Navegando por Assunto "Alimentos - Embalagens"
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Item A percepção dos consumidores a partir das embalagens de barras de proteína(2025-03-18) Pais, Luiz Vynnicius Claudino; Oliveira, Gabriela Araujo Ferraz; http://lattes.cnpq.br/6517400043469005; http://lattes.cnpq.br/3882621322910326Este trabalho tem como objetivo geral investigar a percepção de atributos pelos consumidores a partir das embalagens de barras de proteína. Inicialmente, foi realizado um mapeamento exploratório de imagens de barras de proteína no Google, focando no sabor chocolate, resultando em 50 embalagens diferentes. Após análise, foram excluídas embalagens duplicadas e antigas, além de agruparmos por predominância cromática. Foi selecionado as seis marcas mais citadas em pesquisas online: Probiótica, Nutrata, Integralmedica, Banana Brasil, Max Titanium e Bio2. Utilizamos um questionário no Google Forms, respondido por 135 pessoas, para avaliar a percepção dos consumidores. As perguntas do questionário foram estruturadas para coletar dados gerais dos respondentes, bem como suas percepções sobre atributos específicos das embalagens, como "nutritiva", "saudável", "saciedade", "performance", "saborosa", "força", "dieta" e "energia". A pesquisa constatou que as embalagens utilizam predominantemente uma linguagem gráfica verbal, combinada com elementos visuais como tipografia sem serifa, cores variadas e esquemas gráficos para destacar informações nutricionais. As embalagens analisadas apresentaram cores predominantes distintas, sendo o preto, marrom, vermelho, branco, preto e prata, e azul e branco, que transmitem diferentes mensagens aos consumidores. Observou-se que embalagens com fotografias e esquemas gráficos específicos são mais apreciadas pelos consumidores, gerando uma percepção positiva dos atributos do produto. Concluiu-se que a categorização das embalagens é essencial para direcionar projetos de design que considerem o estímulo das emoções e a percepção dos consumidores. A análise dos elementos visuais das embalagens pode servir como ferramenta para medir e aprimorar a eficácia da comunicação do produto, contribuindo para estratégias de marketing mais eficientes e atraentes.Item Desenvolvimento e caracterização do filme antimicrobiano de polibutileno adipato-co-tereftalato (PBAT) com óleo essencial de cravo da índia para utilização em embalagem ativa(2019) Amorim, Geisse Elike Pereira; Brito, Andréa Monteiro Santana Silva; http://lattes.cnpq.br/5039313786764491; http://lattes.cnpq.br/6826511553929660Embalagens biodegradáveis antimicrobianas com aditivos naturais são uma excelente alternativa para substituição de embalagens plásticas utilizadas comercialmente, uma vez que, suas vantagens vão desde a inibição da ação de microrganismos nos alimentos, até o benefício de minimizar os impactos ambientais por seu menor tempo de decomposição quando em contato com o meio ambiente. Diante disso, o objetivo do presente trabalho foi desenvolver um filme polimérico para utilização em embalagem ativa antimicrobiana, produzido a partir do polibutileno adipato-co-tereftalato (PBAT) com adição do óleo essencial de Syzygium aromaticum (cravo da índia) e caracterizá-lo, avaliando as seguintes propriedades: i) inspeção física e visual (bolhas, uniformidade e flexibilidade); ii) ensaio de migração, onde foi simulado os meios ácido, neutro e alcóolico para exposição do filme e o sistema foi monitorado na banda 1515 cm-1, em um espectrofotômetro de infravermelho (FT-IR) utilizando o acessório de reflexão total atenuada (UATR), nos tempos de 0, 22, 44, 66, 88 e 110h; iii) permeabilidade ao vapor de água, determinada pelo método gravimétrico estático dessecante, norma ASTM E96 (2000) acompanhada por um período de 880 horas; iv)transparência, determinada usando um espectrofotômetro UV-Vis, avaliados em triplicatas e realizadas cinco leituras aleatórias em cada filme e v) análise termogravimétrica (TGA), na temperatura de 30°C a 600°C.Vale ressaltar, que por meio da cromatografia gasosa, foi encontrado um teor de 72,96% de eugenol no cravo da índica utilizado, indicando que o óleo essencial escolhido apresenta um potencial antimicrobiano. Os filmes obtidos, apresentaram-se uniformes, flexíveis e sem bolhas. A migração foi efetiva no tempo de 110h, sendo as primeiras 22h o tempo de maior migração. O meio simulante neutro foi o que teve a migração mais lenta, ainda que a variação de migração em relação aos demais meios foi bem pequena, se mostrando bastante apropriados em meio neutro, alcoólico e ácido. A incorporação do óleo essencial ao PBAT provocou um aumento na transparência e na permeabilidade ao vapor de água. A análise termogravimétrica revelou que os polímeros investigados se apresentam relativamente estáveis a uma temperatura abaixo de 350°C. Com base nos resultados obtidos, foi possível demonstrar que os filmes biodegradáveis produzidos a partir de PBAT com óleo essencial de cravo da índia é um sistema promissor para fins de uso em embalagens ativas antimicrobianas.
