Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Avaliação da aprendizagem"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Aplicação de técnicas de Multimodal Learning Analytics para identificação de estados emocionais durante atividades de pensamento computacional
    (2021-12-10) Silva, Lucielton Manoel da; Rodrigues, Rodrigo Lins; http://lattes.cnpq.br/5512849006877767; http://lattes.cnpq.br/3526963587159780
    With the rapid spread of digital technologies, we see a growth in the construction and adoption of new educational technologies, these technologies that can be used to assist and even improve the teaching-learning process. With the adoption of Distance Education, teachers lose control over an individual analysis of each student, since within a virtual environment there are no limits to the number of students. Furthermore, there is no way to analyze each student in a collaborative task, which corresponds to their learning within an activity. That said, the objective of this work is to use Multimodal Learning Analitycs techniques in order to analyze the flow of emotional states between pairs of students, along three activities related to the development of Computational Thinking skills, in such a way that through from the understanding of the students’ emotional states throughout the activity, we can get a sense of their profile throughout the performance of the work. For this, we collected data from two pairs of high school students, with different collaboration profiles and knowledge about Computational Thinking, in a practical collaborative task on the Scratch platform, with activities corresponding to the development of skills such as algorithmic thinking, abstraction, decomposition and pattern recognition. The activities were carried out through the Google Meet and with the record in video of the same platform, we were able to use the specific algorithms, available on the EZMMLA platform, to capture emotional states throughout the activity and with their analysis extract useful information to assist in the
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Classificação multi-rótulo para análise de qualidade de feedback
    (2025-08-06) Batista, Hyan Hugo Noá; Mello, Rafael Ferreira de Leite; http://lattes.cnpq.br/6190254569597745; http://lattes.cnpq.br/4262454011553103
    O feedback é um fator muito importante no processo de ensino-aprendizagem e crucial na Educação a Distância, pois, como professores e alunos estão separados no espaço e/ou tempo, é através do feedback que o aluno vai entender como está o seu desempenho na disciplina e quais são os próximos passos do aprendizado. Existem na literatura modelos de feedback que ajudam o professor a estruturar e fornecer um feedback de qualidade ao aluno. Nesse trabalho utilizamos o conceituado modelo de feedback de Hattie e Timperley que divide o feedback em categorias (tarefa, processamento da tarefa, regulação e pessoal). É possível encontrar na literatura trabalhos que analisam feedback automaticamente com base nesse modelo. Contudo, esses trabalhos utilizam algoritmos tradicionais de aprendizagem de máquina e treinam classificadores binários para cada nível de feedback. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo utilizar algoritmos de deep learning para classificação multi-classe de feedback com base no modelo de Hattie e Timperley.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O olhar docente sobre as relações entre avaliação e aspectos socioemocionais dos estudantes
    (2025-07-29) Brandão, Maria Eduarda Silva; Gama, Ywanoska Maria Santos da; http://lattes.cnpq.br/1398858336713229; http://lattes.cnpq.br/4792394204301905
    O presente trabalho teve como objetivo analisar as concepções de uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental sobre os processos avaliativos e seus reflexos no comportamento das crianças em uma escola da rede municipal do Recife. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como instrumentos a observação, realizada em sala de aula no período de semana de provas com duração de 4 dias, e uma entrevista semiestruturada com a docente regente. Os dados foram tratados por meio da Análise de Conteúdo (2011). Os resultados revelam uma tensão entre o discurso pedagógico da professora, alinhado a uma perspectiva formativa, e a prática, guiada por uma cultura escolar classificatória e por avaliações externas. Essa dinâmica resulta em impactos significativos nos estudantes, como o desenvolvimento de uma relação utilitarista com o conhecimento, a internalização da percepção de incapacidade, a criação de estigmas sociais em sala de aula e a manifestação de ansiedade e desengajamento. Verificamos que no cenário investigado, a avaliação tem operado mais como um instrumento preparatório do que como uma ferramenta mediadora da aprendizagem, reforçando a necessidade de práticas pedagógicas que priorizem o acolhimento e a formação integral do aluno.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O que é fundamental para o ensino de História nos anos finais (6º ao 9 º ano)? Reflexões sobre Avaliação de Aprendizagem no cotidiano escolar
    (2021-12-14) Umbelino, Vívian Barros; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/9064194771192345
    On the basic educational level, the evaluation of learning stands out as a way of keeping track of the student's accomplishments, with it's results being determinant of the educational success or failure. Taking that in consideration, we have the objective of investigate the process of evaluation of learning in History on schools. We analyze the narrative from teachers that work in middle school (from 6º to 9º grade) in Pernambuco, reflecting about their practices throught the method of Oral History, and relating the narratives with the most used evaluation instruments. We are aligned to the post-critic perspective of evaluation of learning, in which one observes the authoritary and assimetrical relationship estabilished with knowledge on schools, that is, evaluates the relationship power/knowledge (FOUCAULT, 1998) in the process of validating knowledge.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão