Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Atum (Peixe)"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Mudanças de alvos da frota de espinhel pelágico brasileira no oeste do Atlântico Sul
    (2019-12-09) Freitas, Ana Júlia Rufino de; Andrade, Humber Agrelli de; http://lattes.cnpq.br/5938373350418153; http://lattes.cnpq.br/1439868990084791
    O desenvolvimento da pesca com espinhel no Brasil foi relativamente bem documentado até a década de 2000. No entanto, desde então, há pouca informação disponível, principalmente no que diz respeito às espécies alvo dos pescadores em diferentes períodos do histórico da pescaria. Essa carência compromete o manejo pesqueiro desses organismos e consequentemente sua sustentabilidade ambiental. Diante dessa problemática, este trabalho avaliou, por meio de informações do Banco Nacional de Dados de Atuns e Afins (BNDA), as variações na distribuição temporal e espacial na composição das capturas da frota de espinhel pelágico brasileira para diferentes espécies de atuns e afins no oceano Atlântico Sul, entre 1978 e 2016. No início do desenvolvimento da pesca a frota concentrou-se em regiões oceânicas próximo à região costeira do Brasil, tendo como principais bandeiras atuantes as nacionais e as asiáticas, com destaque para as capturas de espadarte e albacora branca respectivamente. De 1998 a 2002 houve um incremento no número de embarcações e das capturas de todas as espécies analisadas, além da expansão da área de pesca. Por fim, de 2002 a 2016 houve uma predominância das bandeiras nacionais e espanholas, com capturas voltadas para a pesca de espadarte e tubarão azul.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Processo de beneficiamento de atum (gênero Thunnus) tipo exportação
    (2021-12-07) Silva, Rebeca Lourenço Joaquim da; Rolim, Maria Betânia de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/5676854885081836
    O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) é a disciplina obrigatória do décimo primeiro período do curso de bacharelado em Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Tem por base a vivência prática de 420 horas, em determinada área da medicina veterinária, cujo enfoque é tornar o discente apto a exercer sua função, mediante aquisição do título de médico veterinário. Neste sentido, o presente relatório tem como objetivo principal demonstrar as principais atividades exercidas pela discente Rebeca Lourenço Joaquim da Silva, sob orientação e supervisão, respectivamente, da docente Drª Maria Betânia de Queiroz Rolim e da médica veterinária Tatiane Ribeiro Freire; e como objetivo secundário, relatar o processo de beneficiamento de atum para exportação. O ESO ocorreu no período de 30 de agosto de 2021 a 16 de novembro de 2021, na Carapitanga Indústria de Pescados do Brasil LTDA, indústria de pescados especializada em camarões. A unidade de beneficiamento de pescados e produtos de pescados está registrada no Serviço de Inspeção Federal (SIF), nº 1905 e está localizada no município de Jaboatão dos Guararapes, PE. O estágio permitiu adquirir conhecimento técnico e prático acerca dos processos tecnológicos e de inspeção do pescado e seus produtos, implantação e execução das Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC); o acompanhamento das atividades exercidas pelo Controle de Qualidade (CQ), que vão desde o momento da recepção do produto ate sua expedição, exercendo um papel fundamental em todas as etapas de produção; e dimensionou a importância do papel do médico veterinário, na indústria de alimentos, na forma de RT (responsável técnico), para garantia de um alimento de qualidade e acima de tudo, seguro.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Rastreabilidade na cadeia produtiva do atum (Thunnus sp.) comercializado fresco – revisão de literatura
    (2024-08-20) Alves, Adryanne Marjorie Souza Vitor; Moura, Andrea Paiva Botelho Lapenda de; http://lattes.cnpq.br/6414540974581675; http://lattes.cnpq.br/0158550024403180
    O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) é uma disciplina obrigatória do 11º período do Curso de Medicina Veterinária da UFRPE com carga horária total de 420 horas. Teve por objetivo proporcionar a discente, a experiência prática necessária para desenvolver as habilidades e competências essenciais para se tornar um Médico Veterinário qualificado. O estágio foi realizado na Produmar Exportadora de Produtos do Mar LTDA e no Setor de Diagnóstico por Imagem da Veterinarii Recife entre 1 de abril e 19 de junho de 2024, sob supervisão dos médicos veterinários Ana Carolina Baptista Freitas Braga e Yannike Lourenço Maciel e orientação da Professora Dra. Andrea Paiva Botelho Lapenda de Moura. O estágio possibilitou a vivência prática nas áreas de tecnologia de produtos de origem animal e diagnóstico por imagem, cumprindo os objetivos do ESO.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão