Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Blogs"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Blog : percurso sócio-histórico de um gênero da esfera privada para a pública
    (2024-08-08) Almeida, Mikael Missias Conserva; Pedrosa, Paloma Pereira Borba; http://lattes.cnpq.br/1116526654784440; http://lattes.cnpq.br/2069044588200022
    A prática ancestral de registrar experiências pessoais em diários evoluiu com os blogs, que transformaram um gênero predominantemente privado em um formato público. Os blogs mudaram profundamente a maneira como indivíduos compartilham suas vidas íntimas, oferecendo uma nova expressão e audiência. Plataformas como o Blogger popularizaram os blogs, que se transformaram ao longo do tempo, dando origem a formatos como vlogs e audioblogs. Essa evolução também impulsionou o microblogging, respondendo à necessidade crescente de consumir informações de forma rápida e dinâmica. Nesse sentido, a presente pesquisa investiga a trajetória evolutiva do gênero blog, destacando os elementos sociorretóricos e linguísticos envolvidos nesse processo, compreendendo como influências e demandas sociais moldaram o surgimento e desenvolvimento desse gênero, culminando em ramificações como vlogs e audioblogs. Utilizando uma revisão bibliográfica qualitativa, com ênfase na análise histórica e diacrônica do gênero blog, o estudo revela como esse gênero, inicialmente uma forma de diário pessoal baseado em links, se transformou em uma plataforma pública e multifuncional. Os resultados da pesquisa evidenciam que as necessidades e expectativas da sociedade exercem profunda influência na utilização e evolução dos gêneros textuais. A introdução de novas tecnologias desempenha um papel crucial no aparecimento de novos gêneros, enquanto alguns gêneros antigos tornam-se obsoletos. Assim, este estudo oferece uma base sólida para futuras investigações sobre a dinâmica dos gêneros textuais na era digital.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Do diário de viagem ao blog: que tal levar essa viagem para a sala de aula?
    (2025-03-12) Silva, Edilma Nascimento da; Gomes, Valéria Severina; http://lattes.cnpq.br/8893406062883304; http://lattes.cnpq.br/2712057374786605
    O presente artigo foi produzido para abordar a evolução do diário de viagem e a sua transição para o blog de viagem, um diário referente ao século XIX, XX e XXI, e um blog de viagem. Há vários exemplos, mas, para produção do artigo, vai ser utilizado o gênero textual diário de viagem, considerando que os gêneros textuais são flexíveis e sofrem mudanças ao longo do tempo também foi utilizado o blog, que é uma transmutação do diário. O objetivo é mostrar a evolução do gênero diário de viagem, bem como demonstrar a importância desse material tão rico em história que pode ser didatizado na sala de aula, contribuindo para construção de novos conhecimentos, compreendendo a historicidade do texto. Toma-se como base o conceito de tradição discursiva (Coseriu, 1980; Kabatek, 2006; Zavam, 2017) e a história do diário (Costa, 2008) de forma diacrônica para poder mostrar a evolução do diário de viagem ao blog. O estudo revelou que esses gêneros fazem parte do cotidiano das pessoas, usam, para efeito de comunicação, recursos verbais e não verbais e podem ser utilizados em sala de aula de forma reflexiva acerca da língua e dos textos.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão