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Navegando por Assunto "Assistência a menores"

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    O papel do pedagogo nas casas de acolhimento institucional: um estudo de caso na cidade de Jaboatão dos Guararapes - PE
    (2021-07-16) Souza, Elisa Maria Alves de; Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira; http://lattes.cnpq.br/7731108870085614; http://lattes.cnpq.br/6594480976341523
    Esta pesquisa teve como objetivo principal compreender o papel de um profissional formado em Pedagogia em uma casa de acolhimento institucional para crianças e adolescentes da cidade de Jaboatão dos Guararapes – PE e, para alcançar este objetivo, teve três objetivos específicos: caracterizar uma casa de acolhimento institucional e como se dá a sua organização, mapear quais profissionais atuam nesta casa de acolhimento e quais as suas funções, e analisar a atuação do (a) pedagogo (a) nesta instituição. Em relação à metodologia, a pesquisa tem natureza qualitativa e adotou uma abordagem de estudo de caso, tendo como instrumentos para a coleta de dados a observação total, o questionário e a entrevista semiestruturada. Constatamos que a casa de acolhimento institucional estudada se encontra dentro de praticamente todos os parâmetros nacionais legais exigidos pelas normas que regem a instituição, que são as Orientações Técnicas para o Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes, em relação a sua infraestrutura e funcionamento do atendimento. No entanto, se distancia um pouco desses parâmetros em relação aos funcionários, por seus educadores/cuidadores não possuírem formação e nem capacitação suficientes. Acreditamos que há funções na instituição que poderiam ser mais bem desempenhadas por um (a) profissional formado (a) em Pedagogia, por isso, consideramos como essencial a presença de um (a) pedagogo (a) no quadro de funcionários das casas de acolhimento institucional para crianças e adolescentes. Acreditamos também que na formação do Licenciado em Pedagogia poderia haver uma maior discussão em relação ao trabalho em espaços não escolares. Por fim, esta pesquisa se baseou principalmente nas seguintes referências: Brasil (1990), Brasil (2010), Izar (2011), Pereira (2013), Andrioli e Löhr (2014), Chesini (2015), Farias, Souto e Araújo (2018), Lira (2018) e Stadler, Santos e Silva (2019).
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    O projeto ações socioeducativas como estratégia de formação de valores, hábitos e atitudes de crianças e adolescentes
    (2019-02-18) Silvestre, Stephanie Raphaelle de Carvalho; Saraiva, Joseana Maria; Albuquerque, Hortência Cruz de; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473; http://lattes.cnpq.br/2009197399132834
    Este estudo tem como objetivo apresentar os resultados da avaliação das atividades desenvolvidas na experiência de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) - vivenciada no período de 2015 a 2016 no projeto Ações socioeducativas para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental da rede pública de Recife-PE: em complementação à ação da escola e da família - e seus impactos no desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes no que se refere à redução da evasão e repetência escolar; redução da violência na escola e na família; formação de hábitos alimentares saudáveis tendo em vista a prevenção da obesidade na infância e na adolescência. O caminho percorrido para atingir esses objetivos associa atividades de pesquisa, ensino, intervenção, monitoramento de processos e avaliação tendo em vista evidenciar os impactos das ações no índice de desempenho escolar e na formação pessoal e social dos sujeitos envolvidos na ação. Os resultados mostram que em sintonia com o planejamento do projeto, a ação de extensão atendeu os objetivos propostos, uma vez que promoveu o processo de aprendizagem nos aspectos pretendidos e o desenvolvimento pessoal e social das crianças e adolescentes. Nessa perspectiva, a extensão, articulada a pesquisa e ambas ao ensino, constituiu-se atividade fundamental, não apenas como princípio, mas também como prática social e educativa, apesar da limitação dos recursos financeiros, superados com a participação de todos os envolvidos, sobretudo, com a atuação dos estudantes dos cursos de Economia Doméstica e de Ciências do Consumo/UFRPE. Nesse processo, a Universidade ultrapassou seus muros e estabeleceu a relação teoria e prática, propiciando à autora deste estudo, estagiária do projeto, estudante do curso de Economia Doméstica, vivenciar a relação teoria-prática através do ensino, da pesquisa e da extensão, de forma crítica e consciente. Ademais, a ação tem contribuído efetivamente para a promoção do desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, inclusive com impactos efetivos no rendimento escolar e no comportamento dos sujeitos envolvidos.
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    Os “Meninos do Recife”: o olhar de Abelardo da Hora sobre o abandono de crianças e adolescentes (1960-1962)
    (2021-12-17) Silva, Emmanoel Alexandre da; Miranda, Humberto da Silva; http://lattes.cnpq.br/1254987493556824; http://lattes.cnpq.br/8320982234183889
    O presente trabalho tem por objetivo discorrer sobre as contrariedades entre os discursos legais do Serviço de Assistência ao Menor (SAM) sobre crianças abandonadas e desvalidas e o cenário de vulnerabilidade social e de violência vivenciada por crianças e adolescentes, entre 1960 a 1962, na cidade do Recife. De maneira teórica-metodológica, o trabalho adota a perspectiva de crianças e adolescentes enquanto sujeitos históricos. Para tanto, nos primeiros capítulos o trabalho partiu da contextualização histórica da criação do serviço e identificou seus problemas internos e suas estratégias de disciplina e controle, a partir dos estudos foucaultianos. Em seguida, no terceiro capítulo, expôs tanto a maneira violenta e repressiva que o SAM se aplicava em Recife, ao utilizar matérias do Diário de Pernambuco, publicadas ao longo de janeiro de 1960, que denunciam o internamento de um adolescente feito de maneira abusiva e inadequada. Como também, no último capítulo, a partir da trajetória de Abelardo da Hora enquanto artista engajado e de sua produção artística como denúncia social, expôs o cenário de vulnerabilidade que crianças e adolescentes sofriam a partir da análise da gravura 22, da série Meninos do Recife (1962), do artista plástico. Neste capítulo, serão adensadas discussões teórico-metodológicas sobre o uso da arte na História, a conceituação do ser intelectual, o papel do artista na sociedade, arte engajada e militante, dentre outras. Dessa forma, o trabalho pretende contribuir com a historiografia das infâncias para que se considere crianças e adolescentes enquanto sujeitos autônomos e protagonistas da sua própria história. Como também se apresenta relevante e inovadora ao identificar as contrariedades entre as legislações e as diferentes realidades sociais do Recife a partir de fontes impressas e artísticas, ressaltando a importância da educação estético-política (GOMES, 2019) na construção da consciência histórica, levando em conta não somente a racionalidade, mas também a subjetividade, construindo assim, um modus operandi historiográfico mais humanizado e menos excludente.
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