriores, possui nota alta de avaliação no Google, o que denota o alinhamento da proposta de negócio.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão