Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Alimentos - Indústria"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Acompanhamento das atividades de beneficiamento na empresa Compescal – Comércio de pescado aracatiense Ltda
    (2019) Amaral, Rosanne Maria dos Santos; Nunes, Diogo Martins; http://lattes.cnpq.br/0407093177034625
    O objetivo deste trabalho é relatar todas as atividades realizadas no Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), na empresa de beneficiamento de pescado COMPESCAL – COMÉRCIO DE PESCADO ARACATIENSE LTDA, localizada na cidade de Aracati-CE, nos meses de maio e junho de 2019. No estágio, foram acompanhadas todas as etapas do processo de beneficiamento do camarão marinho Litopenaeus vannamei, em duas formas camarão inteiro e camarão sem cabeça e também o processamento da lagosta Scyllarides brasiliensis (lagosta sapata), Panulirus laevicauda (lagosta cabo verde) e Panulirus meripurpuratus (lagosta vermelha). Desde a chegada da matéria-prima no setor de recepção, até a finalização do processo conhecido como expedição. Também foram acompanhadas as análises laboratoriais, a forma que a empresa verifica a higiene do salão de beneficiamento e dos seus funcionários quanto as Boas Práticas de Fabricação (BPF), a verificação do controle de qualidade dos pescados e outros conhecimentos que uma empresa alimentícia tem a oferecer.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Controle de qualidade do produto goiabada em indústria de alimentos do Sertão do Moxotó
    (2019) Remigio, Mateus D'Cezaris Queiroz; Rocha Júnior, Cláudio Jorge Gomes da; http://lattes.cnpq.br/5767471085192721; http://lattes.cnpq.br/4887072087691098
    O presente trabalho tem como objetivo analisar os critérios de qualidade que a indústria alimentícia no Sertão do Moxotó utiliza para a fabricação da goiabada, acompanhando o processo produtivo desde a chegada da matéria-prima na recepção da indústria até o envio da goiabada para a mesa do consumidor. O doce passa por várias etapas até o seu produto final, sendo denominadas de: colheita da matéria-prima no campo, higienização da goiaba, envio ao quebrador, posteriormente passando para o inativador enzimático, logo após é enviado para a despolpadeira e, finalizado, é mandado para o tanque pulmão. Do tanque pulmão o produto passa para o pré-mix, sendo a mistura resultante disso enviada ao concentrador à vácuo. Após isso o doce está pronto para envasamento no qual é realizado pela própria indústria com matérias que também passam por processos de higienização e sanitização. Os produtos que não são aprovados para prosseguir o processamento possuem medidas corretivas realizadas também pelo controle de qualidade. As análises são feitas em laboratórios da empresa, podendo ser utilizados outros laboratórios para outros fins. Ao final do processamento da goiabada, com todos os testes sinalizando a aprovação do produto, o doce pode ser comercializado de maneira segura com o consumidor externo.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Inovação no setor alimentício do Nordeste: o caso do estado de Pernambuco
    (2019) Carvalho, Karine Imaculada Nunes de; Silva, Keila Sonalle; http://lattes.cnpq.br/8324151165523255; http://lattes.cnpq.br/2764746535986482
    O objetivo do trabalho é analisar a indústria alimentícia, considerada uma das maiores e mais importantes para economia brasileira, com resultados em termos de faturamentos mais elevados da indústria. Em decorrência das constantes mudanças dos gostos e preferências dos consumidores, este setor industrial vem buscando através da inovação, aprimorar produtos e/ou processos; ou até na criação de algo novo para a empresa ou mercado. O presente trabalho pretende traçar o perfil da inovação na indústria alimentícia do Nordeste, dando ênfase ao estado de Pernambuco. O método utilizado para a concretização do mesmo é, em primeiro lugar, uma revisão bibliográfica da teoria neoschumpeteriana e evolucionista; e em seguida, uma análise quantitativa e descritiva, a partir de dados secundários disponibilizados pela base de dados da PINTEC – IBGE, para o período de 2001 a 2014. Para tanta a análise constará nos gastos em P&D, das características da mão de obra empregada na indústria de alimentos e das políticas de apoio e incentivo à inovação. O trabalho busca mostrar a veracidade da hipótese aqui definida, que defende a ideia de que existe insuficiência ou ineficácia de políticas e programas governamentais voltados para a inovação no setor industrial alimentício da região Nordeste, em especial, no estado de Pernambuco. Como resultado, foi observado que em Pernambuco, o governo participa minimamente no financiamento de atividades internas de P&D. Além disso, o estado apresenta mão de obra com volume de profissionais qualificados inferior a do Ceará, por exemplo. Todavia, a indústria alimentícia do estado mostra-se forte e flexível, financiando as suas próprias atividades e se adaptando às suas dificuldades.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão