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    Álcool e gravidez: uma proposta de caso interdisciplinar como recurso de ensino
    (2023-08-31) Torres, Maria Vitória Soares; Cadena, Marilia Ribeiro Sales; http://lattes.cnpq.br/6434031656742674; http://lattes.cnpq.br/8969561225996337
    Estudos de caso podem ser úteis no âmbito educacional para ensino interdisciplinar, podendo englobar diferentes assuntos contextualizando para uma aprendizagem significativa, inclusive para ensino de biologia. Nesse tema, casos interdisciplinares podem envolver ciências morfológicas, genética e fisiologia com um tópico que os integre, como é o efeito do álcool nos organismos. Sabe-se que o álcool é considerado uma droga lícita social por causa do seu grande consumo na sociedade em diversas ocasiões, como festividades e comemorações. Quando esse consumo de álcool é feito por mulheres grávidas, pode ocasionar malformações no embrião como defeitos congênitos e problemas no neurodesenvolvimento. Esses danos são conhecidos como Transtorno do Espectro do Alcoolismo Fetal (TEAF) e em casos mais graves, a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). Para compreender esses efeitos, são realizados estudos em modelos animais, como o peixe-zebra que se tornou uma preferência na comunidade científica, devido a sua homologia com os seres humanos, tamanho e transparência dos embriões, entre outras características. Este trabalho teve como objetivo elaborar e validar o estudo de caso que teve como tema efeitos do álcool na gravidez, envolvendo questões da fisiologia, embriologia e genética. Como metodologia, foi elaborado estudo de caso interdisciplinar sobre o tema em questão e questionário para validação por juízes avaliadores (6). O questionário conteve questões sobre o perfil socioeconômico dos juízes; avaliação se o documento atende os critérios de um bom estudo de caso; e avaliação do recurso de ensino propriamente dito quanto aos seus objetivos, estrutura e apresentação e relevância. Como resultados, pode-se observar que de acordo com o Coeficiente de Validação de Conteúdo (CVC), o estudo de caso obteve CVC > 0,90 sendo esse resultado um critério para validação.
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    Elaboração e validação de estudo de caso para entender a relação e importância da alimentação e do exercício físico no controle da acne
    (2023-04-13) Guimarães, Emmanuel Sousa; Cadena, Marilia Ribeiro Sales; http://lattes.cnpq.br/6434031656742674; http://lattes.cnpq.br/9031498492518173
    A acne é uma doença muito comum entre adolescentes e a pele é um órgão que precisa ser abordado durante o ensino de Biologia na escola. Pesquisas recentes apontam que o quadro clínico da acne pode obter melhora com implementação de dieta de baixo índice glicêmico e a prática regular de atividade física. Desta forma, o presente trabalho objetiva a elaboração e validação de um estudo de caso como recurso de ensino para auxiliar professores e alunos do Ensino Médio na compreensão da fisiopatologia da acne e a relação da doença com a alimentação e com o exercício físico. Para atender aos objetivos deste trabalho, foram consultadas pesquisas que tratam da relação da acne com a alimentação e dos impactos da prática de exercício físico na saúde da pele. A maioria dos estudos que relacionam a alimentação com a acne mostrou-se favorável à piora do quadro clínico em pacientes que seguiam dietas de alto índice glicêmico e rica em laticínios. Os efeitos indiretos do exercício físico na pele estão relacionados com a melhora da hidratação e redução do estresse. Em seguida foi feita a produção de estudo de caso interdisciplinar posteriormente submetido à análise de juízes consultores (8) da pesquisa. Após a verificação dos avaliadores, foi calculado o índice de validação de conteúdo (IVC). O estudo de caso redigido após a revisão da literatura foi avaliado pelos juízes com IVC global 0,95 para as características de um bom estudo de caso e de 0,95 para as características de um produto de ensino. Conclui-se que após elaboração e validação do estudo de caso, este recurso de ensino foi validado.
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    Guia das aves do campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE
    (EDUFRPE, 2020) Pereira, Glauco Alves; Passos Filho, Paulo de Barros; Oliveira, Fernanda Gabriela Santos de; Leal, Edson Silva Barbosa; Borges, Sawana Caroline de Aquino; Neves, Rachel Maria de Lyra; Telino Junior, Wallace Rodrigues; Azevedo Júnior, Severino Mendes de
    A ideia da elaboração deste guia surgiu nas dependências da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), durante as aulas de Ecologia de Aves da primeira turma do Mestrado em Ecologia, no segundo semestre de 2011. Essa primeira turma concluiu, com êxito, o Mestrado em 2012. De lá para cá, muita coisa mudou no campus, mas outras continuaram quase que da mesma forma como deixamos: alguns departamentos surgiram, outros foram ampliados, com a construção de novos prédios, mas as aves que habitam o campus diariamente, lá estão; elas se reproduzem, se alimentam, dormem, enfim, realizam todo o seu ciclo de vida no campus, contudo, de forma invisível para a maioria que trabalha, estuda ou transita pela Universidade. O propósito inicial desta obra foi diminuir essa“invisibilidade” das aves, fazendo com que as pessoas percebamque o campus é ‘vivo’, pois as aves que ali habitam realizam interações ecológicas importantes para a nossa saúde e bem-estar, pois controlam as populações de animais que podem trazer riscos à saúde, como ratos e mosquitos transmissores da dengue, Aedes aegypti e A. albopictus. Além disso,as aves são importantes elementos na dispersão de sementes e no processo de polinização, colaborando diretamente na restauração e na reprodução dos vegetais. Mesmo com as áreas verdes existentes no campus, e sabendo da importânciade sua manutenção, poucos estudos foram publicados sobre a avifauna existente naUFRPE. A maioria das informações está no livro ‘Aves no Campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco’ (Farias & Mendes, 1995), e em alguns anais e resumos. Compilando esses dados, e indo exaustivamente ao campo, surgiu esta obra, que retrata 70 espécies de aves e divulga a listagem das aves da UFRPE, atualmente com 118 espécies.Esperamos que este livro satisfaça a curiosidade dos discentes, professores, observadores e amantes das aves, e que possa despertar o interesse das pessoas que queiram adentrar no mundo da Ornitologia e/ou da observação de aves (Birdwatching).
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    Historiae rervm naturalivm: ensaios históricos culturais sobre as ciências biológicas
    (EDUFRPE, 2016) Almeida, Argus Vasconcelos de
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    Projeto ComCiência – Entendendo o Mundo através da Ciência
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Biologia, 2009) Alves, Marcos Souto
    O Projeto ComCiência – Entendendo o Mundo através da Ciência - visa o desenvolvimento de ações que integrem a universidade e a sociedade, através de atividades de ensino de ciências e biologia com repercussão no desenvolvimento da cidadania, inclusão social e geração de renda. O Projeto também contribuirá para a inclusão social de pessoas com necessidades educativas especiais, principalmente deficientes auditivos e visuais e na assistência as instituições públicas de ensino fundamental, médio e educação de jovens e adultos com programas de ensino, pesquisa e extensão. Serão selecionados dez alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O Projeto será desenvolvido seguindo as etapas: - Concepção e qualificação da equipe envolvida:realização de reuniões temáticas para planejamento das ações, qualificação, estratégias de produção de material; - Parcerias com Instituições de ensino:contatos para estabelecer convênios de cooperação técnico-científica; - Programa de geração de renda – aprender fazendo: desenvolvimento de atividades econômicas, o aprender fazendo com base científica. - Oficinas temáticas:avaliação do nível de percepção dos alunos, intervenção educativas e avaliação. - Laboratório de produção de material didático-pedagógico: criação de material multimídia, construção de peças, jogos e experimentos, preferencialmente utilizando material reaproveitado ou de baixo custo, principalmente para surdos e cegos.
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    A residência pedagógica na formação de professores de Biologia: relato de experiência
    (2021-03-03) Silva, Mirelle Pereira da; Silva, Flávia Carolina Lins da; Silva, Marliete Maria Soares da; http://lattes.cnpq.br/6064066939275575; http://lattes.cnpq.br/7547725170997480; http://lattes.cnpq.br/1088480075725469
    The Pedagogical Residency Program (PRP) was created to improve the teaching practices of graduates and consequently improve the construction process in teaching. Residents through the program had contact with basic education while undergraduate, from the second half of the course, providing teaching experiences through school life and collaborating with their professional development. The present work aimed to describe the experiences of a student of the Degree Course in Biological Sciences at the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), during the participation’s period in the Pedagogical Residence Program, working at the Antônio Correia de Araújo School, in the city from Camaragibe (PE). In this way, the experience report covered the experiences of a resident, from the introduction to the program until the period of immersion in school, describing the activities carried out and their perceptions from the first contact in basic education, in addition to portraying the importance of PRP for teacher training. The program collaborated to strengthen some aspects of teaching, as well as the association of practice and theory, development of a dynamic learning format, provided knowledge about the pedagogical processes and a deeper experience, in addition to the mandatory internships. In view of the situations experienced by the resident, the program added significantly to her training, as it made it possible to know and experience the daily life of the wanted profession before the beginning of her career.
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    Super Frostão: um herói anfíbio
    (EDUFRPE, 2019) Dias, Emerson; Santos, Ednilza Maranhão dos
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    Uso de metodologias ativas como recurso para o ensino de biologia animal: relato de experiência do programa de monitoria
    (2023-04-04) Santos, Amanda Roma França dos; Cidreira Neto, Ivo Raposo Gonçalves; Guilherme, Betânia Cristina; http://lattes.cnpq.br/5326095246015406; http://lattes.cnpq.br/9099593565324409
    As metodologias ativas de aprendizagem são ferramentas que tornam os estudantes como protagonistas do seu processo de aprendizagem e os docentes tomam o papel de mediadores ou facilitadores. Este estudo tem como objetivo analisar o impacto das metodologias ativas no ensino de zoologia, a partir do relato de experiências na monitoria da disciplina de Práticas de Biologia Animal em uma instituição de ensino superior, na formação inicial docente. O relato tem como foco a descrição das sete atividades desenvolvidas no decorrer da disciplina: Rotação por estações; mapa mental; Modelo didático e contação de histórias; Analogia e objetos análogos; Situação problema, Nuvem de palavras e trilha do Zika, bem como a análise do questionário avaliando as práticas vividas em três categorias: aprendizagem; possibilidade de utilização e facilidade de aplicação. O questionário foi elaborado na plataforma online Google Formulários, contendo três perguntas para cada atividade, totalizando vinte e sete questões. O questionário foi disponibilizado pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, considerando a autorização dos estudantes para o preenchimento do mesmo, como autoavaliação da disciplina. Após a análise foi possível averiguar quais das metodologias ativas aplicadas foram mais representativas como estratégia de ensino e aprendizagem, houve uma grande adesão à metodologia de analogia e objetos análogos, em contrapartida a metodologia nuvem de palavras registrou uma alta rejeição. Por fim, constatou-se que os licenciandos se adaptaram muito bem e mostraram-se bem abertos e adeptos ao uso de metodologias ativas.
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