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    A reciclagem e o artesanato como instrumentos da educação ambiental na escola: estudo de caso
    (2015) Medeiros, Andréa Alves dos Prazeres; Souza, Luciene Lira de; http://lattes.cnpq.br/5603053077584337
    O presente artigo relata um estudo de caso realizado em duas turmas do segundo ciclo do ensino médio na modalidade EJA –Educação de Jovens e Adultos, numa escola localizada na cidade de Jaboatão dos Guararapes –PE. O processo foi viabilizado pelo EstágioCurricular Supervisionado V, no Curso de Artes Visuais da Universidade Federal Rural de Pernambuco –UFRPE,na modalidade EAD. Este trabalho expõe as atividades realizadas nas turmas citadas sobre a temática da reciclagem, atividades teóricas e práticas por meio de oficinas, utilizando materiais recicláveis na confecção de peças artesanais. As atividades realizadas com os alunos tiveram o objetivo de contribuir para promoção daconsciência ambiental e incentivar os alunos a produzirem artesanato a partir de materiais recicláveis, tornando-ouma possível fonte de renda. Os alunos adquiriram maior conhecimento sobre o meio em que vivem, tendo atitudes mais responsáveis e de preservação ao meio ambiente, como também conseguiram realizar as atividades propostasdurante as aulas teóricas e oficinas.
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    Atividades artísticas no ambiente prisional
    (2023-12-21T03:00:00Z) Lima, Ana Carolina de; Carvalho, Marluce Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/2780914280180020
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar os impactos de atividades artísticas no ambiente prisional, a partir da investigação do potencial das artes visuais e do artesanato em ambientes prisionais, por meio de pesquisas e autores que tratam sobre o assunto, bem como refletir sobre as artes enquanto ferramenta de estímulo ao autoconhecimento, ao trabalho em equipe e à ressocialização do indivíduo. O referencial teórico contempla discussões acerca da função da arte desde os primórdios até a sua utilização atual. O procedimento metodológico adotado consistiu em uma revisão bibliográfica sobre o tema, visando a obtenção de informações e conhecimentos para a escrita desta pesquisa. Os dados obtidos indicam que atividades artísticas desenvolvidas em ambientes prisionais, quando planejadas com propostas reflexivas, resultam em um aproveitamento positivo, retirando o reeducando do estado ocioso para um estado ativo. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que a arte é um meio efetivo para o autoconhecimento, para o trabalho em equipe e com resultados ressocializadores.
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    Etnografia do empreendedorismo criativo e cultural do artesanato Pajeusense: "as artes da Casa do Artesão de Serra Talhada-PE": a instituição e a pesquisa
    (EDUFRPE, 2022) Baptista, Walber Santos
    Livro 1
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    Etnografia do empreendedorismo criativo e cultural do artesanato Pajeusense: "as artes da Casa do Artesão de Serra Talhada-PE": os personagens empreendedores
    (EDUFRPE, 2022) Baptista, Walber Santos
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    Identificação do empreendedorismo feminino e da economia criativa em Serra Talhada-PE: o caso da Associação ‘Maria’s Artesãs'
    (2022-10-11T03:00:00Z) Patriota, Letícia Alves de Almeida; Baptista, Walber Santos; http://lattes.cnpq.br/2774979456015178
    O objetivo deste artigo é identificar o Empreendedorismo Feminino e a Economia Criativa na cidade de Serra Talhada-PE, tendo como base um estudo realizado na ‘Associação ‘Maria’s Artesãs’. Para tal, o referencial teórico pesquisado foi dividido entre os seguintes temas: 1) Perspectiva do Empreendedorismo e do Empreendedor; 2) Perspectiva do Empreendedorismo Feminino; 3) Microempreendedor Individual (MEI); e 4) Criatividade e Economia Criativa. A metodologia teve uma abordagem de pesquisa mista (quali. /quanti.), do tipo explicativa. Os métodos utilizados foram um estudo de caso (sobre a ‘Associação Maria’s Artesãs’), uma entrevista semiestruturada, uma aplicação de questionários/survey com as participantes e um método estatístico descritivo. Os materiais usados foram questionário/survey, google forms, excel, artigos, livros, teses e diversos web sites. Foram discutidas neste trabalho as principais motivações para o empreendedorismo através da confecção de produtos artesanais. Os resultados obtidos possuem grande importância para entender os fatores condicionantes que levaram essas mulheres a empreender por meio do artesanato, que é definido com uma das tipologias da Economia Criativa.
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    O estudo da etnomatemática em um projeto de produção de fuxicos
    (2021-12-30T03:00:00Z) Anselmo, Thâmires Andrade; Gomes, Eber Gustavo da Silva; http://lattes.cnpq.br/5395849538049989
    O presente trabalho foi realizado no município do Cabo de Santo Agostinho – PE com membros da comunidade da zona rural no engenho de Utinga de Baixo popularmente conhecido como Engenho Sabiá. Esta pesquisa tem como motivação a inquietação, que surgiu quando vivenciamos a prática de campo, verificamos as dificuldades na aprendizagem, procuramos refletir sobre nossa prática, através de algumas pesquisas e observações em sala de aula, percebemos que muitas dessas dificuldades ocorrem devido ao fato de que professores e alunos não conseguem transformar a realidade em conhecimento e conhecimento em realidade, dessa forma, uma grande parte dos indivíduos não sabe lidar com situações novas e utilizar a matemática em seu dia a dia. A pesquisa teve como objetivo investigar os processos de geração, organização e transmissão de conhecimento através da Etnomatemática presente no artesanato da cultura do Engenho Sabiá. A pergunta norteadora da pesquisa foi: De que forma a etnomatemática no artesanato do fuxico, pode ser vinculada na educação matemática de modo que novos saberes sejam somados aos conhecimentos prévios desse grupo? Para essa reflexão, nos sustentamos na Etnomatemática, por se tratar de um programa de pesquisa que procura entender o saber/fazer matemático ao longo da história da humanidade, contextualizado em diferentes grupos de interesse, comunidades povos e nações. Trata-se de um programa porque busca entender a aventura da espécie humana na busca de conhecimento e na adoção de comportamentos. Utilizamos as técnicas etnográficas como observações, diário de campo, entrevistas semiestruturadas e questionário para coleta de dados, com foco no conhecimento envolvido na prática do fuxico, no saber/fazer artesanato passado de geração para geração, nas técnicas que Uma artesã do Sabiá deve conhecer para escolha do material usado para extrair as fibras e os padrões de teçumes, através desse processo de confecção artesanal, nos conhecimentos que se aproximam a conceitos de contagem, simetria e geometria dos participantes da pesquisa da comunidade, os dados coletados foram analisados.
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