Navegando por Assunto "Biogás"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Análise das compreensões de alunos após o desenvolvimento de uma intervenção didática com a temática biogás no ensino de compostos orgânicos(2019-12-18) Santos, Daysnan Nicolly Arcanjo dos; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/8660965015640257Contextualization in science education, and more specifically in chemistry education, has been considered as a way to enable students to find meanings for the content addressed in the classroom. In this perspective, one of the possibilities of contextualization is based on the Freirean Thematic Approach (ATF). Given several possible themes for teaching chemistry from the ATF, we highlight the theme of Biofuels, more specifically Biogas, due to its numerous environmental and economic benefits. Therefore, in this research we aimed to analyze students' understandings after the development of a didactic intervention with the theme Biogas in the teaching of organic compounds. The qualitative research was carried out in a reference school in the high school of the public school system in the north of Recife. Twenty-eight students from the third grade of high school participated, but only thirteen students participated in the study data collection, and was conducted from the following steps: 1) elaboration of the didactic intervention; 2) application of the didactic intervention; and 3) data analysis. Based on the analyzes performed, we can say that the students' understanding: 1) were positive regarding the experimental activity Biogas Production and pointed out relevant aspects that constitute the process of a biodigester, such as the use of organic matter for biogas production. ; 2) related to organic compounds involved in biogas production, such as methane production and combustion with carbon dioxide production; 3) involved relationships between biogas and socioeconomic aspects, such as the cost-benefit of biogas production for sustainability and economic issues, especially for rural areas. However, from the understanding of the identified students, it can be said that the didactic intervention does not seem to have guaranteed students' understanding of other aspects related to organic compounds, such as nomenclature of organic compounds involved in the functioning of the biodigester for biogas. In this direction, aiming at a new research agenda, we propose that the didactic intervention elaborated, developed and analyzed in this research be rethought in order to subsidize the students in the understanding of other chemical contents related to the organic compounds involved in the biogas theme.Item Aproveitamento de Resíduos Sólidos na Biodigestão(2017) Bomfim, Helyne Tathianne de Castro; Beltrame, Leocádia Terezinha Cordeiro; http://lattes.cnpq.br/1127762636779912; http://lattes.cnpq.br/8428371778116278Item Caracterização da uva BRS vitória visando o aproveitamento energético(2019) Polycarpo, Julyane Silva Mendes; Beltrame, Leocádia Terezinha Cordeiro; Silva, Sérgio Peres Ramos da; http://lattes.cnpq.br/5952171958668242; http://lattes.cnpq.br/1127762636779912; http://lattes.cnpq.br/6485220445197373Item Elaboração de proposta para implantação de biodigestor de resíduos sólidos orgânicos(2020) Costa, Larissa Nascimento da; Arruda, Valmir Cristiano Marques de; http://lattes.cnpq.br/6416630461071494; http://lattes.cnpq.br/5534918296298308Item Reciclagem dos resíduos da piscicultura na produção de gás metano.(2022-09-29) Fortes, Cynthia Graziely Torres Cavalcanti; Oliveira, Mário Henrique Bento Gonçalves e; http://lattes.cnpq.br/7565500755803686; http://lattes.cnpq.br/5995241491375985Com o crescimento populacional as ações antrópicas contribuíram para o acúmulo de resíduos, e o surgimento de novas tecnologias foi necessário para solucionar essa questão. Nesse trabalho objetivou-se a busca por processos produtivos autossustentáveis, como reaproveitar a matéria orgânica provenientes de pisciculturas na produção de gás metano e diminuir impactos no meio ambiente. O resíduo orgânico ao se decompor, produz misturas gasosas de metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2) capazes de gerar combustão, atribuindo-se o nome biogás ou gás biológico, por fazer parte de um processo produtivo de origem animal. Para esse experimento, a matéria orgânica foi coletada no tanque de PVC (caixa d’água) com criação de tilápias (Oreochromis niloticus), com o auxílio de garrafas Polietileno Tereftalato (PET) entre 237 mL e 1000 mL. O tempo de decomposição da matéria orgânica foi de 60 dias. Na mensuração do gás metano foi utilizado o sensor MQ-4, conectado à placa Arduino Uno, fios jumper, resistor e protoboard. Os resultados foram obtidos através de regressão linear, no Microsoft Excel (2019). A concentração da coleta 1 resultou em um coeficiente R² = 0,9684, e da coleta 2 em R² = 0,805. Foi possível verificar através do desempenho do sensor MQ-4, a viabilidade da produção de biogás provenientes da piscicultura, porém, em criação intensiva em alta escala, já que necessita de uma quantidade bastante superior da qual foi coletada para se produzir o gás biológico. O conhecimento propagado sobre processo de produção do gás metano estimula os produtores rurais a dar início a ideias que geram economia e ao mesmo tempo, sustentabilidade, tendo em vista que o biogás é uma opção energética renovável de ótimo rendimento, proporcionando energia limpa e descarte adequado dos efluentes gerados. Além disso, a descoberta do biogás no Brasil é ainda recente no que diz respeito ao método de produção, por isso há falta de mão de obra especializada nesse assunto para orientar o produtor, de apoio financeiro e de tecnologias mais acessíveis
