Navegando por Assunto "Analogia - Educação"
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Item Concepções de licenciandos em química da UFRPE–Sede sobre o uso de analogias e suas influências no processo de ensino-aprendizagem de ciências(2018-08-01) Oliveira, José Elivelton Gomes de; Souza, Sandra Rodrigues de; Lima, Analice de Almeida; http://lattes.cnpq.br/2273105974559580; http://lattes.cnpq.br/4678692939311710; http://lattes.cnpq.br/8408629611124567O raciocínio analógico está presente em teorias científicas, em livros didáticos e pesquisas baseadas na utilização das analogias como recurso didático para o ensino de química e por esse motivo, torna-se essencial analisar as concepções de licenciandos em química da UFRPE-SEDE “futuros professores” sobre o uso das analogias e suas influências no processo de ensino-aprendizagem de ciências. Os instrumentos para a coleta dos dados foram dois questionários, resolução e discussão em grupo acerca de uma questão do ENADE 2017, observação e gravação de áudio. Os sujeitos da pesquisa foram compostos por quinze licenciandos que cursavam a disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório I no 7º período noturno de licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE unidade SEDE em Dois Irmãos. Os resultados mostram que, apenas seis licenciandos definiram as analogias utilizando os termos comparação e associação, mas também dois licenciandos confundem esse conceito com um exemplo. Além disso, no decorrer do questionário II, percebe-se que eles reconhecem as analogias como facilitadora do processo de ensino-aprendizagem, porém acreditam que há limitações no seu uso. Por isso, eles julgam que é de muita relevância a formação inicial para o preparo docente na utilização desse recurso didático, e para eles o emprego das analogias em suas aulas seria pertinente, porém, as mesmas seriam planejadas e podendo ser feitas também de forma espontânea para responder algum questionamento dos alunos. Ao ser questionado a presença do estudo das analogias no decorrer da graduação, percebe-se que a maioria considerou que foi pouco o tempo dedicado ao tema, e esse resultado juntamente com as pesquisas estudadas, alertam para o fato de que, durante sua formação inicial, há uma necessidade de um preparo mais específico em relação aos recursos analógicos. Pois, os licenciandos não reconheceram nenhuma metodologia para a utilização das analogias como recurso didático, mesmo em fase conclusiva do curso de graduação, e ao participarem dessa pesquisa puderam rever suas concepções quanto às práticas docentes com analogias, a partir da resolução do questionário II e da questão do ENADE, em que estabeleceram justificativas pedagógicas para o uso ou não das analogias.
