Navegando por Assunto "Bacharelado"
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Item A evasão escolar no ensino superior : uma análise acerca dos cursos de Bacharelado em Administração(2023-11-01) Andrade, Daniel Silva de; Lins, Rafaela Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/4540426156294178A presente revisão bibliográfica explora a evasão escolar no ensino superior, centrando-se especificamente nos cursos de bacharelado em Administração. Através de um exame rigoroso de literaturas acadêmicas, o trabalho visa compreender os principais fatores que contribuem para a desistência dos estudantes nesse contexto específico. O referencial teórico-metodológico adotado é de natureza qualitativa, com base em uma análise sistemática de artigos, teses, dissertações e relatórios publicados em bases de dados reconhecidas. Os resultados revelam que a evasão em cursos de Administração pode ser influenciada por uma combinação de fatores socioeconômicos, pedagógicos e institucionais. Desafios como a inadequação entre expectativas dos estudantes e realidade do curso, falta de preparo para a carga acadêmica e problemas financeiros emergem como razões preponderantes para a desistência. O estudo sugere a necessidade de estratégias integradas por parte das instituições de ensino superior para combater a evasão, levando em consideração a complexidade e multifatorialidade do fenômeno.Item Legislação e currículo dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física: na produção do conhecimento(2022-05-31) Albuquerque, Paulo Alberto Lima de; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/4612542376472861O presente trabalho tem como principal objetivo compreender a atuação do profissional de Educação Física enquanto professor na área de Bacharelado e na Licenciatura, tomando como base a natação/esportes com a intenção de evidenciar o esvaziamento dos direitos dos trabalhadores e dos espaços destinados à atuação dos egressos dos referidos cursos no mercado de trabalho. A pesquisa também possui como objetivos específicos: Identificar a produção do conhecimento sob o prisma da legislação desde a criação do curso e sua divisão, além de questões subjacentes e analisar na produção do conhecimento na área de Educação Física as diferenças entre os currículos dos cursos de licenciatura e bacharelado, tomando como base a natação/esportes aquáticos. Deste modo, foi realizada uma revisão de literatura seguida de uma análise de conteúdo amparada em Bardin (1988) nos permitindo concluir que as justificativas para a separação curricular a partir dos conteúdos das disciplinas de natação não são suficientes para fomentar um discurso em defesa da manutenção dos currículos da maneira como se encontram atualmente, sendo necessária a reunificação do curso em uma licenciatura única e ampliada.
