Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Cálculo mental"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura Disponível
    Item
    Concepções de professores de matemática da educação básica acerca do cálculo mental
    (2025-05-10) Alexandre, Elizabeth Cristina da Silva; Santana, José Edivam Braz; http://lattes.cnpq.br/4141666207667732; http://lattes.cnpq.br/1063606291589390
    Esta pesquisa teve por objetivo investigar a concepção de professores de Matemática de diferentes etapas da Educação Básica acerca do cálculo mental e identificar seus conhecimentos sobre as estratégias e as funções social e pedagógica do cálculo mental, considerando que a abordagem didática utilizada pelos professores indica o tipo de mentalidade docente que orquestra esse recurso cognitivo; e que suas concepções e práticas pedagógicas modelam as percepções dos estudantes, e influenciam, dicotomicamente, o desenvolvimento de uma mentalidade fixa e procedimental ou uma mentalidade matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que o instrumento de produção de dados utilizado foi um formulário, composto por seções com perguntas sobre o perfil profissional dos professores de Matemática; o conhecimento e ensino das estratégias de cálculo mental; e as concepções acerca do tema. Nos resultados obtidos, pelas respostas dos professores participantes, constatou-se que, apenas dois dos cinco professores concebem a função social e a função pedagógica do cálculo mental, enquanto os outros três professores concebem apenas a função social. Fato indicador da valorização do conhecimento experiencial dos estudantes dentro do planejamento didático. No entanto, a falta de percepção da função pedagógica aponta para a imprescindibilidade da formação docente sobre as estratégias do cálculo mental como instrumento didático potencializador para a formação da mentalidade matemática quando mediado sob uma intencionalidade didática que contemple a conexão dos conhecimentos experienciais dos alunos e a cientificidade dos conhecimentos escolares e assim propicie aos estudantes a ambientação ideal para a aprendizagem matemática efetiva e aplicável à tomada de decisão consciente.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão