Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Autoestima - Educação"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Motivação e autoestima profissional: uma análise feita com professores da educação básica da rede pública de Garanhuns
    (2019) Ferreira, Viviane Maria da Silva; Pontes, Juliana Galindo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5209812863835736; http://lattes.cnpq.br/3924221476639514
    O presente artigo teve como objetivo analisar através de um questionário, a autoestima profissional do professor da educação básica, considerando o atual contexto político e social que esse sujeito vivência. Sendo a autoestima a forma como o indivíduo si percebe e que influencia diretamente na sua relação com outras pessoas. Entende-se que, se o professor não estiver satisfeito com si mesmo em relação ao seu trabalho, o seu desempenho profissional e a sua relação com seus alunos serão prejudicados, assim como o processo de ensino e aprendizagem. Mediante aspectos como, desvalorização profissional e salarial, duplas jornadas de trabalhos, falta de materiais, indisciplinas entre outros, o trabalho do professor vem se tornando uma profissão cada vez menos atrativa e com isso, a autoestima desse profissional corre riscos de ser prejudicada.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Reflexões sobre autoestima e aprendizado de língua inglesa no ensino médio da rede pública de Pernambuco a partir da práxis
    (2025-04-15) Silva, Vanessa de Araújo; Ramos, Paulo Roberto de Souza; http://lattes.cnpq.br/8179954450337146
    O aprendizado de língua inglesa em escolas públicas tem sido discutido há muitas décadas, visto que o processo de aprendizagem e o ambiente escolar, muitas vezes, são questionáveis do ponto de vista da eficácia ao que é proposto. Considerando a tímida habilidade dos alunos de escola pública com o idioma, percebe-se uma resistência ao estudo evidenciada em questionamentos diários feitos em sala de aula que revelam ideias pré-concebidas que trazem prejuízo à performance desses discentes. A associação entre a aprendizagem de língua inglesa e a autoestima dos estudantes, assim como crenças internalizadas e perceptíveis através de frases constantemente proferidas durante as aulas permitiram a reflexão aqui presente. Para este estudo foi feita uma breve revisão da literatura sobre o assunto (Autoestima, motivação, [pré-]concepções sobre aprendizagem de língua inglesa etc.) e buscou-se relacionar essa base teórica com os dados compilados ao longo de um período de nove meses em um diário reflexivo docente acerca de aulas realizadas e interações espontâneas com discentes. Conclui-se que parece haver uma relação entre a falta de motivação para estudar inglês e concepções equivocadas sobre a capacidade do discente e como, onde e por que se deve estudar esse idioma.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão