Navegando por Assunto "Cálculo mental"
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Item Concepções de professores de matemática da educação básica acerca do cálculo mental(2025-05-10) Alexandre, Elizabeth Cristina da Silva; Santana, José Edivam Braz; http://lattes.cnpq.br/4141666207667732; http://lattes.cnpq.br/1063606291589390Esta pesquisa teve por objetivo investigar a concepção de professores de Matemática de diferentes etapas da Educação Básica acerca do cálculo mental e identificar seus conhecimentos sobre as estratégias e as funções social e pedagógica do cálculo mental, considerando que a abordagem didática utilizada pelos professores indica o tipo de mentalidade docente que orquestra esse recurso cognitivo; e que suas concepções e práticas pedagógicas modelam as percepções dos estudantes, e influenciam, dicotomicamente, o desenvolvimento de uma mentalidade fixa e procedimental ou uma mentalidade matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que o instrumento de produção de dados utilizado foi um formulário, composto por seções com perguntas sobre o perfil profissional dos professores de Matemática; o conhecimento e ensino das estratégias de cálculo mental; e as concepções acerca do tema. Nos resultados obtidos, pelas respostas dos professores participantes, constatou-se que, apenas dois dos cinco professores concebem a função social e a função pedagógica do cálculo mental, enquanto os outros três professores concebem apenas a função social. Fato indicador da valorização do conhecimento experiencial dos estudantes dentro do planejamento didático. No entanto, a falta de percepção da função pedagógica aponta para a imprescindibilidade da formação docente sobre as estratégias do cálculo mental como instrumento didático potencializador para a formação da mentalidade matemática quando mediado sob uma intencionalidade didática que contemple a conexão dos conhecimentos experienciais dos alunos e a cientificidade dos conhecimentos escolares e assim propicie aos estudantes a ambientação ideal para a aprendizagem matemática efetiva e aplicável à tomada de decisão consciente.
