Navegando por Assunto "Arte - Exposições"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Os espelhos da aprendizagem: espaços de exposições para a produção dos estudantes montados em escolas da educação básica(2023-12-21T03:00:00Z) Souza, Saulo Batista de; Lima, Felipe Brito de; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/5331625705702510Diante da necessidade de promover a autonomia dos estudantes com relação aos meios de produção cultural, este estudo debruça-se sobre a criação de espaços de exposição e mediação cultural em escolas da educação básica a partir de obras criadas pelos próprios estudantes. Por isso, esta pesquisa tem como objetivo descrever as práticas e os impactos da criação de espaços de exposição no ensino-aprendizagem de arte em turmas do ensino fundamental anos finais em três escolas da educação básica (uma da rede estadual de Pernambuco, uma da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes e uma da rede particular localizada em Recife). Esta pesquisa-ação teve como instrumentos de coleta de dados observações e reflexões em diários de pesquisador além de entrevistas semiestruturadas com estudantes e professores. Tais reflexões foram feitas tanto a partir de um estudo bibliográfico sobre mediação baseado em Mendonça (2009) e Martins (2006); quanto em uma prática pedagógica realizada pelo próprio pesquisador à luz de Larrosa (2018) com sua proposta de experiência dentro da escola, Barbosa (2014) com sua Abordagem Triangular, BNCC e pela perspectiva da Leitura Subjetiva: Yunes (2003), Langlade (2013) e Rouxel (2013). A realização de exposições artísticas mostrou-se uma valiosa estratégia tanto para diminuir as distâncias entre estudantes e a apreciação da arte quanto para valorizar/legitimar suas poéticas pessoais.
