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Navegando por Assunto "Alimentos - Comércio"

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    As marcas da pandemia da COVID-19 nos estabelecimentos de alimentos e bebida
    (2023-04-11) Rodrigues, Renata Vicente dos Santos; Arruda, Luciana Leite de Andrade Lima; http://lattes.cnpq.br/6140791519234633; http://lattes.cnpq.br/1558440673691348
    Nas primeiras semanas de notificação da circulação mundial do vírus da COVID-19, a Organização Mundial da Saúde traçou planejamentos pandêmicos e iniciou o trabalho de conscientização da população mundial para medidas restritivas de circulação e atividades. Os estabelecimentos de alimentos e bebidas passaram a rever suas estratégias de vendas, proteção individual e coletiva, sendo o modelo de atendimento ideal o Delivery. A justificativa de se fazer um trabalho como este é que os estabelecimentos de alimentos e bebidas durante a pandemia da COVID-19 ficaram marcados pelas medidas restritivas de circulação. O objetivo deste trabalho foi identificar as principais modificações ocorridas nos estabelecimentos de alimentos e bebidas decorrentes da pandemia do COVID-19 por meio de levantamento bibliográfico. O Estágio Supervisionado Obrigatório foi realizado no Laboratório de Experimentação e Análises Gastronômicas do Departamento de Tecnologia Rural da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Campus Dois Irmãos, onde foram desenvolvidas atividades no período de 01 de fevereiro a 29 de abril de 2022, cumprindo assim 360 horas de carga horária. A Revisão da Literatura foi realizada por meio de revisão sistemática de artigos, reportagens e textos técnicos publicados sobre as relações às atividades nos estabelecimentos de alimentos e bebidas com as condutas durante o período de restrições durante a pandemia do SARS (COVID-19). Como resultado, as estratégias do Foodservice possibilitaram uma injeção na economia, a continuidade da prestação de serviços de alimentos e bebidas, a redução de aglomerações, o aumento dos cuidados com a qualidade higiênico-sanitária e por consequência contribuiu com o desaceleramento da curva de contaminação. O setor de alimentos e bebidas sofreu o impacto da pandemia. Contudo, o segmento conseguiu não só sobreviver ao cenário de incertezas como também inovou na prestação de serviços.
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    O bairro: espaço do cotidiano e de materialização da cultura do consumo
    (2019) Silva, Cínthia Michelle dos Santos; Arrazola, Laura Susana Duque; http://lattes.cnpq.br/4317982181688343; http://lattes.cnpq.br/1423671043183490
    O presente Relatório Técnico Científico expõe os resultados da pesquisa O BAIRRO: ESPAÇO DO COTIDIANO E DE MATERIALIZAÇÃO DA CULTURA DO CONSUMO, desenvolvida no Programa de Iniciação Cientifica-PIBIC/CNPq/UFRPEcom o objetivo de analisar as mudanças do consumo alimentar, em paralelo com novas formas de apresentação de determinados produtos do mesmo segmento, como é o caso do galeto; e a implantação de alimentos de regiões amazônicas e orientais em um bairro em estudo na cidade de Olinda, localizado na Região Metropolitana do Recife.Na referida pesquisa os procedimentos metodológicos utilizados foram: a observação in loco,entrevistas semiestruturadas comdados coletados dedez (10) pessoas que, ao levantar questões dos conflitos familiares em razão do consumo, algumas respostas foram evadidas, como se diz popularmente ‘’saíram pela tangente’’, sendo assim as entrevistas semiestruturadas ocorreram comquatro(4)comerciantes e três (3)moradores/as.Pode-se dizer que a cultura do consumo contemporânea está presente nas formas em que os alimentos são apresentados aos consumidores do bairro, o que responde às mudanças do tradicional modo de consumo alimentar e nas suas reverberações locais,as mudanças têm sido nítidas nas relações comerciais e familiares. É percebido no bairro que,os contextos alimentares têm contribuído com a manutenção das famílias e o incremento da renda, com as novas formas de oferecer produtos alimentares e o consumo de yakisoba,sushi, açaí etc.Como profissional pôde-se constatar de perto que os indivíduos são dinâmicos e acompanham o ritmo da sociedade mesmo que de forma indireta. Diante disso,a materialização da coleta em dados repercute, como um desafio, uma vez que,as pessoas são ricas em pluralidade. Utilizar o aprendizado da Universidade para a vida cotidiana me trouxe fomento para este trabalho de forma que,contemplasse as áreas de conhecimento propostas pelo Cursode Economia Doméstica: Arte, Habitação e Vestuário;Alimentos, Nutrição e Saúde; Desenvolvimento Humano.
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